domingo, 15 de julho de 2012

Um jeito novo de fazer política em Jandaíra e entrevista com Marcos Martins


 Postagem do Grupo em Jandaíra vote 22, marca da campanha.

A utilização da internet como veículo de campanha publicitária ganhou força nos últimos anos, mas nunca a força de uma rede social esteve tão evidente quanto no inicio da atual disputa municipal.

Em Jandaíra, surgiu um grupo, administrado pelo professor Marcos Martins, que vem mudando o jeito de fazer campanha política na cidade. As postagens do grupo, Em Jandaíra Vote 22, ganharam a rede e se estenderam pelas ruas com uma força tão consistente que dia após dia atrai um número cada vez maior dos chamados faceamigos.

O grupo surgiu com poucos adeptos, mas logo se espalhou pela rede e hoje (Domingo 15) já tem 163 membros, um número considerado alto por se tratar de um município pequeno, onde a maioria da população ainda não tem acesso à internet. 

As postagens tem cunho político partidário. São sempre mensagens de apoio a chapa Beto Roque para prefeito e Marcone para vice-prefeito. Os membros utilizam peças de propaganda com o número 22 e mensagens de incentivo, mas não é isso que chama mais a atenção. 

Foi-se o tempo em que o voto era escondido.


Em cidade pequena, como Jandaíra, praticamente todo mundo se conhece. No convívio social, todos sabem quem é quem e na política não é diferente, por isso, uma prática se tornou comum: o voto por debaixo do pano. 

A prática consistia em permanecer com os candidatos da situação o quanto pudesse e nas vésperas da eleição mudar de lado ou até mesmo fingir que votou no candidato, como uma forma de garantir algum benefício da prefeitura. 

O trabalho do Grupo em Jandaíra Vote 22 também está mudando essa prática. Muitos estão usando o grupo para se declarar, mesmo sendo em favor de uma chapa de oposição e correndo o risco de perder o benefício. Para o grande público, o fato pode até não ser a invenção da roda, mas para o cidadão jandairense significa a coisa mais importante que um homem pode ter na vida: a liberdade.


Entrevista


 Marcos Martins, administrador do grupo, e esposa, Neide Martins


Wendell Câmara. Professor, como surgiu a ideia de criar o grupo?

Marcos Martins: Olha Wendell a ideia do grupo surgiu porque participo de dois outros grupos com os quais interajo diariamente. Um é da CBN-RN Convenção Batista Nacional, órgão da a Igreja Batista Nacional, em Jandaíra, da qual sou membro. Outro é um grupo do Conselho Escolar que passei a participar desde junho do ano passado, quando comecei a fazer um Curso de Capacitação para Conselheiros Escolares, visto que na Escola Municipal Maria Madalena da Silva, onde trabalho, em Baixa do Meio, sou o representante titular do segmento dos professores da escola.

WC: Qual a função desses espaços virtuais?

MM: para mim são fóruns de discussão de ideias e divulgação de agendas e outras ações restritas destes órgãos com os quais necessito está em constante contato. A partir deles, me veio o desejo de criar o Grupo Em Jandaíra Voto 22! Agora é nós!!! Então, perguntei a Beto se poderia cria-lo e ele disse que podia ficar a vontade, pois como eleitor, tenho o direito de declarar livremente em quem vou votar.

WC: Como foi o início?

MM: Criei o grupo e convidei, a principio entre meus amigos particulares da minha lista do face, somente aqueles que sei que votam em Beto assim como eu, e eles passaram a convidar os seus amigos.

WC: Como as pessoas podem fazer para entrar no grupo?

MM: Alguém do grupo faz o convite e eu, como administrador do grupo, confirmo o convite .As pessoas convidadas é quem efetuam sua participação de fato no grupo quando realizam a primeira ação na página do grupo, seja curtindo ou comentando alguma postagem ou fazendo sua própria postagem.
 .
WC: Como você está vendo a participação das pessoas já que, no grupo, elas se declaram de fato?

MM: Vejo a participação das pessoas no grupo como algo muito proveitoso para o fortalecimento do desejo de votar 22, e o bom é que como optamos por um grupo fechado, os demais feceanos veem apenas quem participa do grupo, porém não veem as postagens, o que é legal, pois ali naquele ambiente podemos brincar e fazer comentários a vontade, sem que ninguém que pensa o contrário venha fazer alguma crítica e assim o clima de harmonia que deve prevalecer no face durante as eleições seja preservado. 

WC: Qual a importância do grupo Em Jandaíra Vote 22 para a campanha?

MM: O grupo, na minha opinião, tem sido um sucesso e um diferencial nesta campanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário