quarta-feira, 18 de julho de 2012

JN na capital, um resumo dos fatos que foram destaque nos jornais de Natal


O Jornal de Hoje

 

Saúde na gestão da médica-governadora Rosalba é desaprovada por 90% de Natal

Qual a diferença entre a aprovação da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, para a prefeita Micarla de Sousa, do PV? Para o natalense, no que diz respeito à Saúde Pública, nada. Afinal, segundo a nova pesquisa da Consult, realizada em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN), a atuação da médica-governadora tem, exatamente, o mesmo índice de desaprovação da prefeita: mais de 90%.

Os números foram divulgados na manhã desta quarta-feira, na sede do Sinduscon, e mostrou que a atuação da gestora estadual é muito mais criticada do que o governo dela em si. Se, conforme demonstrou a última pesquisa da Consult, divulgada em junho, a administração Rosalba Ciarlini tinha uma desaprovação de 75%, quando o natalense é colocado para avaliar, não o governo, mas sim a atuação dela em áreas diferentes da administração pública, a desaprovação só aumenta.

Na segurança pública, por exemplo, a atuação de Rosalba Ciarlini é desaprovada por 84,3% dos natalenses. Na educação, a desaprovação chegou aos 80%. “Isso pode ser consequência dos problemas que vivemos há bem pouco tempo, com a segunda greve da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)”, avaliou o diretor-presidente da Consult, Paulo de Tarso.

No que diz respeito as “ações de desenvolvimento para o Estado”, os números de avaliação dos natalenses ( 72% desaprovam a atuação da governadora nesse quesito) também mereceram comentário do diretor da Consult. “Isso mostra que talvez o Governo precise melhorar sua área de publicidade, porque a população não está acreditando nas ações”.

Além disso, no último quesito avaliado pelos natalenses na pesquisa, o “combate a corrupção”, a atuação de Rosalba é novamente “posta em xeque”. Afinal, apesar de falar, nos vários pronunciamentos oficiais que fez ao longo dos 18 meses de gestão que, neste mandato, não há casos de corrupção como as operações Higia e Ouro Negro, por exemplo, a governadora é desaprovada por 79% nas ações de “combate a corrupção”.

É importante ressaltar que, apesar dos quesitos pesquisados pela Consult aparecerem apenas os aspectos negativos e dificuldades que toda administração pública precisa enfrentar, quando se passa para a avaliação da atuação da presidente da República, Dilma Rousseff, do PT, a situação é bem diferente. Na segurança pública, por exemplo, a ação da presidente é desaprovada por um número bem menor: 44%. Na saúde pública, a desaprovação é de 56%; na educação por 44%; nas ações de desenvolvimento do governo, por apenas 29%; e no combate a corrupção por 38,7%.

“Essa pesquisa ajudou a desmistificar, um pouco, a administração Dilma Rousseff, que é bem avaliada por muitos, mas quando se toca em certos aspectos, as consideradas ‘feridas’ da população, essa aprovação cai e a desaprovação aumenta”, avaliou Paulo de Tarso.

 

Empresários recorrem à Justiça para garantir reajuste da tarifa de ônibus

 


Mesmo em meio ao processo de licitação do transporte público de Natal, os empresários do transporte público entraram, pela terceira vez este ano, na Justiça solicitando o reajuste na tarifa de ônibus. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn) solicitou às empresas a elaboração das planilhas de custos atuais e a avaliação do impacto causado pelo aumento no óleo diesel e reajuste no salário dos funcionários. Todavia, a Secretaria de Mobilidade Urbana descarta a possibilidade de reajuste na tarifa antes que seja finalizado o processo de licitação do transporte público em Natal, previsto para outubro ou novembro.

Nas outras duas vezes, a Justiça indeferiu o pedido dos empresários em reajustar a tarifa. Diante do novo pedido, na Justiça, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Geraldo Antônio da Mota, determinou a intimação do município de Natal para que se manifeste, em cinco dias, sobre novo pedido de reajuste feito pelas empresas representadas pelo Seturn. A decisão do magistrado foi publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira (16).

 

Carlos Eduardo confirma liderança com 57% mas metade do eleitorado não tem candidato

Ataques à imprensa e aos vereadores, notificação na Justiça Eleitoral, condenação na Câmara Municipal de Natal, nome divulgado na lista de fichas sujas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), pedido de impugnação da candidatura pela coligação adversária. Nada do que foi feito durante essa pré-campanha parece abalar a confiança do eleitor no nome de Carlos Eduardo Alves, do PDT. Na última pesquisa divulgada pela Consult, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o ex-prefeito continua líder, com 57% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Contudo, pelo menos na avaliação do diretor da Consult, a eleição ainda não está definida – faltando pouco mais de três meses para o pleito.

“Se a eleição fosse em julho, diria que está decidida, mas não é. Os candidatos têm possibilidade de reverter a situação”, avaliou Paulo de Tarso, se referindo principalmente ao fato de muitos ainda “não saberem em quem votar” (quase 50% na pesquisa não estimulada) e o que poderá ser feito durante o período de propaganda eleitoral – e horário político na televisão e no rádio.

Na pesquisa não estimulada, o “vencedor” continua sendo “não sabe”, com 44,4%. Somada aos que não votam em nenhum dos candidatos, que é 9,9%, esse número chegaria a quase 55% dos pesquisados. “Não é que eles não tenham nenhum candidato, mas estão em dúvida e ainda podem mudar de acordo com a campanha e as ações de marketing e de conduta que podem ser usados pelos candidatos”, avaliou Paulo de Tarso.

Ainda na espontânea, Carlos Eduardo tem 34% dos votos, dez vezes mais que a segunda colocada, que é a vice da chapa encabeçada por ele: a ex-governadora e ex-prefeita Wilma de Faria, com 3,2%. O candidato do PMDB, Hermano Morais, aparece logo em seguida, com 2,5%, e a frente do nome do PSDB, Rogério Marinho. Fernando Mineiro, do PT, é o seguinte, com 1,4%. Fátima Bezerra, parceira petista de Mineiro e que não será candidata, tem 0,8%.


Tribuna do Norte


Novo tremor de terra é registrado na região da Barragem do Açu


Nesta terça-feira, moradores da localidade de Mutamba, que fica localizada no município de Jucurutu, próximo a Barragem do Açu, ligaram para o técnico Eduardo Menezes informando que haviam escutado um estrondo e sentido um tremor por volta das 19h30. A análise foi realizada com o dado obtido da estação de Riachuelo, que registrou o tremor, às 22h32 e teve magnitude calculada em 1.7.

Na semana passada, o LabSis/UFRN, dentro do projeto do INCT de Estudos Tectônicos, com estações do Pool de equipamentos Geofísicos, instalou uma rede de estações sismográficas na região da barragem do Açu.

* Fonte: Blog Sismos do Nordeste

Camionete capota após colidir com carro de jornal

 


Um acidente envolvendo um carro da reportagem do Diário de Natal e uma Pajero aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (18), às proximidades do quartel do comando-geral da Polícia Militar do RN, no Tirol.

As primeiras informações dão conta de que o Gol branco do Diário de Natal, placas MYY-6126, chocou-se com uma Pajero vinho, de placas MZG-6006, que acabou capotando. O motorista Jair e o repórter fotográfico Fábio Cortez, do Diário, ainda estão dentro do automóvel, aguardando a chegada do Samu.

 

Alison não deve permanecer no ABC

Posso até estar enganado, porém, dificilmente o zagueiro, Alison, continuará jogando pelo ABC.
A direção alvinegra tem todo o direito do mundo de negar, agora, a informação que tenho é que o jogador quer deixar o clube.

Na realidade o zagueiro já vem demonstrando a algum tempo (principalmente quando o ABC mais precisa) que não quer continuar no clube.

O zagueiro tem recebido propostas para mudar de série. Para mudar de cidade. Se eu sou presidente do ABC, chamaria o jogador para um acordo e o liberaria, pois o negócio só é bom quando é bom para os dois. Ninguém é obrigado a permanecer onde não quer. Então, não se surpreendam se isso ocorrer nas próximas horas ou nos próximos dias!
Pedro Neto

Diretoria americana confirma contratação de volante

O diretor executivo de futebol do América, Leandro Sena, confirmou a contratação do volante Diogo Kachuba, de 22 anos. O jogador estava no Criciúma e chega ao América para reforçar o setor de meio campo. O jogador se apresenta ao América na tarde desta quinta-feira (18), juntamente com o zagueiro Rodrigão e o meia Netinho.

Com características de um jogador ofensivo, Diogo Kachuba é um volante vigoroso, que arma e sai para o jogo, mas que não vinha sendo utilizado pelo técnico Paulo Comelli no Criciúma.

Diário de Natal

PF incinera uma tonelada de drogas

 

 APolícia Federal realizou na manhã de ontem uma das maiores incinerações de substâncias entorpecentes apreendidas no Rio Grande do Norte. A Justiça autorizou a incineração de mais de uma tonelada de drogas, apreendidas entre 2010 e 2012, em um alto-forno de uma empresa de tratamento de resíduos, situada no Distrito Industrial de São Gonçalo do Amarante, região da Grande Natal. Foram destruídos 953 quilos de maconha, 144 quilos de cocaína e seis quilos de ecstasy, além de uma pequena quantidade de crack e haxixe. O material foi apreendido em Natal, Parnamirim, São José do Mipibu, Extremoz, Nísia Floresta e Caicó.

Anatel irá suspender venda de chips da Oi, Claro e Tim em todo o Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje (18) que a partir de segunda-feira (20) estará suspensa a comercialização de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM, cinco estados para a Oi e três para a Claro.

A liberação da venda está condicionada à apresentação de um plano de investimentos em até 30 dias para a Anatel, que deve tratar principalmente da qualidade da rede, completamento de chamada e diminuição de interrupção de serviços.

Bancos não podem negar abertura de contas aos candidatos e comitês

No Rio Grande do Norte, o Ministério Público (MP) Eleitoral recomendou às instituições bancárias Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco que não se abstenham de abrir contas para os candidatos ou comitês financeiros dos municípios que compõem a 6ª Zona Eleitoral (Ceará-Mirim, Pureza, Rio do Fogo, Extremoz e Maxaranguape), regularmente escolhidos em convenções partidárias.

A iniciativa quer garantir que não sejam criados obstáculos indevidos ao regular andamento das Eleições Municipais de 2012. Esse tipo de problema foi relatado ao Cartório Eleitoral por várias Coligações e Candidatos da região. Um exemplo é a marcação da abertura da conta em data posterior à determinada pela legislação eleitoral. Em outros casos, a abertura das contas foi recusada.

 

Consumo de bebidas alcoólicas pode afetar metabolismo do tecido ósseo

Uma pesquisa mineira divulgada na revista científica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) mostra que o consumo de bebida alcoólica, mesmo em pequena quantidade, provoca fragilidade nos ossos, o tecido mais resistente do corpo humano.

De acordo com o estudo realizado por alunos de enfermagem da Universidade de Alfenas (Unifenas), em Minas Gerais, um indivíduo alcoólatra tem de 60% a 70% de chances a mais de quebrar um osso do que uma pessoa que não bebe. O trabalho também demonstra que, depois de uma cirurgia ortopédica ou de implante dentário, o hábito de ingerir bebidas alcoólicas prejudica a recuperação, tornando-a muito mais lenta. E nunca perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário