sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nos deram espelhos e vimos um mundo doente


O título inicia com uma licença poética utilizada por Renato Russo em uma das suas canções. Parece que os gênios da música também têm o dom de ver o futuro. 

Escrever a matéria sobre uma obra inacabada de uma creche, em um dos municípios mais pobres de um dos estados mais pobres do país, me fez imaginar que a internet é o espelho de um mundo agonizante.

Quando Renato escreveu a canção, a internet era apenas um meio de comunicação de uso restrito dos militares Norte Americanos. Ele não poderia imaginar que o espelho da malvada madrasta sociedade capitalista iria surgir, se espalhar pelo mundo afora e se tornar, entre outras coisas, o espelho para enxergar um mundo perverso em que os mais fortes são os que sabem mentir.

-Uma pergunta, senhor redator! Se os mais fortes são os que sabem mentir, os mais fracos são os que sabem falar a verdade? 

-Não! Isso não é uma figura de linguagem. Os mais fracos são os que sabem sofrer. 

Os mais fracos são aqueles que não se incomodam em jogar fora, uma educação de qualidade, um futuro mais decente, um atendimento social e de saúde atencioso e eficiente, por alguns momentos de satisfação com dinheiro no bolso.

A sensação de ficar por algum tempo com a prata, de satisfazer um desejo momentâneo, de realizar uma fantasia ou de conseguir algo que lhe custaria apenas alguns dias de trabalho, para muitos, é melhor que a dignidade da pessoa humana.

Os que sabem sofrer, meus senhores, são aqueles que, se achando muito espertos, aproveitam o período eleitoral, recebem, cumprem e fingem acreditar nos mentirosos porque preferem a ilusão de que assim será melhor. 

Comparando o trabalho realizado em Acari com o que foi feito com a creche de Jandaíra, dá para acreditar que foi melhor assim? Valeu a pena trocar uma creche modelo, onde 240 crianças teriam os primeiros anos educativos com a qualidade disponibilizada pelo Ministério da Educação, por algumas patacas na semana da eleição? 

Senhor leitor, talvez você não mereça ouvir esses questionamentos e assim eu espero, mas me perdoe. Você sabe que muitos merecem. 

A notícia de que alguém tirou o direito de 240 crianças carentes a uma educação de qualidade, deixa qualquer um indignado.

Ao contrario do que muitos pensam dos jornalistas, escrever notícia ruim não é nada bom. Queria eu, escrever apenas notícias boas. Queria eu, estar dizendo aqui, que 240 crianças de Jandaíra aprenderam a ler com seis anos de idade nessa creche, mas na realidade essas crianças vão sentir, para o resto da vida, as consequências do crime do qual elas foram vítimas.

Perder alguns anos de educação, logo nos primeiros anos de vida, é uma imagem que vai ficar marcada para sempre no reflexo de um espelho onde vemos um mundo doente.



Wendell Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário