terça-feira, 31 de julho de 2012

Críticas de blogueiro a educação municipal causam polêmica em Jandaíra.

No início da tarde desta terça feira (31), recebi uma ligação de Edson Dias, apresentador do Programa o Povo no Rádio da FM Cidade do Mel. O colega queria fazer uma entrevista para falar sobre política local e estadual, administração, esportes e demais assuntos pertinentes ao seu público.

A entrevista foi feita por telefone e não foi possível ser concluída em função de ruídos na comunicação, mas algumas afirmações provocaram repercussão na cidade. 

Após a entrevista, recebi ligações de amigos dando conta da revolta de alguns membros da atual administração pelas afirmações concedidas. Se os gestores não gostaram de uma simples crítica, imaginem a sociedade jandaírense quando recebeu a informação de que, de acordo com os dados do Ministério da Educação, a rede municipal de educação de Jandaíra é, de fato, uma das piores do país.

As declarações foram feitas com base nas avaliações do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O IDEB é um instrumento avaliativo do Governo Federal que analisa a evolução da rede estadual e municipal de educação.

As avaliações são feitas a cada dois anos e foram iniciadas no ano de 2007. De posse dos dados, a imprensa sempre monta um ranking para comparar os estados e municípios. Na última avaliação divulgada, feita no ano de 2009, o Estado do Rio Grande do Norte ficou entre os piores, foi o segundo pior estado do Brasil.

O município de Jandaíra, comparado aos outros municípios do Estado, também ficou entre os piores. Na avaliação das oitavas séries e nono ano, Jandaíra tirou uma nota vergonhosa de 1.7. O resultado foi pior que o de 2007 quando a nota foi de 2.9.

Na avaliação das quartas e quintas séries, a rede municipal ficou com nota 3.0, em 2009 e também piorou o desempenho em relação ao ano de 2007, quando tirou nota 3.4. 

Colocando os dados em um gráfico, nota-se que a curva da avaliação do desempenho da rede municipal de educação de Jandaíra apresenta um sentido descendente. Fato que comprova que, ano após ano, a educação de Jandaíra vem piorando.

As estatísticas estão publicadas no site do INEP para quem quiser analisar. Basta colocar no google a expressão “resultados do ideb” que vai aparecer a primeira opção: ideb-inep, resultados e projeções. Faça opção por municípal, escolha o estado, o município e siga o caminho para conferir.

Durante a entrevista, afirmei que a educação municipal em Jandaíra consegue ser pior do que a educação dos municípios do Estado do Amazonas, que uma enorme dificuldade de acesso, onde em alguns casos é preciso utilizar aviões e barcos como meio de transporte.

Hora! Se o RN é um dos piores do país, e Jandaíra é um dos piores do RN, logo Jandaíra é um dos piores do país.  
   



Um comentário:

  1. VALEU AMIGO QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA,QUE SEJA SEMPRE ASSIM.
    FMCIDADEDOMELBLOGSPOT.COM
    EDSON DIAS

    ResponderExcluir