domingo, 22 de julho de 2012

JN na capital, um resumo dos fatos que foram destaque nos jornais de Natal


Diário de Natal


Quem são elas?

Com a proximidade das eleições municipais cresce a curiosidade em torno da vida dos seis candidatos, cujos nomes se apresentam para análise popular. A maioria já ocupou cargo eletivo e, basicamente, são conhecidos de boa parte da população.

Mas quem são as mulheres ao lado dos postulantes ao Palácio Potengi? Estão preparadas para o posto de primeira-dama?

O que elas pensam, fazem, de que modo influenciam na vida e nas decisões políticas de seus maridos?

O Diário de Natal conversou com cada uma das companheiras dos políticos e traçou seus perfis. O objetivo é apresentá-las ao eleitor para que ele também possa analisar sua postura, vivência e preparação, e levar as informações em consideração na hora de sua escolha. Elas conhecem o homem além da vida pública. É necessário ressaltar que apenas o candidato Roberto Lopes (PCB) não é casado e que a disposição das entrevistas abaixo segue a posição de seus maridos nas últimas pesquisas de intenção de voto.

Entrevista no DN online


Rogério Marinho: "Padrinhos políticos não definem eleições"

 

Candidato a prefeito de Natal pelo PSDB, o deputado federal Rogério Marinho diz que "as soluções para os problemas de Natal estão na prateleira". O tucano se coloca como o único dos candidatos que estudou para ser prefeito da cidade. Segundo ele, o mais comum são pessoas que só se preocupam como vão governar após ganhar as eleições. Apesar de ser o candidato apoiado pelo governo Rosalba Ciarlini (DEM), Rogério não faz questão de colocar a governadora e o senador José Agripino (DEM) na linha de frente da sua campanha. Ele disse, nesta entrevista a'O Poti/Diário de Natal, que os "padrinhos políticos" não definem eleições. Por isso, não se mostrou preocupado com o alto índice de rejeição de Rosalba, que está no seu palanque. Sobre a possibilidade de o fato de ter apoiado a eleição da prefeita Micarla de Sousa (PV) em 2008 poder prejudicá-lo, Marinho lembrou que os apoiadores da prefeita se dividiram entre o seu palanque, o de Hermano Morais (PMDB) e o do ex-prefeito  Carlos Eduardo Alves (PDT).

Confira a entrevista no DN online


Acusado de roubo em fazenda e envenenamento de animais é preso no RN

 

Um jovem identificado como Janduire de Lima Barbosa, 27 anos, foi preso no final da tarde desse sábado(21), pela quarta equipe de plantão da 1ª Delegacia de Polícia do Alto de São Manoel, em Mossoró. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva, expedido pela juíza Kátia Cristina Guedes Dias, da comarca de Apodi, por roubo e violência doméstica.

Entre os crimes, pesam os de roubo de vários equipamentos de animais de uma fazenda, na zona rural da cidade de Apodi, de ter espancado familiares, e ainda é suspeito de colocado veneno na comida dos animais da fazenda.

Quando soube do mandado de prisão, o acusado fugiu para Mossoró, mas foi localizado no centro comercial do Abolição II. Janduire foi conduzido para o Centro de Detenção Provisório do Alto de São Manoel e deverá ser conduzido para a cidade de Apodi.


Agentes penitenciários encontram túnel em Alcaçuz e evitam nova fuga

Agentes penitenciários do presídio estadual de Alcaçuz, localizado em Nísia Floresta, evitaram uma nova fuga em massa, no fim da tarde desse sábado (21). Na ocasião, um túnel foi encontrado no Pavilhão 1, nas mediações da quadra até o muro. Dentro do local de escavações, foram encontradas duas "Terezas” (pedaços de lençóis para formação de corda).

Segundo o capitão Alberto, da Companhia Independente de Policiamento de Guarda, os agentes perceberam uma movimentação suspeita durante um rápido apagão na penitenciária e se depararam com o túnel. Nenhum detento conseguiu escapar.

Tribuna do Norte


Conveniência aproxima PT, DEM e PSD nos municípios

 Gaudêncio Torquato vê incongruência das legendas partidárias

Conveniências locais em dezenas de municípios do RN têm unido, na eleição deste ano, partidos que ficam, tradicionalmente, em polos opostos por motivos ideológicos ou por causa de disputas no Congresso Nacional. Há chapas, no Estado, formadas por coligações que integram partidos que, nacionalmente são adversários ferrenhos, como PT e DEM; PT e PSDB; DEM e PSD.

Um levantamento - feito pelo setor de Tecnologia da Informação da TRIBUNA DO NORTE a partir de cruzamento dos números disponibilizados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - revelou uma tendência de coligações com cores e tendências diversas, independente de afinidades motivadas por ideologias ou programas.

O PT e o DEM estão na mesma coligação em 23 municípios do Rio Grande do Norte. As duas legendas estão lados opostos, considerando as origens histórias e a tendência ideológicas de seus dirigentes nacionais e estaduais. O PT tem origem em organizações de esquerda e sindicais. O DEM é o antigo PFL, partido fundado a partir de uma dissidência do PSD, que deu sustentação aos governo do período do regime militar. Hoje, os líderes do DEM afirmam que o partido é de centro.

Relatório do CREA aponta problemas na Ponte de Igapó

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) vai entregar ao Ministério Público do Estado (MP/RN), nos próximos dias, um relatório com anotações a respeito da atual situação da Ponte de Igapó. O aparelho público gera preocupação na população devido às ferragens aparentes, desgaste do concreto e ferrugem presente em todos os pilares de sustentação. Construída há mais de 40 anos, a ponte, segundo o Crea/RN, nunca passou por obras de reparo e conservação. De acordo com os engenheiros, não há risco iminente de desabamento. No entanto, é necessário tomar providências agora para evitar consequências mais graves.

Por se tratar de uma via federal, o órgão responsável pela manutenção e conservação da ponte é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit). Em abril passado, Dnit/RN e Crea/RN firmaram um acordo para realização de uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em 24 pontes localizadas em rodovias federais que cruzam o Estado. O relatório dessa FPI está em fase de conclusão. Paralelo a esse trabalho, foi feita uma vistoria mais detalhada na Ponte de Igapó a pedido do MP/RN. "Vistoriamos 24 pontes nas rodovias federais em diversos municípios. Elaboramos uma espécie de 'check-list' para cada ponte e identificamos a situação de cada uma delas. Aquelas que apareceram algum problemas, colocamos no relatório", explicou o engenheiro civil e responsável pela Ouvidoria do Crea-RN, Eunélio Silva.


ABC vence Bragantino fora de casa e sai da zona de rebaixamento


Derrubando o histórico tabu de nunca ter vencido em Bragança Paulista, o ABC visitou o estádio Nabi Abi Chedid e conseguiu uma vitória por 2 a 1 para cima do Bragantino. Com gol de pênalti marcado por Adriano, aos 33 minutos do segundo tempo, o clube potiguar atingiu 13 pontos e deixou a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série B.

O próprio ABC abriu o marcador mesmo jogando fora de casa com gol de Éderson, aos sete minutos do segundo tempo. No lance seguinte, Fernando Gabriel igualou após jogada individual de Malaquias. No entanto, a partida só foi resolvida aos 33 da etapa complementar, quando Walter colocou a mão na bola dentro da área e Adriano marcou de pênalti o gol da vitória abecedista.



O sonho do Dragão

 

O que antes era só um sonho para os torcedores do América, está se tornando realidade. Há pouco mais de seis meses, alguns hectares do centro de treinamento alvirrubro eram apenas vegetação e mato. Mas, de uns tempos para cá, a paisagem verde deu lugar aos tratores, caminhões e a trabalhadores que preparam o terreno que fica por trás dos alojamentos das categorias de base, para, em breve, começar a receber as primeiras fundações da futura Arena do América, antes, chamada carinhosamente pela torcida, de Arena do Dragão, fazendo alusão ao mascote do time. A princípio, a inauguração do futuro estádio americano está marcada para acontecer apenas em agosto de 2013. Mas, a expectativa dos dirigentes, conselheiros, torcedores e do próprio diretor de obras rubro, Francisco Sobrinho é de que, em abril do próximo ano, o time já possa atuar em seus domínios, durante o campeonato estadual.

 

O Jornal de Hoje

Mulher desaparecida há 4 meses pode ter sido enterrada viva por traficantes


Uma mulher de 22 anos, que está desaparecida desde o mês de março, pode ter sido enterrada viva por traficantes por causa de dívidas de drogas. Gilmara Dos Prazeres morava na rua João Rodrigues, no bairro do Igapó, zona Norte de Natal. De acordo com a mãe da vítima, Jucileide Dos Prazeres, a jovem é viciada em drogas desde os 15 anos e nos últimos meses tinha fugido de casa para morar com viciados em uma localidade conhecida como cracolândia, também no Igapó.

Ainda segundo Jucileide, Gilmara que era mais conhecida como tiazinha, passou a usar drogas após um relacionamento com um outro viciado. A jovem começou consumindo maconha e logo depois passou par ao crack. “Ela era uma menina feliz, estudava, tinha boas amizades e de uma hora para outra vi a minha filha se transformar em um monstro. Eu sabia que logo algo iria acontecer”, disse.


Obra em Ponta Negra está orçada em mais de R$ 4 mi


A dois dias do prazo limite para a Prefeitura de Natal entregar o relatório que comprova o estado de calamidade pública do calçadão de Ponta Negra ao Ministério da Integração Nacional, e viabilizar a liberação dos recursos federais para as obras emergenciais, a Defesa Civil Municipal conseguiu concluiu o relatório neste sábado (21). O documento aponta que serão necessários R$ 4.000.053,00 para reconstrução de todo o calçadão destruído e reparo dos trechos danificados. A Secretaria Nacional da Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional, tem um prazo de 30 dias para reconhecer o estado de calamidade.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Carlos Paiva, disse que o relatório preliminar com avaliação de danos é um diagnóstico da destruição do calçadão de Ponta Negra e traz informação das Secretarias de Serviços Urbanos, Obras Públicas e Infraestrutura, Meio Ambiente e Urbanismo, Urbana e da Companhia de Águas e Esgotos de Natal (Caern).


Jornal do Brasil

UFC 149 teve um potiguar no octógono. Renan Barão é o mais novo campeão do peso galo.

“Sob vaias, Barão vence Faber no UFC 149 e fica com cinturão” 


Por decisão unânime, e sob vaias da torcida, que ficou insatisfeita com a luta, o brasileiro Renan Barão, de 25 anos, venceu o americano Urijah Faber, 33, no evento principal do UFC 149, na madrugada deste domingo, no Canadá. 

Com 20 mil pessoas na arquibancada, o brasileiro conquistou o cinturão interino do peso galo do UFC, mais um para se juntar a outros três cinturões que pertencem ao Brasil, com José Aldo no peso pena, Anderson Silva no peso médio e Junior Cigano no pesado.

O americano começou mais agressivo na luta, partindo pra cima do brasileiro com sequencias de socos. Renan Barão se defendia bem e acertava chutes em Urijah Faber. Faltando dois minutos para o fim do primeiro round o brasileiro acertou dois chutes altos seguidos no rosto do adversário que sentiu os golpes. O americano respondeu com um soco direto no rosto de Renan Barão.

No segundo round, o brasileiro, natural de Natal-RN, manteve a postura ofensiva. Sempre com chutes altos no rosto, o brasileiro assustava o americano. No fim da etapa ele ainda encaixou uma boa sequencia de socos no adversário.

No início da terceira etapa, Urijah Faber tentou recuperar a postura agressiva do início da luta, mas logo sentiu uma joelhada desferida por Renan Barão. O brasileiro se defendia bem dos chutes do americano e encaixou mais uma sequência com um soco no rosto e uma joelhada aérea.

O quarto round foi bastante equilibrado com os dois lutadores atacando bastante e encaixando bons golpes, destaque para o soco desferido por Barão no abdômen de Faber, que sentiu.

Na última etapa os atletas partiram para o ataque e o brasileiro quase conseguiu o nocaute faltando pouco menos de dois minutos para fim do round. Os dois deferiram bons golpes mas o nocaute não saiu e Renan Barão comemorou ao fim da luta e pediu desculpas a torcida por "não satisfazer a todos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário