quarta-feira, 25 de julho de 2012

JN na capital, um resumo dos fatos que foram destaque nos jornais de Natal.


Tribuna do Norte


Mulher é baleada durante sequestro relâmpago


Uma mulher ainda não identificada foi baleada na perna durante um sequestro relâmpago que ocorreu em Parnamirim e terminou em uma comunidade rural de São José de Mipibu, na manhã desta quarta-feira (25). A Polícia está em busca da quadrilha e a mulher foi levada para o hospital com o helicóptero Potiguar 1, que começou hoje a ser utilizado como UTI aérea.

A polícia ainda não forneceu detalhes sobre o caso, mas o que se sabe é que a vítima é comerciante e foi abordada por criminosos no centro de Parnamirim e, depois de ser baleada, foi deixada em uma comunidade rural de São José de Mipibu. A mulher conseguiu caminhar até uma via e foi localizada por populares, que acionaram a polícia.

O Potiguar 1, que estava sobrevoando a área em busca da vítima, fez o transporte da vítima até o hospital Walfredo Gurgel. Foi a primeira vez que o helicóptero foi utilizado como UTI móvel no estado.

Estado de calamidade em Ponta Negra é reconhecido pelo governo federal


Uma portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (25) reconheceu o estado de calamidade pública em Natal, decretado pela prefeita Micarla de Sousa no dia 13 deste mês. O Governo federal reconheceu o problema causado pela "erosão marinha".

Na segunda-feira (23), a prefeita entregou, em Brasília, relatório produzido pela Defesa Civil sobre a situação de Ponta Negra, que sofreu danos materiais, humanos e ambientais devido à erosão marítima. Com o relatório em mãos, solicitou a liberação de R$ 4 milhões para as obras.

Ação policial liberta jovem sequestrado há 37 dias

Popó Porcino

 José Orlando Evangelista, Bruna de Pinho Landim e Palo Victor Lopes Monteiro

A casa em Parnamirim que também era usada como cativeiro fica no distrito de Japecanga.


 

Após uma ação de  45 minutos das policias Civil e Militar chegou ao  fim o mais longo sequestro da crônica policial potiguar. No início da tarde de ontem (23), após 37 dias de cativeiro, o estudante Porcino Fernandes da Costa Segundo, Popó Porcino, foi resgatado em uma casa localizada na praia de Pitangui, litoral Norte. No confronto, um dos sequestradores foi morto, outro ferido e três, entre eles uma mulher, foram presos.

O sequestrador morto foi identificado inicialmente como José Erisvan, mais conhecido como Cabeça. Anderson de Souza Nascimento ficou ferido, foi levado para o Hospital Santa Catarina e passa bem, segundo informações apuradas até o fechamento desta edição. No local do cativeiro foram presos Paulo Victor Lopes Monteiro (25), que é filho de um coronel aposentado da Polícia Militar do Ceará, a namorada dele, Bruna de Pinho Landim (22). Em uma  ação no Conjunto Pitimbu, a polícia prendeu José orlando Evangelista da Silva (42). De acordo com informações da polícia todos os sequestradores são naturais do Ceará.

Cerca de 40 homens participaram da operação de resgate que teve início às 10h30, momento em que chegaram ao local do cativeiro. Os policiais ficaram alguns minutos analisando  a melhor estratégia para  resgatar a vítima. A invasão da casa aconteceu por voltas das 11h da manhã da terça-feira.


Advogado de Jefferson mira Lula

 Marco Aurélio, sobre declarações de Eliana Calmon: Quem é ela para dizer que seremos julgados? O STF não é passível de pressões.

Rio (AE) - Responsável pela defesa do ex-deputado Roberto Jefferson, autor da denúncia do mensalão e um dos 38 réus do processo, o advogado Luiz Barbosa disse ontem que seu cliente "exagerou" ao inocentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Barbosa vai sustentar tese contrária no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF): dirá que Lula "ordenou" o mensalão. "O Supremo considerou plausível para iniciar o processo que três ministros - José Dirceu, Anderson Adauto e Luiz Gushiken - estariam pagando deputados federais para votarem projetos de lei de iniciativa do presidente da República. Eles (ministros) foram os auxiliares e ele (Lula) ordenou, sim, que se fizesse aquilo que diz a acusação. Se ele não tivesse ordenado, seria um pateta. É claro que os ministros não mandavam mais do que ele (Lula)", sustenta o advogado.
Elza Fiúza/Abr


América perde a zaga titular para confronto com o Barueri



O técnico Roberto Fernandes terá problemas na defesa no próximo confronto do América, que será na terça-feira (31), contra o Barueri. Os dois zagueiros titulares do clube, Edson Rocha e Cléber, receberam o terceiro cartão amarelo na derrota para o Joinville, ontem (24), e estão suspenso para a próxima partida. Com isso, o América deverá ter a estreia de Rodrigão.

Titular durante a série C de 2011, Rodrigão retornou recentemente ao América e já foi relacionado pelo técnico Roberto Fernandes. Porém, o jogador ainda não fez a reestreia. Com a saída de Jorge Felipe, a responsabilidade de formar a zaga titular do América ficará a cargo também do jovem Zé Antônio, que fará dupla com Rodrigão.

O América fará a reapresentação na manhã de sexta-feira (27), quando retomará a preparação para a rodada de terça-feira (31), onde buscará a recuperação e o retorno ao G-4.
Estreia

Além de Rodrigão, quem também deve fazer a estreia pelo América é o meia Netinho. O jogador foi contratado para surprir a carência no setor de criação do clube após a saída de Júnior Xuxa e já está treinando. No fim de semana é possível que Netinho faça o primeiro treinamento já na equipe titular do América.


Diário de Natal


TRE empossa amanhã juiz denunciado por improbidade

 


Novo juiz eleitoral foi nomeado pela presidenta Dilma Rousseff. Foto: acaridomeuamor.nafoto.net/DN/D.A Press


Mesmo denunciado pelo ministério Público Federal por improbidade administrativa, o advogado Verlano de Queiroz Medeiros assumirá amanhã, em sessão solene, o cargo de juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal no início deste mês, na 4ª Vara Federal, que tem como titular o juiz Janilson Bezerra de Siqueira.

Além do novo juiz eleitoral, também foram denunciados a prefeita do município de Sítio Novo, Wanira de Holanda Brasil, o presidente da Comissão Permanente de Licitação do município, Jeová Batista de Paiva, e outras 10 pessoas (ver lista abaixo). Eles são acusados de se juntarem para fraudar a documentação destinada a contratar empresa para construir um açude comunitário. O prejuízo ao erário causado pelo grupo chegaria a R$ 145 mil.

CGU sorteia 60 municípios para fiscalizar aplicação dos recursos federais. Pedra Preta está entre eles.


A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou os 60 municípios que serão fiscalizados quanto à aplicação dos recursos federais destinados à execução de programas do governo nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Também serão apuradas as denúncias e representações enviadas ao órgão relativas às cidades sorteadas.

Dentre os municípios selecionados na última segunda-feira, em Brasília, o mais populoso é Dourados (MS), com 196.035 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já Santa Tereza do Tocantins (TO), com 2.523 habitantes, é o que tem a população menos numerosa. Veja abaixo a lista completa.

Os municípios do Rio Grande do Norte sorteados foram Monte Alegre, Pedra Preta e Olho-d'Água do Borges.


Governo admite atraso na mobilidade

Demétrio Torres garante finalização da Prudente e acessos para aeroporto.

Na esteira das declarações do secretário municipal da Copa, Jean Valério, que admitiu a possibilidade da retirada da capital potiguar da Matriz de Responsabilidades para a Copa 2014 se as obras de mobilidade não começarem até outubro, como quer o Ministério das Cidades, o secretário estadual da Copa (Secopa), Demétrio Torres, lamentou os atrasos nas obras de mobilidade urbana executadas pela Prefeitura do Natal e também admitiu atraso. Em entrevista ao Diário de Natal ontem, Demétrio falou que, de todas as obras sob responsabilidade do Governo do Estado, a que mais preocupa é a modernização da Avenida Engenheiro Roberto Freire, que tem cronograma previsto para ser executado em dois anos, e ainda se encontra na fase de licitação.

O Jornal de Hoje


Unidade de saúde do Cidade Praia funciona em salão paroquial

 



 Quando precisam de atendimento médico, os moradores do conjunto Cidade Praia, na zona Norte de Natal, vão ao salão paroquial da igreja católica da comunidade. O motivo para o fato curioso é que a unidade de saúde da família do bairro foi despejada do prédio onde funcionava e foi transferida para o salão paroquial desde o início do mês de março deste ano.

Esta foi a solução imediata encontrada para resolver o problema. No entanto, a improvisação não agrada aos moradores já que o espaço para atendimento é pequeno e incômodo. A mudança de local também resultou na redução do número de pacientes atendidos diariamente.

 

Guarda evita fuga em massa do Provisório

 



Um detento do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal, fugiu por um túnel construído embaixo de uma das guaritas, durante a madrugada de hoje. A ação rápida de um policial militar da guarda interna, que estava próximo ao local e percebeu a ação, conseguiu evitar que os outros 149 presos do Pavilhão A também fugissem, dando vários tiros de alerta. Os 361 presos da unidade estão soltos nos dois pavilhões há cerca de uma semana por falta d’água nas celas.

Segundo o diretor do Presídio Provisório, Francisco Renilson da Silva, os presos do Pavilhão A cavaram um túnel por baixo do muro que dá acesso à rua lateral ao presídio, próximo a uma fossa. Foi por lá que Alan Diego Melo da Costa, 22 anos, conseguiu escapar antes que os agentes penitenciários pudessem evitar a evasão. Os outros presos já se preparavam para escapar, um deles já estava dentro do buraco, quando foram flagrados e tiveram que retornar.

Gestão Rosalba recebeu R$ 12 bilhões, o que dá mais de R$ 23 milhões por dia


O Governo do Estado não tem dinheiro e a Lei de Responsabilidade Fiscal impede que novos compromissos sejam assumidos. Quem é servidor público estadual, já cansou de ouvir isso nos últimos 18 meses, afinal, essas são as principais justificativas da gestão Rosalba Ciarlini para não atender aos pleitos dos trabalhadores. Contudo, se realmente não tem dinheiro, o motivo não é porque a volume de recursos que entra no Estado é pequeno. Afinal, com base no Portal da Transparência do Governo do Estado, em 18 meses de administração, Rosalba teve uma receita realizada superior aos R$ 12 bilhões, o que representa uma média de R$ 700 milhões por mês ou R$ 23 milhões por dia.

Para deixar claro, a receita realizada é o recurso “arrecadado previsto em legislação pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atendam as necessidades ou demandas da sociedade”. Neste ano, a receita realizada já está em cerca de 48% do total previsto, que são os “recursos previstos em legislação a serem arrecadados pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atendam as necessidades ou demandas da sociedade”. No ano passado, o total previsto foi de R$ 9,4 bilhões e o realizado foi de R$ 7,7 bilhões, segundo o Portal da Transparência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário