terça-feira, 10 de julho de 2012

JN na capital, um resumo dos fatos que foram destaque nos jornais de Natal

Tribuna do Norte

MP instaura inquérito para fiscalizar o cumprimento da carga horária dos médicos do Deoclécio Marques

O Ministério Público Estadual, por intermédio da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim, com atribuições na Defesa da Saúde, instaurou o inquérito civil público nº 059/2012, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento de carga horária dos médicos ortopedistas e anestesiologistas que atuam com vínculo estatutário e de cooperado no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, especialmente daqueles que possuem duplo vínculo. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado, na edição desta terça-feira (10).

A fiscalização dos profissionais que tenham duplo vínculo (médico e servidor cooperado ao mesmo tempo), no que diz respeito ao acompanhamento do cumprimento de suas escalas no horário deveria ser realizada pela direção de cada hospital.

Mas as cooperativas médicas que fornecem mão de obra médica aos hospitais do Rio Grande do Norte, dentre os quais o Hospital Regional Deoclécio Marques Lucena, não estão enviando as escalas de plantão dificultando a fiscalização do regular cumprimento das cargas horárias.

Governo e Conselho não chegam a acordo

O Conselho Regional de Medicina e o governo do Estado não chegaram a um consenso sobre medidas para acelerar a criação de leitos de retaguarda do Hospital Walfredo Gurgel. No último dia 21 de junho, o Cremern impetrou ação junto a Justiça Federal contra o Estado devido ao caos instalado no maior hospital de alta complexidade do Estado. A audiência de conciliação foi realizada na 4ª Vara da Justiça federal, na tarde de ontem. Sem acordo, a juíza Gisele Leite determinou que os hospitais da rede privada informem se há vagas para contratação e ainda que o Município seja notificado na ação, para apresentar solução para baixa e média complexidade.

O Hospital Walfredo Gurgel dispõe hoje de 264 leitos gerais e 31 de UTI, dos quais quatro destinados a pacientes cardiológicos, que estão desativados por falta de médicos. De acordo com a diretora Fátima Pereira, na tarde de ontem, 18 pacientes de UTI estavam entubados fora da unidade. O Cremern pede que o Politrauma e CRO seja usado como espaço de passagem e não para permanência de pacientes. Durante a audiência os representantes da Sesap pediram mais 60 dias para abrir novos leitos.

FPM cai e cria dificuldades para as prefeituras do RN

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou ontem o fator de correção da primeira cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de julho. Em comparação com a primeira cota de junho haverá queda de 23,1% e de  5,8% em relação ao mesmo período do ano passado.Os 102 municípios do Rio Grande do Norte com população abaixo de 10.188 habitantes (coeficiente 0.6) vão receber, brutos, R$ 180,7 mil, levando em conta o fator de correção de 1,2929%. Deste valor serão retirados ainda 25% do Fundeb, 15% do Fundo Municipal da Saúde e 1% do Pasep, além das contribuições previdenciárias, cujos valores são variáveis.

A queda é atribuída a dois fatores: desaceleração da economia e política de renúncia fiscal do governo federal, que reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de eletrodomésticos da chamada linha branca e dos automóveis para garantir empregos dos metalúrgicos do ABC paulista. A redução no FPM significa também queda nos repasses para a Educação e para as unidades de Saúde num momento em que as prefeituras foram obrigadas a implantar o piso que elevou os salários dos professores em 22% este ano, afirma o presidente da Femurn.

ABC recebe reforços indicados pelo técnico Ademir Fonseca

 Fábio Neves já teve duas passagens América e agora vai defender o ABC

Na manhã desta terça-feira (10), a diretoria do ABC confirmou a contratação dos seguintes reforços: Ivan (lateral-direito), Serginho (volante), Vinicius (zagueiro), Fernando (meia-atacante), Allan (atacante) e Fábio Neves (meia-atacante).

O lateral direito Ivan de Santana Filho, 26 anos, já está em Natal e treina com o grupo logo mais a partir das 15h30, no Frasqueirão. Ivan vem, por empréstimo até o fim do ano, do Olaria/RJ, clube pelo qual disputou o último Carioca.

O volante Sergio Luis Rodrigues da Silva, 24 anos, vem do Villa Rio/RJ, também por empréstimo. Serginho disputou o Campeonato Mineiro, pela Caldense/MG.

Já o zagueiro Vinicius Ferreira Orlando, 28 anos, e o meia-atacante Fernando Silva dos Santos, 21 anos, vêm, por empréstimo até o fim do ano, da Caldense/MG. Fernando jogou o Estadual Mineiro, mas Vinicius atuou no Campeonato Catarinense, pelo Guarani de Santa Catarina/SC.

O atacante Allan Barreto da Silva, 27 anos, também vem do Olaria/RJ, mas disputou o Campeonato Mineiro pela Caldense.
Outro reforço confirmado é o meia-atacante Fábio Neves Florentino, 25 anos, que também vem da Caldense, clube que também defendeu no último Campeonato Estadual de Minas Gerais.


América se destaca pela ofensividade

 Isac Atacante do América

Pingo e Isac. A dupla cujas contratações anunciadas isoladamente não chegou a provocar frisson na torcida americana, aos poucos, está mostrando seu valor dentro do alvirrubro e conquistando o coração dos americanos. Integrantes do segundo ataque mais positivo da série B, os atacantes já figuram como os principais artilheiros da equipe na competição, sendo responsáveis por 10 dos 19 gols assinalados até agora. Cada um balançou a rede do adversário cinco vezes. Certamente eles também estão entre os atletas que mais arriscaram chutes a meta dos oponentes, uma vez que o clube potiguar é o quinto que mais arrematou a gol, com 148 finalizações.

Diário de Natal


Conheça a "Empreguete" que está a um passo de fechar com a Playboy


Não é de hoje que a revista Playboy está de olho em Leandra Leal e, de acordo com o jornal Extra, parece que dessa vez a atriz vai ceder e posa nua para a publicação.Embora já tenham sido ventilados os nomes de Leona Cavalli e Nathália Rodrigues, deve ser Leandra a  capa da edição de agosto, mês de aniversário da revista. O jornal afirma que graças a um polpudo cachê, a atriz de Cheias de charme deve aceitar o convite.

Idosa tem perna operada por enegano em cidade brasileira


A correção de uma fratura na perna esquerda custou duas cirurgias a uma mulher de 88 anos, moradora de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, região metropolitana de Porto Alegre, por erro médico. Na sexta-feira, ela foi operada para reconstrução do fêmur com platina. Logo depois do procedimento, no entanto, a equipe percebeu que a intervenção havia sido feita na perna direita, e partiu para a segunda cirurgia, no local correto.

A família da paciente, identificada como Maria Nunes da Silva, registrou ocorrência na Polícia, que vai investigar o caso. A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, administradora do hospital no qual foi feita a operação, admitiu em nota que houve conduta incorreta e anunciou que vai abrir uma sindicância para apurar os fatos. A idosa recebeu alta nesta segunda-feira.

Treinador de Sonnen quer invalidar vitória de Anderson e quer revanche

Dana White, presidente do UFC, colocou um ponto final na polêmica envolvendo a joelhada de Anderson Silva em Chael Sonnen. Segundo o mandatário, o golpe não foi ilegal, pois acertou o corpo do norte-americano.

No entanto, o chefe da equipe Team Quest e treinador de Chael Sonnen, Scott McQuarry, fará um apelo para invalidar a vitória de Anderson Silva. Ele diz ter visto a luta novamente de vários ângulos e garante que a joelhada do brasileiro acertou o rosto de seu pupilo.

“Obviamente, tivemos nessa luta pequenas infrações do Anderson Silva como segurar o calção do adversário e passar lubrificante no corpo. Mas o joelho no rosto... Eu vi a luta de vários ângulos. Eu vi onde o golpe atingiu o rosto. Ele acertou o rosto e depois deslizou o joelho para o peito do Sonnen para parecer um golpe legal. Essa luta deve ter o resultado invalidado”, afirmou o treinador, em entrevista ao site MMAJunkie.

Scott McQuarry não esconde que sua intenção é promover um terceiro confronto entre os lutadores. “O que eu estou procurando é uma revanche”, disse. O treinador já procurou, inclusive, o diretor executivo da Comissão Atlética de Nevada, Keith Kizer, para descobrir como elaborar um recurso contra a vitória de Anderson Silva.

O Jornal de Hoje

Governo nega nomeação de Carlos Augusto para chefia do Gabinete Civil


O governo do Estado negou esta manhã a nomeação do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) para a chefia do gabinete civil, diferentemente do que foi noticiado na semana passada por setores da imprensa. Em comunicado ao Jornal de Hoje, o governo disse esta manhã que as recentes notícias de que o marido da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) estaria prestes a ser nomeado não passaram de “especulação”.

Segundo a Assessoria de Comunicação Social, notícia veiculada na semana passada, dando conta de que Carlos Augusto teria “aceitado” assumir a secretaria nos próximos dias, não passou de “especulação de blogueiro”, afirmou se referindo à informação veiculada em alguns blogs da cidade.

Conselho Estadual de Saíude acusa Rosalba de decretar calamidade para tirar proveito eleitoral.Para Conselho Estadual de Saúde, Plano de Rosalba é “estratégia de marketing”

O Conselho Estadual de Saúde emitiu Nota Pública no final da manhã de ontem por meio da qual critica a ação do Governo do Estado pela edição do “Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgências e Emergências do Rio Grande do Norte”. O Plano foi uma das consequências do estado de calamidade pública editado pela governadora Rosalba Ciarlini, através do Decreto Nº 22.844, publicado no dia 4 de julho, e prevê diversas ações emergenciais para tentar solucionar o caos vigente na Saúde Pública do Estado.

Assinada pela presidente Francinete Melo, a nota afirma que o plano é uma “estratégia política de marketing do Governo, que vende ilusão ao ser apresentado como solução para o enfrentamento do estado de calamidade pública vigente, porque simplifica a realidade complexa ao apresentar como resposta para o caos apenas a implantação de uma rede de urgência”. Francinete também acusa ao Governo de querer repetir as contrações sem licitações realizada em Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário