sexta-feira, 26 de julho de 2013

Prefeitura de Jandaíra cadastrou o município no Programa Mais Médicos solicitando três profissionais



Mais Médicos conta com 62 municípios do Rio Grande do Norte inscritos

O Programa Mais Médicos registrou 62 municípios do Rio Grande do Norte inscritos até esta quarta-feira (24), o equivalente a 29% das cidades do estado. Desse total, 28 estão nas regiões potiguar de maior vulnerabilidade social e consideradas prioritárias. As inscrições seguem abertas até 00h de amanhã, 25 de julho, e podem ser feitas pelo site www.saude.gov.br.

No Brasil todo, 2.552 municípios aderiram ao programa, o equivalente a 45,8% das cidades brasileiras. Do total, 887 (34%) estão em regiões de maior vulnerabilidade social. A região Nordeste registrou o maior número de inscrições, com 867 (34%) municípios participantes. O Sudeste contou com 652 municípios participantes e o Sul, 620. Norte e Centro-Oeste registraram 207 e 206, respectivamente.

“Com este programa estamos enfrentando um dos grandes desafios da saúde pública brasileira, que é levar mais médicos para perto da população, especialmente para as regiões onde faltam profissionais. Sabemos que um médico junto da população faz diferença. Além disso, estamos fortalecendo a atenção básica, que é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde sem a necessidade de recorrer a um hospital”, esclarece o ministro, Alexandre Padilha.

Lançada pela presidenta da República Dilma Rousseff no dia 8 de julho, a iniciativa levará mais médicos às regiões carentes, sobretudo nos municípios do interior e na periferia das grandes cidades. Todos os municípios do país podem participar, indicando as unidades básicas de saúde de suas regiões em que há falta de médicos.

Nesta semana, autoridades do Governo Federal fizeram reuniões em diferentes estados do país, mobilizando prefeitos e secretários de saúde para participar do Mais Médicos. Entre os estados visitados, estão Bahia, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Pará, Amazonas, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul.

Femurn

Nenhum comentário:

Postar um comentário