sábado, 27 de julho de 2013

O que uma cusparada tem a ver com a mudança do dia da feira?

A mudança do dia da feira livre do domingo para o sábado está se transformando em mais uma disputa política em Jandaíra. De um lado do cabo de guerra, a oposição que se posiciona favorável à permanência da feira no domingo. Do outro, a situação que é favorável à mudança para o sábado.

O time da situação está reforçado pelos comerciantes e pela maioria da população. De acordo com Aldair, funcionário da prefeitura, em recente pesquisa foi constatado que dos 62 comerciantes que atuam na feira com barracas apenas dois foram contra a mudança para o sábado. No mesmo sentido, estão, praticamente, todos os proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade.

Apesar de em minoria, a resistência está empenhada em manter a feira no domingo. Apoiados por uma parte dos produtores da cal, a maioria dos moradores da zona rural e uma parte dos moradores da cidade movidos pelo partidarismo e pela resistência cultural, os contrários a mudança se mobilizam com produção de abaixo assinados, campanhas boca a boca e em redes sociais e demais meios de propaganda como a rádio local.

O embate lembrou-me dos tempos de criança na Rua Chico das Chagas Fernandes. Quando dois meninos queriam brigar, um mais esperto, que queria vê pancada, botava o braço no meio dos dois e dizia: quem cuspir aqui é o mais valente.  A briga estava feita.

A feira no sábado implica em mudanças que refletem na economia do município e no setor social. Os argumentos contra e favoráveis são muitos, mas, infelizmente, com a politização da disputa eles saíram da pauta.

Os mais interessados nisso tudo não são os partidos, não é a atual gestão nem os oposicionistas, são os comerciantes e moradores do município. Porque não deixar que eles debatam e escolham o que é melhor? Porque os mais espertos tinham que interferir, botar o braço no meio e tirar na hora H para ver o circo pegar fogo?

Não é possível que nem na hora de tratar do futuro de um município, as mesquinhas preferencias partidárias continuem influenciando tanto.

Sou favorável à feira aos sábados porque os argumentos me convenceram, mas torço muito para que os espertos sujem o braço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário