terça-feira, 20 de agosto de 2013

OPOSIÇÃO RAIVOSA, secretário de agricultura rebate críticas de blog oposicionista e diz que blogueiros omitiram fatos.




 
Por Jocelino Dantas - Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal de Jandaíra.

Final desta semana que se passou, deve em debate nas redes sociais, no Blog Jandaíra em Foco na rádio comunitária FM Cidade do Mel 87.9, o debate sobre possível falta de atenção da Prefeitura Municipal de Jandaíra quanto ao concerto da bomba de água do Assentamento Santa Inês. Primeiro não é muito do meu feitio está respondendo a questionamentos com segunda intenção política de espaços que nós sabemos que tem posição e é oposição, por tanto já nos diz para que e onde querem chegar, mas se faz necessário mesmo assim refletirmos sobre alguns aspectos que são extremamente relevantes sobre o fato.

De inicio reafirmo que sempre ao longo de minha história de atuação em nosso município e aonde posso atual tenho como alguns princípios a justiça social, ou seja, lutar por direitos sempre daqueles que mais precisam. Porém se faz necessário reafirmar que este assunto especificamente do concerto da bomba do assentamento Santa Inês se porta diretamente a pasta a qual ocupo hoje no Governo de nosso Prefeito Beto Roque.

Acontece que todos nós sabemos do desafio e das limitações que é assumir uma secretaria onde não tem orçamento próprio e nem tão pouco a descentralização da execução dos serviços básicos, dai algumas dificuldades inerentes que sempre teve historicamente e sempre terá em quanto a agricultura e de modo especial a agricultura familiar não tiver garantido um sistema de financiamento próprio e descentralizado. Porém, além disso, sobre esse fato específico é importante ressaltamos que de fato quando atendemos com muito respeito a ligação de nosso colega Everton Santos, uns dos editores do Blog Jandaíra em Foco, não imaginávamos que mais uma vez o colega e o Blog faria uma certa distorção estratégica a qual foi feito e digo isto porque relataremos alguns fatos que não foram publicados pelo Blog nem tão pouco divulgado.

Assim que fomos procurados pelo então senhor Presidente da Associação, entramos em contato com nosso Prefeito e que em nenhum momento colocou posição se ia ou não realizar o serviço e que precisaria sentar com a diretoria da Associação para conversar, fato que acho ser legítimo e de direito do Prefeito enquanto gestor, ainda por cima não temos autoridade enquanto Secretário de despachar um tipo de serviço como este uma vez que todo orçamento da Secretaria é executado por força da autorização do gestor, no caso o Prefeito, coisa que nunca foi diferente em outras gestões.

Diante desse contato com o Presidente orientamos o mesmo a ligar ou procurar o senhor prefeito para ele juntamente com ele encaminhasse o que deveria ser feito e enquanto isso nós enquanto Secretário e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Cívil entramos em contato com as pessoas responsáveis pelas cisternas beneficiaria da Operação Pipa do Exército que garantissem o abastecimento básico das famílias enquanto se sentasse e se resolvesse o problema, fato que deu e daria certo, uma vez que já tínhamos programado várias carradas de água recentemente no assentamento, além de garantimos o trator com mais uma pipa a disposição, fato comprovado que não deixamos a própria escola parar as aulas em parceria com a secretaria de educação.

Acontece que depois que tive este contato com o senhor presidente da Associação até o momento em que mandamos devolver a bomba após arrombamento a sede da Secretaria não constamos o contato do Presidente com o Prefeito, fato que até o concerto da mesma nunca aconteceu, por tanto foi uma posição do senhor presidente em não procurar mais o gestor o que para nós é no mínimo estranho.

Outro fator relevante das minhas declarações ao Blog Jandaíra em Foco foi quando declaramos que a bomba é de responsabilidade da Associação e não da Prefeitura. Verdade e todos que usarem do bom censo, aquilo que já bem publico já se enfrenta um processo burocrático legal imagine aquilo que não é, embora a prefeitura não se exima de suas responsabilidades, fato que vem ocorrendo dentro das dificuldades desde o inicio da gestão.

É bom lembrarmos aos nossos leitores e a quem interessa que umas das primeiras ações em termos de recursos hídricos por parte da prefeitura, foi pagar integralmente o papel da energia desta dita bomba no Assentamento Santa Inês que estava parada a vários dias naquela época, é bom lembramos que a Prefeitura vem mantendo uma parceria pagando mensalmente parte do papel de Luz da mesma bomba para que a Escola Municipal do assentamento possa funcionar com água.

É bom lembramos que já recuperamos e estamos mantendo com a manutenção os três dessalinizadores do município, onde um deles está localizado na comunidade de Trincheiras, onde atende as famílias deste referido Assentamento. Ressaltando que todos os dessalinizadores foram deixados com todas as manutenções em atraso pela gestão passada, infelizmente a matéria do colega não afirmou esses elementos e aqui fazemos questão de relembrarmos na memoria de nossos leitores e leitoras.

Sei que se forcemos relatar as tantas ações a qual estamos desenvolvendo nessa área teria muito mais, mas para o momento já esta de bom tamanho. Mas fico tranquilo porque todos nós sabemos que da forma como o debate desse e outros assuntos vem sendo abordado pelo Blog Jandaíra em Foco não interessa de fato a coletividade, nem tão pouco da maioria dos moradores de Santa Inês e sim de um determinado grupo político que todos nós sabemos o que querem.

Quero aproveitar para mesmo assim, parabenizar a decisão da Associação em resolver o problema de forma coletiva, fato que sempre apoiei e apoio, fato que acho que nossos assentamentos deveriam ter sempre o poder publico como parceiro e garantidor de direitos sim, mas não ser sempre sub alterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário