segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Arrecadação das prefeituras volta a subir em Outubro.


Após alguns meses em queda, a arrecadação municipal começa a dar sinais de recuperação. No mês de outubro, o Fundo de Participação Municipal (FPM), receita derivada do Imposto Sobre os produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda (IR), foi impulsionado pelo aumento do consumo. O ICMS estadual, Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços também apresentou aumento.


Até o próximo mês de Janeiro, a estimativa aponta para um aumento significativo com o aquecimento da economia nacional em função das vendas de fim de ano. Nesse momento de transição em que grande parte dos municípios brasileiros está mudando de gestão, a corrida agora é para sanar as dívidas contraídas no período eleitoral.

Em outubro, o município de João Câmara arrecadou mais de 2,7 milhões, mas teve um desconto de quase 800 mil reais. Em Jandaíra, o crédito municipal foi de mais de 891 mil, já o débito ultrapassou os 312 mil reais.
   
Em Pedra Preta, a prefeitura arrecadou pouco mais de 688 mil reais e amargou um débito de 262,5. Em Parazinho, o crédito chegou a quase 900 mil reais já o débito ultrapassou os 295 mil e em galinhos, que tem uma receita proporcionalmente maior que a dos municípios citados em função dos Royalties do petróleo, a receita foi de pouco mais de um milhão de reais.

Chama a atenção no demonstrativo de Galinhos, o débito da Previdência Social. Os descontos do INSS são feitos na fonte com base na GFIP, Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social, um documento construído com base, principalmente, na folha de pagamento do município. O total de descontos em Galinhos foi mais de 379 mil reais.

Para acessar o demonstratvio dos municípios Clique aqui, digite o nome do município desejado e o período de arrecadação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário