terça-feira, 23 de outubro de 2012

JN na capital, um resumo dos fatos que foram destaque nos jornais de Natal.

Tribuna do Norte

Ações contra seca não saem do papel

 

 
O prejuízo acumulado ao longo de 2012, em virtude da seca que aflige agricultores e pecuaristas do Rio Grande do Norte, já ultrapassa a casa dos R$ 4,8 bilhões. A estimativa, apresentada pelo Governo Estadual durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, ainda aponta para o comprometimento de 83% do rebanho bovino e 92% no caso dos ovinos e caprinos. O número de municípios atingidos pelo período de estiagem passou de 139 para 144, ou 86,22% das cidades potiguares, uma situação que traz transtornos para mais de meio milhão de pessoas. Com 90% de seu território localizado dentro do polígono da seca, o RN é, proporcionalmente, o estado que possuiu a maior área dentro da zona do Semiárido nordestino.


TSE atualiza lista e Edivan Martins e Cláudio Porpino aparecem como eleitos

 
Os votos dos candidatos que fizeram parte da coligação União Por Natal II, que tem PRB, PPS, PPL, PSD e PCdoB, estão sub judice. Após decisão judicial, o site do Tribunal Superior Eleitoral atualizou a lista dos eleitos para a vaga de vereador de Natal. Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PCdoB), além dos demais vereadores da coligação, passaram a ter os registros de candidaturas no status de "indeferidos com recurso" e, com isso, deixaram a lista dos eleitos. Edivan Martins (PV) e Cláudio Porpino (PSB) aparecem entre os eleitos.

Em decisão divulgada ainda na segunda-feira (22), o juiz da 1ª zona eleitoral, Ibanez Monteiro, acolheu reclamação por parte da coligação Natal Merece Respeito II, que solicitava a alteração no sistema de registro das candidaturas para serem consideradas indeferidas com recurso as candidaturas dos parlamentares membros da coligação União Por Natal. Na decisão, o juiz argumentou que já havia decisão do Tribunal Regional Eleitoral sobre a suposta ilegalidade da coligação.


Casos de dengue no RN têm crescimento de 14%

 

O número de casos de dengue notificados no Rio Grande do Norte teve um crescimento de 14% este ano,em relação a 2011. Em geral, prevaleceu os casos do sorotipo 4. De 1º de janeiro a 6 de outubro, segundo dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública, foram notificados 31.548 casos da doença ante os 27,5 mil notificados no ano passado. Em Natal, o crescimento foi ainda maior: 20,13%, com 12.206 casos notificados. De acordo com especialistas, o aumento se deve não apenas a oscilação característica da doença, mas sobretudo as deficiências na execução de medidas preventivas e rotineiras.


Honrar a camisa e traçar o futuro

 

Sem chance de brigar pelo acesso e sem mais risco de rebaixamento, o América a partir de hoje, contra o Joinville, vai apenas cumprir tabela dentro da série B, mas no CT de Parnamirim não há espaço para chorar pelos erros cometidos. O treinador Roberto Fernandes passou a cobrar uma colocação melhor para o clube e os jogadores já pensam no futuro. O meia Netinho e o atacante Isac revelam o desejo de permanecer para temporada de 2013, enquanto a situação de Lúcio ainda está indefinida. O lateral-esquerda Wanderson, que completa hoje 50 jogos com a camisa alvirrubra no confronto do Nazarenão, é um dos que falam em tom de despedida.

Andrey terá responsabilidade dobrada

 

Considerado uma das principais contratações do ABC na temporada, o goleiro Andrey retorna a equipe, após cumprir suspensão automática, justo em um jogo na qual sua presença pode ser fundamental para o clube. Hoje a partir das 20h50 (horário do RN), o Alvinegro entra em campo para mais um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Por isso, não tomar gols do Guaratinguetá/SP, jogando no interior paulista, é tão importante.

Maracanã espera por administradores privados

 


Rio (AE) - A administração do Maracanã e de seu complexo promete ser muito lucrativa para a empresa que vencer a licitação da concessão do estádio e de suas instalações anexas, cujo edital será lançado após consulta pública a ser realizada no dia 8 de novembro. No entanto, o consórcio vencedor precisará investir perto de R$ 470 milhões em intervenções. A principal delas será a demolição e reconstrução em outro local do Parque Aquático Júlio Delamare e do estádio de atletismo Célio de Barros

O Jornal de Hoje


58 candidaturas a vereador em Natal são canceladas pelo TRE


Uma reviravolta na eleição para a Câmara Municipal de Natal poderá deixar de fora do legislativo no quadriênio 2013/2014 dois dos principais adversários da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), que teriam sido reeleitos irregularmente no último dia 7 de outubro. Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PC do B), reeleitos vereadores pela coligação “União por Natal II”, formada por PRB, PPS, PPL, PSD e PC do B, podem ficar de fora do parlamento municipal. Um terceiro nome, Marcos do PSOL (PSOL), também poderá ser afetado pela mudança.

O motivo é o cancelamento de 58 candidaturas da coligação “União por Natal II”, por conta de irregularidades na participação do PT do B na coligação. O PT do B de Natal aliou-se à coligação proporcional de apoio ao candidato Carlos Eduardo Alves (PDT), mas não tinha poder para tanto por ter sido dissolvido pelo Diretório Estadual, que inscreveu a legenda na coligação “Natal Olha pra Frente”, do candidato do PSDB a prefeito de Natal, Rogério Marinho, formada por PTB, PSL, DEM, PRTB, PRP, PSDB e PT do B.



Cancelamento beneficia Edivan Martins, Ney Lopes Júnior e Professor Luiz Carlos

 


Se confirmando a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atual presidente da Câmara, Edivan Martins (PV), e os vereadores Ney Júnior (DEM) e Professor Luiz Carlos (PMDB) poderão ser beneficiados. O primeiro suplente do PSB, Claudio Porpino, também teria chance, embora menor. Para saber quem ocupará as vagas que serão abertas, a Justiça Eleitoral deverá recalcular os votos da eleição.

Os advogados da coligação “União por Natal II”, contudo, vão tentar evitar, através do TSE, que os votos sejam cancelados. Já há inclusive um recurso naquela instância, que será relatado pelo ministro Dias Tofolli. Apesar disso, o caso é considerado de difícil solução porque a decisão do TRE seria irreformável, uma vez que o artigo 69 da resolução do TSE não deixaria margem a controvérsias ao determinar o cancelamento de “todos os pedidos de registro” da coligação em casos como esse. Além disso, o Ministério Público também votou neste sentido.


Candidatos mantêm linha do primeiro turno e trocam acusações em debate

 


O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, do PDT, e o deputado Hermano Morais, do PMDB, que disputam o segundo turno da eleição em Natal, mostraram no debate de hoje, realizado na TV Tropical, que não esqueceram as desavenças que marcaram as duas campanhas no primeiro turno. Entre uma e outra troca de acusação, houve também declarações como “você não tem autoridade moral para falar”, de Carlos Eduardo para Hermano, e “meu adversário saiu do PMDB pela porta dos fundos”, do peemedebista para o ex-prefeito.

Diferente do que ocorreu no primeiro turno, depois da declaração de Hermano Morais, Carlos Eduardo não se descontrolou. Não gritou, nem colocou o dedo no rosto dele. Contudo, manteve o tom crítico, sempre relacionando Hermano Morais a atual gestão Micarla de Sousa, do PV. “Tente me caluniar, me difamar”, comentou Carlos Eduardo, em uma das respostas.


Policlínica da ZN não tem recursos humanos para absorver demanda do AME Nova Natal

 

Com o fim do atendimento médico nos Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) de Brasília Teimosa, Nova Natal e Planalto, a demanda, de aproximadamente 900 atendimentos diários, foi remanejada para quatro centros clínicos: Policlínica Zona Norte, no conjunto Santa Catarina, Centro Clínico José Carlos Passos, na Ribeira, Centro Clínico de Neópolis e Cidade Satélite. Na manhã desta segunda-feira (22), o movimento na Policlínica Zona Norte, que ficará responsável por absorver a demanda do AME de Nova Natal, foi intenso. No entanto, de acordo com a diretoria, dentro do esperado para o início da semana.


Trio invade travessa e mata dois jovens no bairro Bom Pastor

 


Duas pessoas foram mortas e uma terceira ficou gravemente ferida após um atentado violento ocorrido na noite deste domingo (21), na travessa Ouvidor, no bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal. As vítimas foram identificadas como Erivaldo Pereira de Araújo, de 29 anos, Willison Sales Pinto, de 17 anos, e outro jovem identificado apenas pelo nome de Alexandre. Todos estavam na frente de uma residência quando foram baleados.

De acordo com o soldado Marcos Silva, do 9º Batalhão, as vítimas foram mortas por um grupo de quatro homens que chegou no local em um veículo Celta de cor preta. A quadrilha entrou na travessa atirando sem chance de defesa para os jovens. “Quando perceberam que eram os alvos dos atiradores, as vítimas tentaram se esconder na casa de Reivaldo, mais conhecido como ‘Nenêm’, mas os assassinos também entraram na residencia e atiraram novamente”, relatou.


Homem é morto com tiros de pistola 9 milímetros na zona Oeste

 


Um jovem de 22 anos foi morto na noite desta sexta-feira (19), no bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal. O crime tem características de execução e foi praticado por homens armados de pistolas e encapuzados. De acordo com o oficial do 9º Batalhão, tenente Laranjeira, os criminosos fugiram do local sem serem identificados.

Segundo informações de populares, a vítima identificada como Mikael Honorário de Souza, caminhava pela rua Santa Tereza quando foi surpreendido por quatro homens que chegaram em um veículo tipo gol de cor branca. O carro ficou estacionado na esquina da rua enquanto os acusados se aproximaram do jovem e atiraram. Mikael ainda tentou correr em direção a uma residência, mas não teve chance e morreu ainda no local. Os autores dos disparos estavam encapuzados e usaram pistolas nove milímetros.


Problema para a sequência na Série B


O técnico Givanildo Oliveira estreou no comando do ABC com vitória sobre o Bragantino, por 1 a 0, no último sábado, no estádio Frasqueirão. Agora, porém, o desafio para o treinador é ainda maior: o clube já enfrenta o Guaratinguetá na terça-feira, em São Paulo. A partida é mais um chamado “jogo de seis pontos” e, além da falta de tempo, o alvinegro ainda vai sofrer com a ausência de alguns jogadores importantes.

Entre eles, o camisa 10 responsável pelo gol da vitória contra o Bragantino: Cascata. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele já é um dos desfalques certos no time. “Cascata é muito importante para o time, mas nós temos peças para repor esta ausência”, declarou o técnico Givanildo de Oliveira. Raul é o principal favorito para substituir o camisa 10.

Cascata, no entanto, não é o único problema. O lateral direito Pedro Silva voltou a sentir a lesão na coxa esquerda e é dúvida. Pelo menos, o clube vai ter a sua disposição, novamente, o goleiro Andrey e o lateral esquerdo Airton, que estavam suspensos e não haviam jogado contra o Bragantino. Camilo e Renatinho Potiguar, respecitivamente, devem deixar o time principal.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário