terça-feira, 30 de outubro de 2012

Corte de energia em Jandaíra: A sociedade merece respostas.


Na última sexta feira (26), a Cosern cortou o fornecimento de energia elétrica dos prédios públicos do município de Jandaíra. As escolas municipais foram fechadas e centenas de alunos ficaram sem aulas durante dois dias, comerciantes da feira livre tiveram muitas dificuldades para trabalhar, no domingo (28), dia da feira livre.

Os transtornos provocados pelo corte não pararam por aí. A interrupção também atingiu algumas ruas da cidade, que ficaram no escuro durante o último final de semana, e diversos prédios públicos também ficaram sem energia. Apenas a Unidade Mista de Saúde (hospital local) escapou do alicate.

Questionada sobre o fato, a prefeitura do município, por meio do seu procurador (Dr. Pablo Pinto), informou que o corte havia sido motivado ou por erro de um funcionário ou falha administrativa da empresa. O procurador utilizou um suposto acordo, entre a prefeitura e a companhia, para fundamentar suas explicações e acrescentou que, com base nesse acordo, a prefeitura estaria em dias com suas obrigações.

Por meio da sua assessoria de comunicação, a Cosern informou que a sua política de cobrança cumpre rigorosamente o que estabelece as resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Blog Jandaíra News voltou a questionar a empresa sobre a existência do acordo e foi informado que a empresa também adota a política de não divulgar motivos de cortes de energia nem sobre a manutenção de acordos em respeito aos seus clientes.

A política adotada pela Cosern é louvável, mas, em se tratando de um órgão público e de um fato que, comprovadamente, prejudicou a população de uma cidade, tanto a empresa quanto a prefeitura tem obrigação de esclarecer os fatos.

Como o fornecimento de energia foi restabelecido logo após o pagamento de débitos feito pela tesouraria do município, é evidente que o município estava em atraso com suas obrigações e que a Cosern agiu, de fato, dentro das determinações da Aneel, mas o fato de cumprir o ordenamento não isenta a companhia de explicações convincentes a sociedade.

Diante do fato, o Blog Jandaíra News manteve uma postura coerente e de acordo com os interesses sociais. Tanto a Cosern como a prefeitura não devem nenhuma explicação à produção do blog, mas a sociedade sim. Nesse papel de mediador entre um órgão público, uma empresa que presta um serviço público e a sociedade o posicionamento do Blog Jandaíra News esteve ao lado do público não por opção, mas por questão de comprometimento profissional e ideológico. A sociedade merece respostas.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário