segunda-feira, 6 de agosto de 2012

JN na capital, um resumo dos fatos que foram destaque nos jornais de Natal.


O Jornal de Hoje



Prefeito Maurício Marques lidera corrida eleitoral em Parnamirim


Atual prefeito e apoiado por 14 partidos, Maurício Marques, do PDT, lidera a corrida eleitoral para a Prefeitura de Parnamirim. Pelo menos, é o que aponta a pesquisa da Certus Consultoria em parceria com o Nominuto.com e divulgada neste sábado (4). Maurício está na ponta com 39,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são sugeridos ao entrevistado.
Em segundo lugar na pesquisa parece o deputado estadual do PV, Gilson Moura, com 33,5% das citações na pesquisa. Tito Holanda, do PSOL, é o terceiro, com 2,25%, a frente apenas de Camarada Leto, do PCB, com 1%. A pesquisa, ainda, mostrou que há certa indecisão do eleitorado, visto que, os pesquisados que afirmaram não votar em nenhum chegou a 13%, “não sabe”, 10,25%. e não responderam 0,5%.

Segundo a Certus, a pesquisa foi baseada em 400 entrevistas domiciliares, em áreas selecionadas aleatoriamente, estratificadas por sexo, idade, grau de instrução e renda, nos dias 28 e 29 de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob protocolo 00042/2012, e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos.



DESAPROVAÇÃO ROSALBA



Assim como ocorre em Natal e em Mossoró, na cidade de Parnamirim, terceira maior do Rio Grande do Norte, a desaprovação da gestão da governadora Rosalba Ciarlini também é alta. Segundo a pesquisa Certus, 49,75% dos parnamirienses desaprovam a administração do DEM. Em Natal, vale lembrar, esse número chegou as 75% na última pesquisa; enquanto em Mossoró foi de 44% – na Capital do Oeste ela teve 88% dos votos. Já Maurício Marques tem uma aprovação de 54,5% dos pesquisados.

Outro número apontado pela pesquisa a favor do atual prefeito foi a rejeição de seu maior adversário: Gilson Moura. Afinal, 34% dos pesquisados afirmaram que “não votariam” no deputado estadual do PV. A rejeição ao nome do atual prefeito é de 28,5%.


RIACHUELO


Candidata à prefeita de Riachuelo apoiada pela atual gestão municipal, Mara Cavalcanti, do PSB, está em primeiro lugar na corrida eleitoral na cidade. Assim aponta o Instituto Consult, em pesquisa divulgada também neste sábado, mas realizada no dia 30 de julho, ouvindo 400 pessoas e com o protrocolo de registro 00041/2012.


Mara aparece com 62,25% dos votos, enquanto Marcílio Pessoa, do PMDB, está em segundo, com 29,75%. Micarlos, do PT, está em terceiro, com 2,5%. Já no aspecto rejeição, Marcílio é quem tem mais citação, ficando a frente com 46,25%. Mara aparece depois, com 19,25%. E Micarlos, com 12,5%.


Congregação promove encontro para renovação da fé 



Alunos do Salesiano Dom Bosco estão vivenciando momentos de fé, oração e alegria. Cerca de 200 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam desde o início da manhã deste sábado da quarta edição do Encontrão Jovem, iniciativa promovida pela promovido pela Pastoral da unidade na Avenida Ayrton Sena, em Nova Parnamirim, coordenada pelo padre Paulo Henrique.

O encontro segue até este domingo com uma série de atividades voltadas para a importância da família, da amizade e de Jesus. “Este é o quarto ano do evento e percebemos o crescimento espiritual e ingresso maior dos jovens. Buscamos levar os jovens a encontrar a própria existência e muitos do que já participaram agora são monitores, fazem parte da Pastoral e estão cada vez mais engajados, não só no Encontrão como em todos os eventos religioso. Dividimos as atividades, eles chegam com ideias, elaboram propostas. Focamos na espiritualidade, com o encontro com Jesus, tendo em vista a pedagogia salesiana”, disse o padre Paulo Henrique.




Prefeitura não abre conta bancária e verba federal não é liberada



O Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional da Defesa Civil, liberou, na tarde desta sexta-feira (3), parte dos recursos, 25% dos R$ 4 milhões, destinados para as obras de recuperação do calçadão da praia de Ponta Negra. No entanto, os recursos ainda não estão à disposição da Prefeitura de Natal, pois o Ministério já havia exigido que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), abrisse uma conta em nome da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, específica para movimentação dos recursos destinados para o estado de calamidade pública em relação às obras de recuperação do calçadão, mas esta conta ainda não foi aberta.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social e coordenador da Defesa Civil de Natal, Carlos Paiva, disse que a Coordenadoria de Defesa Civil de Natal (Condec) não possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para abertura de conta e o Banco do Brasil ficou na dúvida se era para abrir a conta no CNPJ da Semdes ou da Prefeitura de Natal, visto que o Condec é ligado ao Gabinete Civil da Prefeitura.


Usuários reclamam do atendimento no Procon 



Usuários do Procon, da Ribeira, estão reclamando da demora e desorganização do atendimento ao público. Na manhã de ontem, sexta-feira, a empresária Claudia Roedel procurou os serviços do órgão e disse que não esperava pelo que encontrou. “É a primeira vez que venho aqui. Estava no Procon do Via Direta, mas disseram que o tonner estava com problema e que não tinha tinta na impressora. Aqui é um negócio para atender o consumidor e nem eles sabem como nos direcionar. Estou aqui esperando, mas olha só, a as pessoas ficam nos bancos, sem ter previsão de nada”, disse.

O professor Marcel Bevenuto também se mostrou indignado com o atendimento prestado. “Aqui realmente a gente não tem a certeza que vai ser atendido. Para começar não tem triagem, porque as pessoas chegam, se informam e sentam mas nem sabe quando vão ser atendidas. Também já me disseram que a quantidade mínima era de 25 senhas, o que quer dizer, que vai ter gente que vai voltar para casa. Era para ter ficha. É a segunda vez que venho e está deste jeito. Perde-se um bom tempo aqui”.





Tribuna do Norte



A corrupção profissionalizada 



Brasília - De dinheiro entregue em malas a dirigentes de partidos, dólares na cueca e saques na boca do caixa do banco por parte de parlamentares, como os revelados entre 2003 e 2005, não se ouve mais falar nem em cochichos pelos cantos. Mas a partilha de ministérios e estatais entre partidos com interesses específicos - a argamassa da política de alianças que revelou o escândalo do mensalão - ainda é feito da mesma forma. Sete anos depois do maior escândalo do governo do PT, que abalou as estruturas da República e pulverizou as cúpulas do PT, PP e PL (hoje PR), além de resultar na cassação do mandato dos ex-deputados José Dirceu (também ex-ministro da Casa Civil), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Correa (PP-PE), as disputas pelos espaços nos ministérios e estatais que administram verbas bilionárias ainda são corriqueiras.

Os escândalos também se sucedem, a exemplo dos que levaram à queda sucessiva de ministros do governo Dilma Rousseff, como Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo), Orlando Silva (Esporte), Carlos Lupi (Trabalho) e Mário Negromonte (Cidades). Foram seis ministros de cinco partidos diferentes da coligação de apoio ao governo. Todos suspeitos de envolvimento em mau uso do dinheiro público e favorecimento aos partidos aos quais pertencem. Exatamente como no escândalo do mensalão, em que Maurício Marinho, chefe de seção dos Correios, foi flagrado embolsando R$ 3 mil. Marinho era filiado ao PTB, como era também o presidente da autarquia na época, Antonio Osório, homem de confiança do presidente da legenda, Roberto Jefferson. Com medo da pressão que poderia sofrer, Jefferson abriu a boca e denunciou o mensalão.


"Agressões podem provocar expulsão da propaganda"



Após a definição do tempo de propaganda no rádio e TV para partidos e coligações, a Justiça Eleitoral inicia um segundo momento do processo, o de analisar as inserções e veiculações dos candidatos, coibir abusos e arbitrar impasses. O juiz da propaganda, José Dantas de Paiva, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), avalia o início da campanha como sendo "tranqüilo e sem sobressaltos". Mas destaca que a Poder Judiciário se prepara com afinco para pôr ordem no pleito e fazer com que a legislação seja cumprida na integralidade. Nesta entrevista, o magistrado destacou em tom de alerta que os concorrentes na eleição precisam se respeitar, tratar de cumprir a legislação e evitar se autoimpor armadilhas que burlem o pleito. Ele assinalou punições severas para o caso de ataques pessoais e insinuações durante a campanha e para o caso de infidelidades ideológicas dos partidos com as coligações. Num desabafo, o juiz disse que não assimila um candidato compor uma aliança partidária e, de maneira velada e pela via dos bastidores, declarar apoio a um concorrente de chapa oposta. "São situações conflitantes e imprevisíveis. Não posso entender como estão em duas candidaturas diferentes", declarou José Dantas. Para pôr ordem no pleito, a Justiça Eleitoral pode agir de ofício ou - como ocorre na maioria dos casos - ao ser provocada por candidatos ofendidos, pelo Ministério Público ou pelos próprios partidos políticos. "Todos esses são partes legítimas para fazer essa reclamação", assinalou o magistrado. Os veículos de comunicação que derem publicidade aos concorrentes da eleição também serão fiscalizados com rigor. "É necessário dar um espaço igualitário a todos os participantes", pontou José Dantas. Veja entrevista na íntegra.


Lixo, buracos e abandono no Canto do Mangue 



O rio Potengi e o pôr do sol ao fundo. Esse seria o cenário perfeito para um ponto turístico. Seria não fosse o descaso. Apesar da generosidade da natureza, que quem passa pelo Canto do Mangue, nas Rocas, só consegue prestar atenção nos buracos, no amontoado de lixo, na praça abandonada ou na água suja que quase sempre escorre rua abaixo.

Os comerciantes e moradores do local reclamam do abandono do poder público. Segundo eles, após a última reforma, em 2008, nada mais foi feito para tentar preservar esse ponto histórico da cidade.

É só dar uma voltinha para constatar essa triste realidade. A praça Pôr do Sol está completamente deteriorada. O piso e bancos quebrados, esgotos entupidos, falta de infraestrutura acabam por afastar os visitantes sejam eles turistas ou moradores de Natal. Os poucos que ainda vão ao local é por consideração aos comerciantes.


Pai e filha são feitos reféns após assalto no litoral norte


A insegurança no litoral do Rio Grande do Norte segue fazendo vítimas. No domingo (5), uma casa de veraneio na praia de Graçandu, em Extremoz, foi assaltada por dois homens armados, que levaram os pertences de membros de uma família que estava no local. Na fuga, os criminosos ainda levaram um homem e a filha como reféns.


A ação dos bandidos seguiu o mesmo modus operandi de outros assaltos que ocorreram recentemente no litoral norte potiguar. Os criminosos aproveitam o momento de descontração das pessoas que estão na casa para realizar o assalto, levando telefones celulares, jóias, e todos os demais pertences que foram estiverem na casa. Durante a ação, todas as pessoas foram trancadas em um quarto, sem os celulares, enquanto os criminosos levaram o fruto do assalto.




Diário de Natal



Termina hoje prazo para partidos divulgarem relatório de financiamentos de campanha


Os candidatos, partidos políticos e coligações têm até hoje (6) para divulgar na internet um relatório discriminado dos recursos para financiamentos da campanha eleitoral e gastos. Pela lei, eles devem mencionar também estimativas de gastos. Os dados serão divulgados na página da Justiça Eleitoral. Os eleitores que ainda não tiraram a segunda via do título têm mais dois dias para solicitar o documento.

O calendário, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não prevê prorrogações. As eleições municipais ocorrem nos dias 7 e 28 de outubro. No dia 7, será o primeiro turno e em 28, o segundo turno, caso seja necessário. Pelos dados do TSE, há 15.351 candidatos a prefeito, 15.491 a vice-prefeito e 442.179 a vereador em todo o país.

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral tem até quarta-feira (8) para requerer a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral. Ao solicitar a segunda via, o eleitor deve esclarecer se quer receber o documento na sua zona eleitoral ou naquela onde a requereu.

No dia 8, terminam os prazos para os órgãos de direção dos partidos políticos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais. O alerta do TSE é para que sejam observados os percentuais mínimo e máximo para candidatos de cada sexo.

Também ocorre na quarta-feira a designação dos locais das mesas eleitorais para o primeiro e segundo turnos, além de ser a data limite para a nomeação dos integrantes das juntas eleitorais.



Gusttavo Lima não quer dividir o mesmo palco com Michel Telló 



Não chamem Gusttavo Lima e Michel Teló para o mesmo palco. De acordo com notícia da coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, empresários de Gusttavo pedem a contratantes que o louro não seja convidado para a mesma noite. Junto com Luan Santana, Gusttavo e Teló disputam título de rei do sertanejo. Com shows lotados e cachês que giram entre R$ 40 mil e R$ 160 mil, eles arrastam uma legião de fãs do gênero.



Novo robô da Nasa pousa com sucesso em Marte


Uma nave que leva o jipe-robô Curiosity da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, pousou com sucesso em uma cratera em Marte. O pouso é parte de uma missão não tripulada que estudará detalhadamente a possibilidade de ter havido vida no planeta.

A nave conseguiu pousar no interior da Cratera de Gale por volta das 2h31 (horário de Brasília), com um conjunto inédito de procedimentos, usando um guindaste e cordas de náilon.

Com a confirmação do pouso na cratera, de 154 quilômetros de diâmetro, a equipe da Nasa em Pasadena, na Califórnia, celebrou o sucesso inicial da missão na qual muitos já trabalham há cerca de dez anos.

A descida pela atmosfera do planeta, após uma viagem de 570 milhões de quilômetros, foi chamada de "sete minutos de terror" em decorrência das manobras de elevado risco que reduziram a velocidade da nave permitindo que as rodas do jipe-robô tocassem a superfície da cratera suavemente.

O veículo deve executar a primeira fase de sua missão em 98 semanas, mas a expectativa é que continue suas pesquisas por cerca de uma década. Geradores de plutônio têm capacidade de fornecer calor e eletricidade por pelo menos 14 anos para a missão. É um sistema de geração de energia diferente do de outras missões que contaram com painéis de energia solar.

O jipe-robô está equipado com ferramentas que podem, entre outras coisas, perfurar rochas e coletar amostras de materiais do planeta. Os estudos começarão em uma montanha localizada no interior da cratera. Ele irá subir a montanha e estudará as pedras sedimentadas ali ao longo de bilhões de anos. O veículo buscará indícios de substâncias que possam ter sido propícias à vida em Marte. Indícios da presença de água no passado de Marte foram detectados em estudos anteriores, feitos a partir de imagens do local.

A missão que enviou o Curiosity a Marte custou US$ 2,5 bilhões. No site da Nasa, é possível ver imagens captadas pelo robô.


Código Penal: Depois de 72 anos de vigência, será reformado 



Depois de 72 anos de vigência, o Código Penal Brasileiro, de 1940, será alvo de modificações. O anteprojeto entregue ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB), no dia 27 de junho, deve ser encaminhado para apreciação dos senadores. Durante sete meses, uma comissão técnica formada por 15 pessoas, entre juristas, procuradores, defensores públicos e advogados, e presidida pelo ministro do Superior Tribunal Justiça (STJ), Gilson Dipp, estudou e montou o texto final.

Com quase 500 páginas, a proposta eliminou tipos penais, criou crimes e decidiu tratar tabus com um viés claramente liberal. Os juristas avançaram em temas polêmicos, como os que ampliam as hipóteses do aborto e que legalizam o uso de drogas. O texto cria possibilidades de as autoridades apurarem e enquadrarem servidores públicos por crime de enriquecimento ilícito; remove os atuais obstáculos legais à comprovação do crime de embriaguez ao volante; criminaliza os jogos de azar, hoje tipificados como uma contravenção, e aumenta as penas por interceptação ilegal de ligações telefônicas e por maus-tratos a animais.

Quatro pessoas são baleadas em Mossoró na noite de sábado




Quatro pessoas de uma mesma família foram baleadas na noite desse sábado (04), no bairro de Quixabeirinha, em Mossoró. A polícia recebeu informações que na casa onde ocorreu o fato funciona um ponto de venda de drogas. Dentre os feridos estava uma criança de 9 anos e um adolescente de 16 anos. Os disparos ocorreram em frente a residência das vítimas localizada na rua Benedita da Silva Saldanha.

Um menino (I.L.S.P, de 9 anos) foi alvejado nas costas e A.S.P, de 16, também ficou ferido. A mãe dos dois, que não quis se identificar para os policiais, foi atingida na calçada de sua residência, com um disparo de arma de fogo. A quarta vítima foi Válber Luan Tavares Soares de 21 anos de idade, sobrinho da dona da casa, que foi alvejado e sofreu fratura exposta na região do joelho da perna direita.



Doze órgãos abrem inscrições no começo desta semana; até R$ 6.900


Pelo menos 12 órgãos abrem inscrições nesta segunda-feira (6) e quarta-feira (8) para 2.296 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Só na Prefeitura de Granja (CE) são 816 vagas. Os salários chegam a R$ 6.900 na Prefeitura de Macaparana (PE).

Os órgãos que abrem as inscrições na segunda-feira para 1.529 vagas são os seguintes: Autarquia Educacional de Araripe, em Pernambuco, Câmara Municipal de Caicó (RN), Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco (MG), Prefeitura de Granja (CE), Prefeitura de Iguatama (MG), Prefeitura de Macaparana (PE), Prefeitura de Realeza (PR) e Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) de Roraima

Na quarta feira (8), Marinha, Ministério Público do Estado do Pará, Prefeitura de Santa Luzia (MG) e Procuradoria Geral do Estado da Bahia abrem inscrições para 767 vagas.



Três pessoas ficam feridas em tiroteio na Zona Leste de Natal


Três pessoas ficaram feridas durante um tiroteio na noite desse domingo (05), na Zona Leste de Natal. O fato aconteceu na rua Patrício Alves, no bairro Mãe Luiza. Entre as vítimas está uma adolescente de quinze anos.

Segundo a polícia, dois homens iniciaram uma confusão, trocaram tiros e ficaram feridos. Os tiros também atingiram a adolescente que estava próxima ao local.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Pronto-socorro Clóvis Sarinho.



Capotamento deixa um morto e dois feridos na BR-304


Um capotamento na BR-304, próximo ao município de Santa Maria, deixou uma vítima fatal no final da tarde desse domingo (05). O veículo modelo Troller, de cor vermelha e placa KGO-4574 de Paulista SP, trafegava pela via, com três ocupantes quando capotou. A informação é do blog O Câmera.

Segundo informações, o veiculo perdeu a cobertura e ficou totalmente destruído, jogando os ocupantes para fora. Os dois sobreviventes receberam os primeiros socorros por socorristas do Samu. E uma pessoa ainda não identificada, que trafegava como carona morreu presa às ferragens.

O transito foi controlado por patrulheiros da Policia Rodoviária Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário