quinta-feira, 23 de agosto de 2012

JN na capital: Um resumo dos fatos que foram destaque nos jornais de Natal.


Diário de Natal 

 

Setor de politrauma do Walfredo pode parar 



A ausência de mudanças no cenário da saúde pública estadual após a decretação do estado de calamidade pública na área fez as entidades do Fórum Estadual da Saúde decidirem retirar o apoio ao Governo do Estado. Agora, o setor de Politrauma do Pronto Socorro Clóvis Sarinho pode parar. Pelo menos é o que está sendo cogitado por médicos do Hospital Mosenhor Walfredo Gurgel (HWG), de acordo com Francisco Braga, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremern) e plantonista da unidade de saúde. O motivo para a paralisação, que ainda será discutida entre os médicos que trabalham no setor, é a precária estrutura da unidade para atender os pacientes, gerados pela superlotação e o desabastecimento de medicamentos no HWG.

O setor de Politrauma é para onde a maioria das vítimas de acidentes em todo o Rio Grande do Norte são encaminhadas pelas ambulâncias de pronto-socorro, principalmente do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu), sendo a principal porta de entrada dos pacientes no HWG. São pessoas que chegam com fraturas, traumatismos cranianos, cortes ou perfurações profundas, entre outros ferimentos sérios. Nessa seção do hospital, quatro médicos atendem por turno, sendo dois cirurgiões por operação médica. Segundo dados da assessoria de comunicação o hospital, entre os dias 5 e 12 deste mês (domingo a domingo) foram atendidos 1.063 pessoas no setor, uma média de 152 por dia.



Médicos ortopedistas param de atender no Hospital Deoclécio Marques


O Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, localizado em Parnamirim, e que realiza atendimentos e procedimentos de traumatologia com médicos ortopedistas da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte- COOPMED, está com os atendimentos paralisados a partir de hoje, 23 de agosto.

De acordo com a categoria, a paralisação acontece em virtude do contrato vencido no dia 7 agosto, e as negociações para um novo contrato estão paradas. Além do contrato vencido, os médicos estão com o pagamento da fatura de junho em atraso e já trabalhavam há 14 dias sem contrato.

O Hospital possui em seu quadro de escalas um grupo com mais 20 ortopedistas que realizam aproximadamente 2 mil atendimentos e 270 cirurgias aos mês.



Conteúdo não previsto em edital altera nota de candidato em concurso no RN


Os desembargadores que integram a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN, à unanimidade de votos, negaram provimento a um recurso, movido pelo Estado, contra um mandado de segurança que deu direito a um candidato, ao cargo de Delegado da Polícia Civil, de ter sua classificação alterada.

A decisão é relacionada ao recurso do Estado (Apelação Cível n° 2011.013061-3), negado pela Câmara, a qual, desta forma, manteve a anulação da questão nº 67 do Concurso, para o cargo de Delegado da Polícia Civil Substituto, em razão da ausência de expressa previsão no edital.

A anulação mantida altera, consequentemente, a classificação do candidato, que moveu o Mandado de Segurança, e atribui um ponto em sua avaliação objetiva.

O Estado argumentou, entre outros pontos, que há impossibilidade de revisão, pelo Poder Judiciário, de notas atribuídas aos candidatos, já que tal questão, por se tratar de mérito administrativo, somente pode ser realizada pela banca examinadora do processo seletivo.

“No entanto, o caso em questão não se trata de infringência ao princípio constitucional da separação dos poderes, mas, tão somente, de imposição ao cumprimento do princípio da legalidade, na medida em que, havendo exigência de conhecimento de conteúdo não especificado no edital, se faz necessária a anulação da questão”, destaca o relator do processo, o desembargador João Rebouças.

Confira como ficou Xuxa morena 



Depois de Lady Gaga, agora é outro ícone platinado que muda de lado. Xuxa, a eterna rainha dos baixinhos, pintou as madeixas para o Hair Fashion Show 2012, que acontecerá no próximo dia 30, em São Paulo.

“Nunca tinha pintado meu cabelo antes. Meu tinturista é Deus e ele é muito caro. Resolvi pintar de castanho porque sabia que teriam muito cuidado com os meus fios. Quando me vi pela primeira vez no espelho eu pensei: lindíssima! Quando eu morava em Bento Ribeiro (subúrbio do Rio), minha mãe desenhou a Branca de Neve no meu quarto e eu ficava pedindo a Deus para ser morena igual a princesa,” declarou a ex-loira.



O Jornal de Hoje

Dom Jaime Vieira afirma que Igreja é contrária a qualquer tipo de aborto



O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, afirmou esta manhã que, independentemente de quem seja o autor, a proposta que visa “ampliar a oferta de serviço de interrupção da gravidez”, mesmo nos casos permitidos em Lei, conforme propõe o candidato do PDT a prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, caso eleito em outubro, “poderá facilitar” a procura por este tipo de procedimento, inclusive em casos em que a Igreja é contrária ao aborto, como na situação de estupro, por exemplo. Dom Jaime também se colocou contrário ao ensino anti-homofóbico nas escolas da rede de ensino fundamental de Natal.

“A posição da Igreja sobre o aborto está definida e clara. É importante que as pessoas tenham toda a condição, no caso a mulher, de ter o seu filho e não se sentir, por nenhum outro motivo ou manifestação de religião ou de concepção, como que obrigada a se livrar de uma gravidez por falta de condições para ter uma criança. De modo nenhum estamos a favor da prática do aborto, mas bom seria que as mulheres tivessem todas as condições de darem à luz, terem os seus filhos porque, normalmente, ninguém quer praticar o aborto, que é um ato terrível para a vida da pessoa, que ficará, para o resto da vida, com uma sequela do ponto de vista humano-psicológico”, dissertou Dom Jaime, em entrevista no início da tarde desta quarta-feira ao Jornal de Hoje.


TRE ainda tem quase 300 processos de candidaturas para julgar em um dia


O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN) bem que tentou mas, na véspera de terminar o prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os regionais analisassem os recursos dos pedidos de registro de candidatura, ainda tem 272 processos para julgar. E, apesar de ainda não confirmar oficialmente, o órgão deve pedir um prazo maior para cumprir essa etapa, até porque ainda hoje há zonas eleitorais que ainda não mandaram processos.

E isso porque o prazo que a Justiça analisasse os pedidos em primeira instância terminou ainda no dia 5 deste mês. Claro que os magistrados não são os únicos culpados por esse descumprimento dos prazos eleitorais. Afinal, segundo a assessoria de comunicação do TRE, a própria Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) ainda está analisando alguns processos para envio de seus pareceres aos julgadores.


Médicos do RN intensificarão movimento grevista


Os médicos do Estado decidiram continuar a greve, que já dura quase quatro meses, e intensificar o movimento. A decisão foi tomada na noite de ontem, após assembleia realizada na sede do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed).

No início do movimento paredista, em 28 de abril, além de melhores condições de trabalho, a categoria reivindicava um aumento de 7% no salário base e 22% em gratificação para quem está na ativa. Já no último dia 7 de agosto, o Sindicato apresentou uma nova proposta, de reajuste salarial de 10%, sendo 5% em setembro e mais 5% em dezembro e para que nos próximos 120 dias sejam discutidos outros pontos pleiteados como o aumento de gratificação, piso da Fenam e condições de trabalho para serem analisadas por uma comissão. “Não adianta insistir numa proposta mais ampla neste momento, porque queremos sair da greve”, disse o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira.


RN integra grupo de estados que recebem o curso de especialização do Hospital Sírio-Libanês 



Na manhã desta quarta-feira (22) foi realizada, no auditório da Universidade Potiguar em Natal, a solenidade de abertura dos cursos de especialização do Projeto “Gestão da Clínica no Sistema Único de Saúde (SUS)”. Os cursos são oferecidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL) em parceria com Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

O evento contou com uma videoconferência marcando a abertura nacional dos cursos nas 10 regiões de saúde contempladas: Natal/RN, Belém/PA, Fortaleza/CE, Maceió/AL, Aracaju/SE, Vitória/ES, Campo Grande/MS, João Pessoa/PB, Vitória/ES e Florianópolis/SC. O projeto tem como meta envolver 70 regiões de saúde no Brasil. As outras 60 regiões serão definidas na segunda e terceira edições do projeto, totalizando 8.640 profissionais qualificados em todo o país.


Novatos podem ser novidade no clássico


Desembarcar em Natal, ser recebido no novo clube, conhecer os novos companheiros e a comissão técnica, treinar e estrear. Esse é um procedimento normal para os atletas profissionais de futebol. Praticamente nômades, em constante mudança, essa rotina não é novidade pra ninguém. O grande diferencial do ABC e do América para este final de semana é que alguns atletas recém contratados podem ser o grande diferencial para o clássico deste final de semana, no Nazarenão, em Goianinha.

No América o técnico Roberto Fernandes já pode contar com o meia Thiaguinho. O jogador estava no Sport Recife, chegou, aprimorou a parte física e agora já teve seu nome publicado no Boletim Informativo da CBF, estando apto para entrar em campo. Sem contar com Wanderson, Roberto Fernandes pode até adaptar o jogador para a função. Outra preocupação é o ala direito Norberto, que segue entregue ao departamento médico e deve ser reavaliado na quinta-feira. O meia Fabinho está liberado e já treina com o grupo. Invicto nos jogos contra o ABC, Roberto Fernandes traça metas em relação a pontuação para esta primeira fase.

 

Tribuna do Norte



Servidores do Itep entram em greve próximo dia 3 


O Governo do Estado tem até o dia 03 de setembro para negociar com funcionários do Instituto Técnico-Científico (Itep-RN) a criação da Lei Orgânica e o Estatuto da entidade. Caso a reivindicação não seja atendida, a categoria vai entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia no final da tarde de ontem (23) na sede do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol).

A categoria realizou uma paralisação de advertência durante todo o dia de ontem para forçar uma negociação. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rego, se comprometeu a levar a pauta dos funcionários do ITEP para o chefe do Gabinete Civil, mas ele não deu nenhuma resposta à categoria.


Em fuga, homem bate em caminhão após tentar matar dois em Mãe Luíza



A noite da quarta-feira (22) foi de violência em Mãe Luíza. Um homem identificado pela Polícia Militar como Alexsandro Ferreira da Silva foi preso durante tentativa de fuga, após atirar contra dois homens na rua João XXIII. A prisão ocorreu na avenida Deodoro da Fonseca, próximo à catedral Metropolitana de Natal, depois que o suspeito em um caminhão.

De acordo com informações da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 21h de ontem. Testemunhas acionaram a Polícia após relatarem que o homem conhecido como "Sandro Magão" atirou em dois homens identificados como Gerson e Deivson. O primeiro foi alvejado na cabeça e no braço, enquanto o segundo recebeu um disparo no peito. Após o ocorrido, o bandido fugiu em uma Pajero roubada. Foi quando teve início a perseguição.


Fiscais agropecuários protestam distribuindo ovos 




Os fiscais federais agropecuários, em protesto a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de finalizar a greve da categoria, decidiram distribuir mil caixas de ovos em frente à superintendência do Ministério da Agricultura, em Natal.

O movimento que está sendo organizado pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) acontece desde as 9h na avenida Hildebrando de Góis, 150, no bairro da Ribeira.

Os fiscais agropecuários pedem a volta do Ministério do Planejamento imediatamente às negociações da greve.

Campanha de vacinação para menores de cinco anos termina amanhã


Termina amanhã (24) a campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil em todo o país. O último balanço do Ministério da Saúde mostrou que mais de 3 milhões de crianças menores de 5 anos já compareceram aos postos de saúde.

Desse total, 845.455 mil foram vacinadas contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, coqueluche e meningite. O número representa 28% do total de crianças que visitaram os postos de vacinação, sendo que nem todas precisaram tomar alguma vacina porque já estavam com a caderneta em dia.

O objetivo da ação, segundo o governo, é reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas.

Estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Oral contra a Poliomielite (VOP), lançadas este ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e meningite) e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.

Durante a campanha, menores de 5 anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

Com informações da Agência Brasil


Polícia Militar escala 500 homens para o dia do clássico 


Cel. Alarico

O coronel Alarico Azevedo, subcomandante de policiamento metropolitano da polícia militar, garante a segurança dos torcedores e dos times, para o clássico de sábado, entre América e ABC, no estádio Nazarenão, pela última rodada do primeiro turno da série B do Brasileiro. "Vamos disponibilizar 250 policiais, homens e mulheres, para dar o apoio necessário ao policiamento do interior, que é o responsável pela segurança do estádio Nazarenão. A previsão é de que 500 policiais trabalhem no clássico, para dar toda segurança aos torcedores e também aos times", afirmou Alarico.

O efetivo vai ser divido em pontos estratégicos ao dentro e ao redor do Nazarenão. O batalhão do choque, assim como o policiamento feminino, vão ficar dentro do estádio, dando segurança aos torcedores, dirigentes, árbitros e no dever de impedir qualquer tumulto que possa ocorrer. "Isso é uma tendência em todos os estádios do Brasil. A Polícia Militar está designando unidades para atuarem dentro dos estádio e aqui no Rio Grande do Norte escolhemos o Choque, para fazer a segurança interna. Estamos fazendo isso desde o campeonato estadual e em jogos de risco, como os clássicos e também com equipes de fora, como o Ceará, CRB", informou o subcomandante de policiamento metropolitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário