terça-feira, 7 de agosto de 2012

Blogueiro não entende, pega AR, se faz de vítima e parte para o ataque.


O blogueiro Eurípedes Dias utilizou o seu espaço na blogosfera, blog do Eurípedes dias, para destilar todo o seu veneno e arsenal de baixarias contra aminha pessoa. O fato foi motivado por uma matéria publicada, no blog Jandaíra News, nesta segunda feira, intitulada “O samba do crioulo doido”. O blogueiro não entendeu ou, pelo menos fingiu que não entendeu, que o blog Jandaíra News, apenas, publicou um fato noticioso com todo o respeito que a questão e o público merecem.

Eurípedes precisa aprender muita coisa. Primeiro: A expressão “O samba do crioulo doido” é uma gíria utilizada pelos jornalistas para definir, com irreverencia, algo que se apresenta de forma desordenada, confusa e até mesmo bagunçada. Essa expressão é muito comum quando os comentaristas falam sobre alguns setores do serviço público.

Não foi nenhuma ofensa ao blogueiro do tipo que ele costuma fazer contra quem ousa criticar, de alguma forma, o seu trabalho. Como ele já fez em outras oportunidades. 

Segundo: Quem está no meio da comunicação tem que aceitar todos os tipos de críticas. Nós, jornalistas, não somos os donos da verdade, somos passíveis de equívocos. Eu mesmo devo ter cometido os meus, e sendo assim, tenho que aceitar críticas.

Nesta segunda feira, por exemplo, critiquei, por meio do facebook, a forma como o Jornal Nacional, o jornal mais assistido do telejornalismo brasileiro, abordou o julgamento do mensalão. Se o blogueiro não aceita críticas a sua postura, esse, definitivamente, não é o seu ramo.  

Terceiro: O blogueiro também precisa entender que o jornalista não produz o fato. O fato acontece e o jornalista vai atrás. Foi isso que aconteceu. O blogueiro Eurípedes Dias tem uma posição partidária confusa, que influencia o seu trabalho e que parece mesmo um samba do crioulo doido. Não sou só eu que penso assim. Bastar ver os comentários no facebook, como os comentários publicados de Ana Patrícia e de Teresilda Macedo, além do de Josivaldo Graciano Avelino que publicou: Quem diabo sabe em quem tu vota?   

Quarto: A participação do blogueiro na carreata da oposição utilizando adesivos na camisa, fazendo o V da vitória de Beto Roque e as fotos postadas em sua própria conta no facebook, no princípio sem nenhuma explicação para o fato, deixou evidente que o blogueiro, mais uma das tantas vezes, tinha mudado de lado. O blogueiro precisa entender que esse fato foi um fato noticioso, uma vez, que ele se diz “o blogueiro mais acessado da cidade”.

Quinto: o blogueiro também precisa aprender que em comunicação existe uma ferramenta, largamente utilizada, chamada correspondência. Quando o jornalista não vai ao local do fato, ele simplesmente utiliza informações passadas e checadas com outras fontes de informação para publicar as informações.

O blogueiro esqueceu que, eu mesmo trabalhei para o blog dele dessa forma. Fiz várias matérias para o seu blog, de graça e sem precisar ir a Jandaíra. Quer dizer que quando eu trabalhava para ele, dessa forma, era tudo lindo e maravilhoso? Agora que eu tenho um trabalho particular, ele tenta desqualificar a minha produção feita por correspondência, assim como fiz para ele? 

Ataques pessoais

O blogueiro, mais uma vez, perdeu a compostura e tentou desqualificar a minha imagem. Quem conhece a residência do meu pai, como ele se referiu, sabe que não é nenhuma mansão, queria eu que fosse!

É uma casa no padrão de classe média baixa, localizada em um bairro também de classe média baixa e que tem uma piscina necessária ao trabalho de terapia ocupacional da minha irmã, que tem Síndrome de Down e também apresenta sintomas de Autismo. 

O blogueiro conhece muito bem a minha família e sabe muito bem disso, contudo, para ele os fins justificam os meios e para chegar onde pretende não importa a quem vai ferir, dessa forma, utiliza dos artifícios mais baixos para tentar ganhar uma confiança que jamais vai ter, onde quer que ele esteja.

A verdade sobre a parceria com a Tropical

Com relação ao questionamento sobre uma parceria com a Rede Tropical, empresa da qual fui funcionário, o que o blogueiro afirma não é verdade. Ele não tem nenhuma parceria com a empresa, até porque o programa citado não é um programa da TV. É um programa independente que aluga um horário e por isso paga muito caro a empresa.

E mesmo que tivesse, o que eu tenho a haver com isso? Eu apenas fui funcionário da empresa! Não sou sócio dela! Além do mais, não preciso fazer parceria alguma pra conquistar a confiança do meu público.

Acessos: será verdade?

Sobre a quantidade de acessos que ele afirma ter, quem é blogueiro sabe muito bem que qualquer um pode aumentar a quantidade de acessos do seu blog o quanto quiser. Eu não faço isso, porque não quero me enganar. Prefiro publicar minhas matérias e observar a repercussão que elas têm.

Também não estou preocupado com acessos, prefiro os meus duzentos leitores por dia do que uma montanha de acessos, apenas para ver fotos, que servem para nada. Não sou colunista social, sou jornalista e gosto de provocar o debate em torno dos problemas do município. Quero um espaço que seja necessário a evolução social da cidade e não algo que produz cultura inútil.

Afastamento

Quanto ao fato de não ir a Jandaíra, é bem verdade que me afastei do município não por vontade própria, mas por circunstâncias que me obrigam a permanecer, em Natal, principalmente nos finais de semana, dias em que tenho compromissos contratuais na área de transporte com uma igreja evangélica. Esse é um fato que o blogueiro também tem conhecimento, mas, mais uma vez, ele se utiliza de recursos baixos para tentar desqualificar a minha pessoa.

O cidadão jandairense e o próprio blogueiro são testemunhas de que quando tive oportunidades para viver em Jandaíra e utilizar os meus conhecimentos para produzir instrumentos capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas, eu não pensei duas vezes e me mudei de mala e cuia pra minha terra. Fui inquilino de Doutor em uma das casas ao lado da Igreja Matriz, residência que o blogueiro frequentava tanto.

Desviar o foco

Por fim, quero pedir desculpas ao meu leitor por ter ocupado este espaço com um problema particular. Vou fazer o possível para que isso não se repita. Já entendi a pretensão dos politiqueiros de plantão. 

Eles estão tentando desviar o foco e ocupar o espaço com bobagens ao invés de explorar os assuntos, realmente pertinentes ao cidadão jandairense. Da mesma forma, querem provocar um fato novo que mude o rumo do processo eleitoral em Jandaíra. Não vou cair nessa, até porque, certas coisas pra mim tanto faz.

Um comentário:

  1. ok wendel e um prazer comentar esse assunto no teu blog, acho q alguns blogueiros estão fugindo da realidade, e não cumprindo com o q se deve informação,imparcialidade e acima d tudo competencia,alguns so vÊem a politica. e não a informação, e prestação de serviço aos cidadãos jandairense,alguns adoooram polêmicas p estar sempre na midia,porisso mais uma vez te parabenizo,manda sempre um abraço p nós q fazemos a radio cidade do mel em jandaira,valeu querido de seu leitor aciduo, naldo fernandes,

    ResponderExcluir