Google+ Followers

terça-feira, 18 de junho de 2013

Prefeitura de Jandaíra garante qualidade da merenda e preço justo aos produtores rurais







Garantir a venda, preço justo aos produtores rurais e qualidade na alimentação. Esse é o sentido do Programa de Aquisição de Alimentos implantado pela primeira vez em Jandaíra com compra direta e produtos de base ecológica.

A ação da prefeitura local, além de garantir a compra dos produtos com preço de mercado, está levando alimentação saudável para as escolas, programas do Governo Federal (PETI, Centro de Idosos, Creches) e hospital. 

De acordo com o depoimento de Francisco Carlos, produtor agrícola do Distrito do Cabeço, o preço pago pela prefeitura é justo e está de acordo com o preço do mercado. “Se os produtores fossem vender a um atravessador, os produtores teriam prejuízos que tornariam o negócio insustentável”.

“A prefeitura tá pagando o preço justo pra gente. Se fosse vender a um atravessador, seria pela metade desse preço. Assim, dá pra aumentar a produção e se a prefeitura quiser, eu e muitos outros podemos produzir o ano inteiro”. Comentou Francisco Carlos.

Na última entrega, feita na manhã desta segunda feira, no setor de alimentação escolar do município, os produtores entregaram aproximadamente 200 kg de alimentos. Os produtos fornecidos foram tomate cereja, quiabo, coentro e beterraba, produzidos sem agrotóxico, totalmente livres de produtos tóxicos.

Para Francisco Melo, o município tem potencial de produção bastava esse incentivo. A parte burocrática para fornecimento de notas fiscais e recibos é feita pela EMATER. O produtor precisa apenas produzir.

Atualmente, a prefeitura está com sete produtores cadastrados, mas de acordo com Jocelino Dantas, secretário de agricultura, o município já tem autorização para ampliar esse número.














Nenhum comentário:

Postar um comentário