sábado, 22 de setembro de 2012

JN na capital, um resumo dos fatos que foram destaque nos jornais de Natal.


O Jornal de Hoje


Carlos Eduardo abre 14% de vantagem e venceira eleição no primeiro turno


Num dia, o cenário é um. No outro, totalmente diferente. Depois que O Jornal de Hoje publicou a pesquisa do instituto Perfil demonstrando uma clara tendência de que a eleição em Natal não deve ser decidida no dia 7 de outubro, na manhã de hoje, a Consult Pesquisa, em parceria com a rádio 96 FM, divulgou um novo levantamento, em que praticamente descarta a possibilidade de segundo turno na capital do Estado. Isso porque a vantagem de Carlos Eduardo Alves, do PDT, é de 14 pontos percentuais, maior inclusive que o número de indecisos, que é de 13,5%.

Esses são dados da pesquisa estimulada. Carlos Eduardo apareceu com 44,6% (8% a mais que na pesquisa da Perfil) e a soma de todos os adversários (que seriam os votos válidos) é 30,4%, ou seja, uma diferente de 14,2%. Além de Carlos Eduardo, Hermano Morais, do PMDB, também cresceu. O candidato segundo lugar nas pesquisas apareceu na da Consult com 16,8% – no levantamento da Perfil, ele teve 14,19%.

Fernando Mineiro, do PT, também cresceu e ultrapassou Rogério Marinho, do PSDB. O petista saiu de 6,29% demonstrados na pesquisa da Perfil, para 7,2% no levantamento da Consult. Por outro lado, Rogério Marinho caiu. O tucano apareceu no levantamento de hoje com apenas 5,8%, enquanto no de quinta-feira conseguiu 6,99%.

De 1,2% apontados para Robério Paulino pela Perfil, o candidato do PSOL conseguiu apenas 0,5% na Consult. Roberto Lopes, do PCB, teve 0,3% na quinta-feira e 0,1% no divulgado hoje. O número de brancos e nulos também diminuiu. Saiu de 12.09% para 11,5% segundo o levantamento divulgado pela Consult.

INDECISOS


Contudo, a maior regressão nos números foram mesmo no que diz respeito ao número de indecisos. A pesquisa estimulada da Perfil, realizada entre os dias 12 e 13 deste mês mostraram que 22,48% dos entrevistados ainda não haviam se decidido sobre em qual candidato votar. Na estimulada da Consult, realizada entre os dias 17 e 19, o número foi de 13,5%, quase dez pontos percentuais a menos.

Baseado de que o universo das duas pesquisas foi o eleitorado de Natal, de 526,4 mil eleitores aptos a votar no dia 7 de outubro, isso é o mesmo que dizer que nos dias 12 e 13 eram 118 mil indecisos e, nos dias 17 e 19, eram apenas 71 mil. Em cinco dias, quase 50 mil pessoas escolheram seus eleitores, de acordo com as duas diferentes pesquisas.

Carlos Eduardo, por outro lado, cresceu de forma surpreendente, sobretudo, se considerado que foi neste mês que foram divulgados os mais de 100 processos que o ex-prefeito responde no Tribunal de Contas da União (TCU), além dos casos de “descontrole” e respostas agressivas a Hermano Morais, Micarla de Sousa e o primo, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

A pesquisa Consult mostra que Carlos Eduardo cresceu de 36,46% para 44,6%. Isso é o mesmo que dizer que o ex-prefeito, mesmo com todos esses fatos contrários, ganhou cerca de 43 mil eleitores. Além disso, é possível calcular, também, que a vantagem do candidato do PDT sobre os adversários seria, baseado nos números da Consult, de 74,7 mil eleitores natalenses.

Os números divulgados pela Perfil na quinta-feira demonstravam que o segundo turno se aproximava pelo fato da distância entre Carlos Eduardo ter se reduzido de 14% para apenas 7,5% em cerca de duas semanas. Com este percentual, o segundo turno seria uma tendência em Natal, uma vez que o número representava apenas 40 mil eleitores dos 118 mil que ainda estavam indecisos segundo o levantamento.

ESPONTÂNEA


Além da pesquisa estimulada, se destaca também o crescimento dos candidatos na pesquisa espontânea da Consult. De 33,47% conseguidos na Perfil por Carlos Eduardo, por exemplo, o ex-prefeito chegou aos 39,5%. Hermano Morais saiu de 12,99% para 14%. Mineiro e Rogério Marinho, porém, caíram. O petista foi de 5,59% para 5,4%. O tucano, de 5,49% para 4,6%.

Na pesquisa espontânea, no entanto, o número de indecisos até que permaneceu elevado, principalmente, se considerado que quando foi feita a pesquisa, faltavam menos de 20 dias para o pleito eleitoral. A Consult constatou a existência de 25,7% de indecisos na questão espontânea.


Justiça Federal determina mandado de busca e apreensão em sindicatos e empresas salineiras de Mossoró




A Justiça Federal do Rio Grande do Norte expediu sete mandados de busca e apreensão para serem cumpridos em sindicatos e empresas do ramo salineiro na cidade de Mossoró. A decisão foi do Juiz Federal André Dias Fernandes, da 8ª Vara Federal. As diligências recaem sobre a investigação feita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que apura a conduta ilícita das entidades, onde estaria sendo praticado o cartel.

Para pedir os mandados de busca e apreensão, o CADE argumentou que investigação em curso mostrou suposta prática ilícita da empresa Sociedad Anónima Empresa Marítima (Empremar S.A.), que estaria praticando “dumping”, onde há indícios de formação de cartel entre empresas salineiras do Nordeste, com o apoio ou sob a coordenação de sindicatos do setor.
Superlotação do Centro Obstétrico do Hospital Santa Catarina traz transtornos às parturientes

Com o fechamento das maternidades Professor Leide Morais, na zona Norte, de Felipe Camarão e das Quintas, em virtude da suspensão do atendimento dos médicos da Cooperativa Médica desde o dia 12 de setembro, o Centro Obstétrico do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, conhecido como Hospital Santa Catarina, tem recebido a demanda de Natal e dos municípios do Litoral Norte. Nos últimos quatro dias, o espaço que comporta apenas 18 parturientes estava atendendo o dobro da capacidade. Na manhã desta sexta-feira (21), cerca de 40 parturientes esperavam o momento do parto.

Diante do número elevado de gestantes e como não há macas suficientes para atender a demanda, algumas parturientes aguardavam sentadas no corredor ou em pé a espera do parto. Enquanto a reportagem d’O Jornal de Hoje esteve no Centro Obstétrico, uma senhora, que não quis se identificar, esperava, desde a manhã de ontem, pelo parto. Ela estava com nove centímetros de dilatação e sentindo fortes dores. Como não havia camisolas para todas as gestantes, ela estava enrolada com um lençol e agonizava de dores em pé no corredor. Depois que a reportagem chegou ao local, ela foi encaminhada à sala de parto.


Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em estrada carroçável na comunidade Pau Brasil 




Um homem ainda não identificado foi encontrado morto em uma estrada carroçável, na comunidade de Pau Brasil, em São José de Mipibu. A vítima foi morta com tiros na cabeça e jogada próximo a um canavial.

De acordo com o capitão Denilson, do 3º Batalhão da PM, o assassinato pode ter ocorrido em um outro local e o corpo desovado nessa estrada. “Ainda é muito cedo para dizermos como ocorreu o crime, mas existem evidências que serão apuradas pela polícia técnica que dão conta que o jovem foi morto em outro ponto”, disse.

A vítima, que não portava identificação, foi morta com tiros no rosto e no tórax. O corpo foi encontrado por moradores da comunidade que imediatamente ligaram para o Ciosp.


Auditores fiscais realizam paralisação de advertência 




Neste 21 de setembro é celebrado o dia do Auditor Fiscal. Mas no lugar de comemorações, os auditores do Rio Grande do Norte decidiram realizar um protesto. O movimento aconteceu pela manhã em frente à Secretaria de Estado da Tributação (SET) onde cerca de 70 se fizeram presentes reivindicando a valorização da categoria.

Os auditores reivindicam o cumprimento de Reajustamento da produtividade dos auditores fiscais que prevê aumento de salário quando metas de arrecadação estabelecidas fossem alcançadas. Há dois anos o Governo do Estado não cumpre esse compromisso apesar de o fisco ter ultrapassado as metas.

Portadores de deficiências lutam por igualdade social 




Hoje, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi instituída em 1982 durante um Encontro Nacional com todas as entidades nacionais que representavam o segmento.

A luta dos portadores de necessidades especiais é constante e este dia serve com o um momento de reflexão, análise das conquistas obtidas e desafios futuros, mostrando a importância da luta de todos os portadores de deficiência, seja física, mental ou sensorial (cegos e surdos-mudos).

Após novela, Ganso fecha com o São Paulo 


Paulo Henrique Ganso é, finalmente, jogador do São Paulo. O contrato do meio-campista com o clube foi assinado na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro, em uma reunião com representantes de Santos, São Paulo e do grupo DIS, detentor da maior parte dos direitos do atleta. O vínculo de Ganso com o novo time será de 5 anos.

Em entrevista ao site oficial do São Paulo, o novo camisa 8 comentou os motivos que o levaram a escolher o time tricolor, e disse que a vontade de defender o clube da capital superou até mesmo o assédio de outros clubes brasileiros. “Estou muito feliz. Uma alegria enorme. Um desejo realizado. Desde que o São Paulo mostrou interesse em me contratar, minha disposição era acertar logo. Agradeço o interesse dos outros clubes, mas o São Paulo mexeu comigo. Agora que deu tudo certo, não vejo a hora retribuir todo esse esforço da diretoria dentro de campo e representar bem a nação tricolor”, afirmou.

Ganso também falou sobre o peso dos títulos na decisão. “O que mais pesou foi o histórico do clube, com sua história de grandeza, conquistas e ídolos. Muitas pessoas conversaram comigo, como o Pita (ex-meia de São Paulo e Santos), que mostrou como foi importante o São Paulo na carreira dele”, concluiu.

O jogador fará exames médicos e a apresentação deve acontecer no domingo, já no estádio do Morumbi, antes do duelo contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Para contar com Ganso, o São Paulo vai pagar à vista ao Santos o valor de R$ 23,914 milhões, referentes aos 45% dos direitos do jogador. A partir de agora, a DiS passará a ter 68% dos direitos de Ganso; o São Paulo ficará com 32%. O time paulistano também concordou com outra exigência da cúpula alvinegra, que terá direito a 5% do dinheiro em uma possível futura venda do meia.




Tribuna do Norte


Urnas eletrônicas serão distribuídas na terça-feira


A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) começa na segunda, 24, a preparação de 2.444 urnas que serão transportadas para o interior do Rio Grande do Norte. O trabalho é feito no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), em Morro Branco. No dia seguinte (terça-feira, 25) começa a ser feito, com apoio logístico dos Correios, o transporte desse primeiro lote de urnas eletrônicas para os municípios. Ao longo de quatro dias - até 28/09 - o TRE-RN despachará urnas para 19 zonas eleitorais do interior.

Além de dados sobre zona e seção eleitoral, as urnas destinadas a cada município, recebem informações sobre os eleitores e os candidatos a prefeito e vereadores. Depois, da carga de dados, as urnas são lacradas e, no dia seguinte, despachadas. Segundo o TRE-RN a greve nos Correios - mesmo que o movimento se estenda até a próxima semana - não compromete o transporte das urnas, por se tratar de serviço essencial.

Segundo o secretário de Tecnologia de Informação do TRE-RN, Mozart Medeiros, um segundo lote de urnas será preparado de 27 a 29/09. São 2.408 urnas destinadas as nove zonas eleitorais de Natal, Macaíba, Parnamirim, Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante. Elas receberão a carga de informações do pleito e serão lacradas. No sábado, 6, véspera das eleições, essas urnas são transportadas para as respectivas zonas eleitorais.


TSE libera campanhas até decisão em última instância


O Tribunal Superior Eleitoral reformou a decisão do TRE do Rio Grande do Norte que havia proibido os candidatos com registros negados de fazerem campanha eleitoral. O entendimento da Corte máxima da Justiça Eleitoral é que as campanhas podem permanecer até a decisão final do TSE.

O ministro relator do processo, Dias Toffoli, citou, como fundamento da sua decisão, o artigo 16-A da Lei nº 9.504/97, que assim destaca:"Art. 16-A. O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior. (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009)".

O ministro do TSE considerou plausível reformar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, já que poderia comprometer aqueles candidatos cujos registros estão em grau de recurso, mas poderão ser deferidos. "Observo, portanto, que os requisitos para o deferimento da liminar estão presentes na espécie, haja vista a plausibilidade da alegação de descumprimento, pelo TRE/RN, do disposto no mencionado dispositivo da Lei das Eleições, além da presença do periculum in mora, diante da proximidade do pleito", disse Dias Toffoli na decisão.


ABC derrota o Guarani no Frasqueirão por 3x1 




O ABC venceu o Guarani, na noite dessa sexta-feira, por 3x1, e subiu três posições na classificação da série B do Brasileiro. Saiu da 15ª colocação e agora é o 12ª, com 32 pontos. Os gols, todos marcados no segundo tempo, fora de Adriano Pardal e Pedro Silva, ambos de pênalti e Diego Clementino. Os visitantes descontaram com Ronaldo, também de pênalti, já no final da partida. Com o resultado, a equipe potiguar abriu sete pontos da zona de rebaixamento, já que o Guaratinguetá/SP foi derrotado pelo Avaí e estacionou nos 25 pontos. O próximo compromisso abecedista na competição é na terça-feira, contra o ASA, novamente no Frasqueirão.


América enfrenta a equipe do ASA 




O técnico do América, Roberto Fernandes, tem vários desfalques para a partida de hoje, às 21h, contra o ASA, em Arapiraca, no estádio Municipal da cidade alagoana, jogo válido pela 26ª rodada da série B do Brasileiro. Os problemas começam na defesa: os laterais esquerdos Wanderson, titular e Gustavo, reserva, estão fora do compromisso de logo mais, por recomendação médica. Com isso, o jovem Bruno, das categorias de base do clube deve ganhar sua primeira chance no campeonato. Mas, os maiores problemas estão no meio campo: os volantes Márcio Passos, suspenso, e Ricardo Baiano, com dores musculares, também ficam de fora. O camisa 10 americano, Netinho, é outro desfalque certo. O jogador reclamou de dores e foi vetado. Além disso, o atacante Max fica de fora por ter sido flagrado no exame antidoping durante a semana.




Diário de Natal


Polícia prende acusado de aterrorizar cidade na Grande Natal 




A Polícia Civil em Macaíba prendeu nessa sexta-feira (21), um jovem identificado como Laércio Araújo Filho, conhecido como "Laercinho", e apontado pela polícia como atual inimigo número 1 da cidade. Ele é acusado de vários crimes, inclusive homicídio, e era temido até mesmo pelas "gangues" rivais.

O acusado foi preso após a força de mandado de prisão expedido pelo juízo da comarca em Macaíba, referindo-se a responsabilidade do assassinato de Eliemerson Fernandes Silva, no dia 16 de agosto deste ano, e na mesma ocasião ter baleado outro jovem identificado como Ítalo.



Comerciante é preso no interior por venda ilegal de medicamentos e munições 





Na manhã dessa sexta-feira, 21, no centro do município de Felipe Guerra, situado a 351 km de distãncia de Natal,uma operação conjunta entre Ministério Público e Polícias Militar e Civil, em cumprimento de mandado de busca e apreensão em residência e comércio, prenderam um comerciante identificado até o momento como Neto de Deto. Na ocasião, os policiais apreenderam uma grande quantidade de diversos medicamentos, como também antibióticos do tipo, tetraciclina, amoxicilina e azitromicina, que eram comercializados sem nenhuma restrição.

Foi feita também a apreensão de munições como, pólvora, chumbo e espoleta, o qual tem a venda restrita e controlada pelo Exército brasileiro. Também foi apreendia a quantia de um pouco mais de R$ 18.000(dezoito mil reais).

O acusado foi encaminhado junto com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Civil de Apodi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário