quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Laboratório corrige informações. Pedra Preta foi o epicentro de vários tremores.



Inicialmente, o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal havia informado, por meio de um aluno, a ocorrência de dois tremores com epicentro em João Câmara, mas a chefia do laboratório confirmou a ocorrência de vários tremores de terra com epicentro no município de Pedra Preta.

Ontem, terça feira 11, e hoje ocorreram vários tremores os de maiores magnitudes ocorreram ontem, às 20:05, de magnitude 2.7, e hoje, às 15:06, com magnitude 3.0.

A atividade sísmica nessa região teve seu início em dezembro de 2010 e, desde então, em várias oportunidades, a população tem sentido tremores.

Sobre o apagão, na noite de ontem, quando o município de Jandaíra ficou sem energia elétrica por horas, o laboratório não confirmou relação entre os tremores e a falta de energia. A assessoria de comunicação da Cosern também não soube informar o motivo.


Figura 1: Mapa de localização epicentral. O epicentro é denotado pela estrela vermelha. Os triângulos vermelhos indicam as estações de Riachuelo (RCBR) e de Pedra Preta (ACPP).


O registro do evento de maior magnitude pela estação de Riachuelo é mostrado na Figura 2.




Nenhum comentário:

Postar um comentário