quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Os eleitos não receberam apenas um canudo, mas uma grande responsabilidade.



Nesta terça feira (18), o dia foi dedicado à entrega dos diplomas aos prefeitos vice-prefeitos e vereadores eleitos dos municípios de Jandaíra, João Câmara, Jardim de Angicos, Parazinho e Bento Fernandes. A Solenidade, realizada no fórum da comarca de João Câmara, foi marcada pelo glamour, emoção e muita concorrência por parte dos interessados em acompanhar o evento.

O Blog Jandaíra News, não por acaso, levou falta. Reconhecidamente, a solenidade, além de importante para os diplomados é uma formalidade exigida pela constituição. Aos diplomados, os cordiais parabéns! No entanto, o serviço público vai tão além, que o evento se torna uma mera formalidade.

Nenhum dos potentes flashes, holofotes ou lentes de longo alcance que, em alguns, despertam notoriedade conseguem enxergar o infinito. Os diplomados receberam, não apenas um diploma, mas responsabilidades que poucos conseguem entender e, daqueles que entendem, poucos conseguem suportar.

O serviço público é visto pela sociedade como algo burocrático, muito caro e que não atinge os seus objetivos. Isso acontece em função do mau uso da máquina pública pelas diversas razões que a sociedade já conhece (Interesse particular, desonestidade, falta de vontade política e de competência...).

As gestões que receberam, do povo, a missão de continuidade, como é o caso de João Câmara por exemplo, o sentido do trabalho é ampliar a evolução. Já para quem está começando, o trabalho será mais difícil. No início, a gestão sofre para entender como a máquina funciona. Algo que acontece com todo mundo.

Imagino que alguns diplomados receberam o primeiro canudo na vida. O que nos lembra de certo torneiro mecânico que foi às lágrimas ao pronunciar que o primeiro diploma que recebia na sua vida era o diploma de presidente do seu país.

Para ser gestor não precisa ser especialista, mestre nem doutor. Se for é bom, mas honestidade, dedicação, vontade de aprender e de fazer, responsabilidade e interesse público são atributos melhores.

Mais uma vez, parabéns aos diplomados e que essa data se repita para todos, caso consigam entender e suportar as responsabilidades que receberam.


Fotos: Facebook de Stenio Souza.








Nenhum comentário:

Postar um comentário