terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ministério Público Federal investiga obra do estádio de Jandaíra


A Procuradoria Geral da República abriu Inquérito Civil Público para investigar a obra de execução do estádio de futebol do município de Jandaíra. A construção está paralisada, se arrasta há quatro anos e é objeto de convênio firmado entre a prefeitura local e a união no valor de 618 mil reais.

Por meio do convênio, o Ministério do Esporte repassou 600 mil reais, recurso já totalmente liberado, com contrapartida de 18 mil a ser paga pela prefeitura municipal. A vigência do convênio teve início no ano de 2007 e tem prazo até abril de 2013.

Em julho de 2011, o promotor de justiça da comarca de João Câmara visitou o local da obra e constatou a paralisação. De acordo com a portaria nº 3 de 2012, que determinou a abertura do inquérito, a obra já estava abandonada nesta data. No local, o promotor afirmou ter encontrado apenas um funcionário identificado como Josafá.

Por meio da portaria, o procurador da república, Kleber Martins de Araújo, determinou a busca de informações a acerca da empresa LIBERTY FORMENTO E EMPREENDIMENTOS LTDA, empresa vencedora da licitação para a execução da obra. Estranhamente, essa é a empresa que venceu as licitações para a execução de várias obras no município de Jandaíra durante a atual gestão.

Determinou a comunicação do caso ao Secretário-Executivo do Ministério do Esporte, Sr. Luís Manuel Rebelo Fernandes (MINISTÉRIO DO ESPORTE) e ao Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte solicitando-lhes, ademais, que prestem informações, em até 30 dias, sobre as medidas que eventualmente adotaram ou adotarão no caso.

Também determinou o envio de ofício ao Prefeito Municipal de Jandaíra, Sr. Fábio Magno Sabino Pinho Marinho e ao sócio administrador da empresa LIBERTY FORMENTO E EMPREENDIMENTOS LTDA., Sr. Marcos Antônio Braga Ponte solicitando-lhes que, em até 10 dias, prestem esclarecimentos sobre a situação encontrada na obra, apresentando, se desejarem, documentos comprobatórios.

De acordo com o prefeito


No dia 8 de novembro, o Blog Jandaíra News produziu uma matéria e entrevistou o prefeito Fábio Marinho sobre a situação do estádio. Na oportunidade, o prefeito informou que a obra, como está prevista no projeto original, é muito grande e que para a conclusão seria necessário, pelo menos, mais 1,4 milhão de reais.

De acordo com ele, os 600 mil conveniados com a união seria para a realização de algumas etapas do projeto e que os recursos disponíveis na conta de aplicação do convênio daria para colocar o estádio em funcionamento. Sobre a abertura do inquérito, a produção do Blog Jandaíra News não localizou o prefeito para ouvir suas justificativas.















Nenhum comentário:

Postar um comentário