Tribuna do Norte
Grafiteiros homenageam Câmara Cascudo
O Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo e a Central Única das Favelas (CUFA/RN) estão preparando uma bela e grande homenagem ao maior folclorista do país. Será produzido, nos muros do Instituto, um painel com 52 metros de extensão, retratando a vida e a obra de Câmara Cascudo.
"Juntamos o contemporâneo e o antigo para homenagear o grande Câmara Cascudo e o povo de Natal. Além de valorizar a arte e os artistas locais, promover a cidadania, o resgate da nossa cultura e a preservação do patrimônio histórico da nossa cidade", disse coordenadora geral da CUFA/RN, Silmara Rodrigues.
Segundo a presidente do Instituto e filha do folclorista, Ana Maria Cascudo, esse era um sonho antigo da família. "Sempre que viajava com papai eu notava como ele apreciava esse tipo de arte. Ele dizia que era uma arte autêntica porque vinha do povo. Então nada melhor do fazer essa arte na casa onde ele morou", disse Ana Maria Cascudo.
Ambulantes desocupam calçadas
O debate em torno da ocupação sem critérios das calçadas de Natal por vendedores (nem sempre) ambulantes, voltou à tona após a desocupação da calçada do shopping Midway Mall, no mês de julho, pela fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos. O resultado da ação foi percebido imediatamente pelos pedestres, prejudicados quanto à questões de mobilidade, acessibilidade e segurança no passeio público.
Portador de necessidades especiais motoras, o cadeirante Lindomar de Aquino, 33, comemora a atitude da Prefeitura: "Antes eu não tinha acesso de jeito nenhum à calçada. Utilizo muito o ponto de ônibus aqui na Bernardo Vieira e perdi as contas das vezes que não consegui subir no ônibus por falta de espaço para passar com a cadeira de rodas. A opinião é compartilhada pelo funcionário público aposentado Rubens Pessoa, 84, que andava até outro ponto para pegar o ônibus com mais tranquilidade. "Ninguém podia chegar aqui, era muita zuada, uma bagunça. Mudou da água para o vinho", disse.
Arquibancadas tubulares do Nazarenão já estão sendo montadas
As obras de construção das arquibancadas tubulares do estádio Nazarenão, em Goianinha, foram iniciadas neste sábado, como anunciado pelo presidente do América, Alex Padang. Durante toda a manhã, máquinas da Prefeitura faziam a terraplanagem necessária e operários de empresas terceirizadas montavam as bases das estruturas.
A expectativa é que as reformas sejam concluídas, até a quarta-feira (23), quando o clube deverá encaminhar à CBF os laudos que comprovem a possibilidade de utilização do Nazarenão, em tempo para abrigar o jogo da última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da série B, o clássico-rei América e ABC, no sábado (25).
Manobra radical na Federação
Quando 2019 chegar, José Vanildo da Silva completará 12 anos como presidente da Federação Norte-Rio-grandense de Futebol (FNF). Isso porque o atual presidente da FNF foi reeleito antecipadamente, por aclamação, na manhã de ontem, e comandará a principal entidade de futebol do Rio Grande do Norte por mais 4 anos.
O atual mandato de José Vanildo vai até dezembro de 2014. A antecipação da eleição para a gestão que vai de 2015 até 2019 pegou a crônica esportiva potiguar de surpresa. O atual presidente disse que a Federação lançou um edital no site oficial da entidade há exatos 30 dias informando sobre o processo eleitoral.
O documento do dia 17 de julho, assinado pelo presidente, convoca os filiados a uma Assembleia Geral para "realizar eleição para o cargo de Presidente e de Vice-Presidentes, do Conselho Fiscal e Suplentes, para cumprimento do respectivo mandato, com efeito, vigência e posse em 1º de janeiro de 2015 [...]".
Com apenas uma chapa concorrente, José Vanildo foi eleito presidente por mais uma gestão e terá como vice-presidente, Orlando Caldas, o Orlandinho, presidente do Alecrim. "Todos os clubes da primeira divisão participaram da votação. É algo que fortalece o trabalho, mas que dá muito mais responsabilidade", garante o atual presidente.
América/RN empata em Minas Gerais e fica em 8º
O América/RN empatou com o seu xará mineiro por 1x1, no estádio Independência, na noite de ontem e caiu uma posição na tabela de classificação. Com a vitória do Avaí sobre o Barueri, a equipe potiguar está, agora, na oitava posição, com 28 pontos conquistados. O primeiro gol do jogo foi anotado pelo armador Netinho, que surpreendeu o goleiro Neneca em cobrança de falta. O América-MG empatou com o zagueiro Vinícius Simon, que pegou rebote da zaga potiguar, após escanteio, e fuzilou o goleiro Thiago. Na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B, o América-MG fará um duelo mineiro contra o Ipatinga, jogo marcado para a próxima terça-feira, no Ipatingão. Já os potiguares terão um clássico pela frente, medindo forças contra o ABC, no estádio Nazarenão.
O Jornal de Hoje
Sargento aposentado da Polícia Militar é morto após sofrer atentado a tiros em escola no Alecrim
A rigidez contra a presença de traficantes nas proximidades de uma escola em Natal pode ter sido o motivo para o assassinato de um guarda patrimonial, ontem à noite, no bairro do Alecrim. O sargento da reserva da PM foi morto com vários disparos de arma de fogo feitos por desconhecidos que estavam em um Palio Weekend prata. Ele ainda foi socorrido, mas não resistiu. A polícia já tem nomes de suspeitos e pretende prendê-los nos próximos dias.
Conforme relatado pelo 1º Batalhão de Polícia Militar, que atendeu a ocorrência ontem à noite, o sargento Jorge Pontes Damasceno estava em frente à guarita, na porta da escola, quando um veículo modelo Palio Weekend de cor prata se aproximou do local. No interior do carro, havia quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, que dirigia o automóvel.
Mau tempo dificulta buscas pelo barco desaparecido desde o último sábado
Desde que tomou conhecimento sobre o desaparecimento do Barco de Pesca ‘Jeferson I’, no último domingo, o Comando do 3º Distrito Naval está realizando buscas na área que vai de Natal a Fernando de Noronha, passando pelo Atol das Rocas. Apesar de já ter realizado a cobertura de uma grande área de aproximadamente 400 km quadrados, ainda não foi encontrado nenhum vestígio da embarcação ou dos pescadores.
Até o momento já foram mobilizados três navios da Marinha, um avião modelo P-3 da Força Aérea, e mais de 200 homens no mar e em terra, seja do Comando do 3º Distrito Naval, seja do Comando de Patrulha Naval do Nordeste. A Marinha está utilizando para a operação, os Navios-Patrulha ‘Goiana’ e ‘Grajau’, além do Rebocador de Alto-Mar ‘Triunfo’. As buscas aéreas foram cessadas.
No entanto, as condições climáticas na região dificultam a operação de busca. No local, o tempo permanece chuvoso com visibilidade variando de 10 a 16 km, com ventos que chegam a 22 nós e ondas variando de 1,5 a 2,5 metros de altura. A Marinha alerta aos navegantes que área oceânica entre as cidades de Vitória/ES e Touros/RN estão sob a previsão de ressaca com ondas médias de 2,5 metros entre às 9h deste sábado até às 12h do próxima segunda-feira. “As buscas continuam durante o dia e a noite. Mas o mau tempo atrapalha porque está chovendo, há muitas ondas e estas condições impedem a visibilidade”, explica o assessor de comunicação do Comando do 3º Distrito Naval, capitão-de-fragata Cléber Ribeiro.
NAUFRÁGIO
Na manhã de sexta-feira, a Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) recebeu a informação de que uma embarcação de pesca de pequeno porte de nome ‘Unidos’ naufragou na última quinta-feira, a cerca de nove milhas de Natal. Apesar do acidente, não houve vítimas e o fato não causou poluição hídrica.
A embarcação navegava para a atividade de pesca, quando os dois tripulantes constataram a entrada de água. Ainda não se sabe o que motivou o acidente, mas acredita-se que o impacto com as fortes ondas causaram a entrada de água no barco. Ao constatar o problema, os tripulantes usaram o colete e abandonaram a embarcação. No início da noite, eles foram resgatados por outra embarcação de pesca da colônia de Pitangui, para onde foram levados. As causas do acidente estão sendo apuradas através do Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação.
Hospital Regional de São José do Mipibu convive com frequente falta de medicamentos e médicos
Falta de médicos, medicamentos, insumos e à população à espera de atendimento. Infelizmente o cenário é comum na maioria dos hospitais públicos do Estado, mesmo após o anúncio do “Plano de Enfrentamento dos Serviços e Urgência e Emergência do Rio Grande do Norte”, para melhorar a situação atual da saúde potiguar, anunciado pelo Governo no início de julho.
Se a situação está difícil para os hospitais contemplados no Plano de Enfrentamento, imagina para os que não são. Este é o caso do Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, no município de São José do Mipibú. Na última sexta-feira pela manhã não havia médico para atendimento e urgências no Pronto Socorro Adulto e dois pacientes, que desde ontem já estavam internados para a realização de cirurgias tiveram que voltar para casa. “Já vim aqui duas vezes. Preciso me operar de hérnia de disco. Cheguei ontem, fiquei internando e hoje é o dia da cirurgia, mas não tem médico. Disseram que ele ligou dizendo que não podia vir. Agora vou ter que voltar para casa e vão agendar para a próxima semana. Me sinto muito ofendido e prejudicado. Enquanto isso estou parado, porque não posso fazer força, e me virando de pequenos bicos”, disse o pescador Antônio Pegado Freire, que mora em Pipa.
Campanha nacional para atualizar cartão de vacinação segue até 24
Crianças de 0 e 5 anos e que estão com vacinas atrasadas devem participar da Campanha Nacional de Multivacinação, que visa atualizar o esquema vacinal da criança para diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis. O Dia “D” de mobilização nacional será encerrado às 17 horas deste sábado, mas a campanha prossegue nas unidades de saúde até dia 24 de agosto de 2012.
Durante esta campanha, todas as crianças menores de 5 anos de idade deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde da criança seja avaliada. Após a avaliação, o esquema vacinal será atualizado, de acordo com a situação encontrada.
As taxas de abandono do esquema vacinal são grandes, uma vez que muitas mães esquecem que várias vacinas possuem mais de uma dose. De acordo com a diretora do posto de saúde de Candelária, Ana Maria Ferreira da Silva, a atualização da caderneta é o principal objetivo da campanha. “Muitas vacinas possuem doses de 30, 60 e 120 dias, por exemplo. No entanto, as mães esquecem este aprazamento. Se as datas não forem seguidas corretamente, a criança não fica imunizada e não completa o esquema vacinal que é de suma importância. Então, sempre marcamos a data de retorno na própria caderneta, mas esta campanha é fundamental para que a atualização seja feita”, explica a diretora.
Diário de Natal
Saneamento contestado
Apontada como uma das 25 piores cidades entre as 100 maiores do país quando o assunto é saneamento básico, Natal, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), estaria em uma posição diferente da pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Trata Brasil. A organização, que coordena um movimento nacional pelo acesso à coleta e ao tratamento de esgoto, apresentou uma análise de dados de 2010, cedidos pelo Ministério das Cidades, que deixaram a capital potiguar com uma nota 3,4 e em 78º lugar no ranking nacional. Mas atualmente, de acordo com dados da Caern, 35% do esgoto da capital é coletado - a meta até 2014 é alcançar 80% dos lares de Natal com a coleta de esgoto.
O levantamento do Instituto Trata Brasil identifica nas maiores cidades do país a situação do saneamento básico, o acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, assim como o desperdício de água. O estudo ainda valoriza em sua análise os esforços empreendidos pelos municípios, que são melhores qualificados por buscar melhorias nestes setores.
Ex-presidente do Inep diz que principal
Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, indicador que mede a qualidade do ensino no país. Para cada escola, rede de ensino, município e estado é atribuída uma nota de 0 a 10. De posse desses resultados, agora é hora de os gestores analisarem aquilo que o Ideb indica e buscar soluções para superar problemas na qualidade da oferta.
Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), acredita que o principal objetivo do Ideb é a mobilização da sociedade. “É preciso que as escolas e os pais tenham uma ideia do retrato da qualidade do ensino. É preciso que a escola olhe esses número, compare com outras e reflita. E os pais perguntem por que aquela escola vai bem ou não”, defende Fernandes, que foi o responsável pela criação do indicador em 2005.
Adolescente morre em confronto com a polícia em Mossoró
Após denúncia anônima, policiais militares de Mossoró realizaram abordagem em uma residência no bairro Santa Delmira, onde encontraram um grupo de adolescentes consumindo drogas e portando armas calibre 38 e 32. Na chagada da polícia os adolescentes iniciaram um tiroteio com a polícia e um deles identificado como Emanuel Vieira da Silva, 17 anos morreu.
Várias viaturas da polícia foram ao local e realizaram um cerco na residência. Os adolescentes percebendo a presença da polícia abriram fogo e depois se renderam. Emanuel foi atingido no tórax e morreu a caminho do hospital, um casal de adolescentes também foi apreendido, outros dois homens conseguiram fugir pelos fundos.
Foram pareendidas duas armas sendo um revolver calibre 38 com seis munições, sendo quatro deflagradas e uma escopeta calibre 32 com quatro munições deflagradas, além de algumas pedras de crack e R$24,00 em dinheiro fracionado.
Começa terça o desfile de candidatos na TV
Na próxima segunda-feira será encerrada a primeira fase da campanha eleitoral deste ano. A partir da terça-feira, a disputa pela prefeitura de Natal ganhará um novo atrativo: o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. A campanha migrará das ruas para o palanque eletrônico. É nessa fase que os candidatos começam a traçar novas estratégias. Todo o planejamento será feito pelo marketing. Com os avanços da tecnologia, a disputa tende a ser profissionalizada. As equipes dos candidatos analisarão como suas respectivas mensagens serão recebidas pelo eleitorado natalense.
Apesar de os primeiros programas estarem praticamente prontos, os principais candidatos adiantaram pouco sobre apresentação. Com o marketing político fervilhando, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e os deputados estaduais Hermano Morais (PMDB) e Fernando Mineiro (PT) começarão o duelo eletrônico com apresentações. Os ditos candidatos ideológicos,Robério Paulino (PSOL) e Roberto Lopes (PCB), usarão o tempo de rádio e TV para divulgar suas ideias socialistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário