O Jornal de Hoje
Deputado do PMDB teme pelo acirramento da campanha
O deputado Gustavo Fernandes, do PMDB, teme pelo acirramento da campanha política em alguns municípios do Rio Grande do Norte, particularmente na Região Oeste do Estado onde tem maior atuação política. Para externar essa preocupação o parlamentar peemedebista fez um pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa alertando às autoridades policiais para o problema, que segundo ele, poderá se agravar no decorrer da atual campanha eleitoral em alguns municípios onde ainda existe radicalismo. “Estamos solicitando reforço do policiamento e acompanhamento mais de perto das movimentações políticas para evitar confrontos e fatos desagradáveis”, ressaltou, lembrando que no último evento do seu sistema político aconteceu a morte de um correligionário. Entende também o parlamentar que a presença das Forças Armadas no dia da eleições será importante para garantir a ordem durante a votação.
Sobre a sucessão municipal em Pau dos Ferros e em vários outros municípios da Região Oeste do Estado o deputado Gustavo Fernandes acredita que o PMDB se sairá bem, elegendo os seus candidatos. “Em Pau dos Ferros a disputa será acirrada, ao contrário do que dizem os adversários que estão querendo induzir a população com informações inverídicas”, disse o deputado, acrescentando que a situação dos candidatos do PMDB é boa em vários municípios, a exemplo de Pau dos Ferros, Pilões, Água Nova, Rafael Fernandes, São Francisco do Oeste, Encanto, Major Sales, Paraná, Tenente Ananias e Riacho da Cruz. “Em São Miguel, o PMDB uniu-se ao grupo político do deputado Raimundo Fernandes apoiando a candidatura da ex-deputada Nirinha Fernandes, numa prova de desprendimento, já que éramos adversários tradicionais e nesta eleição estamos juntos para trabalhar pelo município de São Miguel”, ressaltou o peemedebista.
Jovem é preso após fazer um arrastão contra grupo de estudantes em ponto de ônibus na UFRN
Um jovem de 20 anos foi preso, na noite desta quarta-feira (8), acusado de realizar um arrastão a um grupo de universitários em um ponto de ônibus no campus da UFRN. O jovem, que estava acompanhado de um outro assaltante, não conseguiu correr e foi detido por policiais da Ronda Escolar que faziam um patrulhamento no local.
De acordo com o tenente Romão, a dupla chegou desarmada na parada de ônibus onde estava um grupo de oito pessoas e anunciou o assalto. Todas as pessoas que ali estavam tiveram que entregar os pertences sob a ameaça de ser baleadas caso negassem o pedido. Após recolherem os produtos das vítimas os dois assaltantes correram em direção ao bairro de Nova Descoberta.
Policial civil reage a assalto, atira em bandido e acaba ferido durante assalto à farmácia no Bairro Nordeste
Um policial civil da 4º equipe de plantão da zona Norte foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta quarta-feira (8). Almir Garrido do Nascimento flagrou a ação de um assaltante em uma farmácia no bairro Nordeste e resolveu render o bandido. O assaltante reagiu e houve uma intensa troca de tiros culminando com os dois feridos no local.
De acordo com o soldado Milton, do 9º Batalhão, o assalto aconteceu na farmácia Saúde, na rua Tomé de Souza. Dois homens chegaram ao local a pé, um ficou do lado de fora e outro entrou no estabelecimento e anunciou o assalto. Neste momento o policial civil chegou para se encontrar com um familiar e percebeu que a farmácia estava sendo assaltada.
Mulher é presa em Fortaleza acusada de participar do sequestro do jovem empresário potiguar Popó Porcino
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou, na noite desta quarta-feira (9), através de sua página no Twitter, que policiais da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prenderam mais um integrante da quadrilha que sequestrou o jovem Porcino Fernandes da Costa Segundo. A acusada, identificada como Orlandina Torres Carneiro, de 33 anos, foi presa em Fortaleza.
Os policiais civis foram até a capital do Ceará e cumpriram mandado de prisão contra a suspeita, que seria parceira de Paulo Victor Lopes Monteiro, apontado como líder da quadrilha. Os dois inclusive, já tinham sido presos juntos antes, no ano de 2010, na cidade de Assu, no Rio Grande do Norte.
Popó Porcino foi sequestrado no dia 16 de junho e encontrado pela polícia no dia 24 de julho, em um cativeiro na praia de Pitangui. Orlandina Torres, inclusive, é suplente de vereador no município de Independência, no Ceará. A Polícia Civil informou que ela está sendo trazida para Natal.
Na tarde desta quinta-feira, a Delegacia Geral irá realizar uma entrevista coletiva, a partir das 16h, para detalhar a prisão e a participação de Orlandina Torres no sequestro de Popó Porcino. Além dela, estão presos o próprio Paulo Victor, José Orlando Evangelista e Bruna Pinho Landim.
Fonte: Portal BO
Agentes da Polícia Civil estão orientados pelo sindicato da categoria, em Natal, a entregarem qualquer novo preso em flagrante "diretamente ao juízo criminal" a quem caberá a decisão sobre o destino final do acusado. "Em última hipótese", segundo Djair Oliveira - presidente do Sinpol, "se o juiz ficar silencioso, os agentes devem deixar os presos na rampa da Sejuc".
A orientação do Sinpol é uma resposta a posição da Coordenadoria de Administração Penitenciária afirmando que novos presos em flagrante ficariam sob custódia da Polícia Civil, enquanto estivesse vigente a decisão do juiz de execuções penais, Henrique Baltazar dos Santos, que interditou o presídio de Alcaçuz para novos detentos. O Sinpol também manifestou insatisfação com os resultados da audiência de ontem com o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Kércio Silva Pinto, sobre o problema. Na audiência, com a presença da procuradora geral adjunta de Justiça, Maria Auxiliadora de Souza Alcântara, o secretário Kércio Pinto não teria , segundo Djair, apresentado nenhum plano imediato para diminuir a superlotação nos estabelecimentos penais do Rio Grande do Norte.
Dezessete são rejeitados
O portal do Tribunal Superior Eleitoral está com o balanço parcial dos registros negados para candidaturas a prefeito no Rio Grande do Norte. No total, foram 17 pedidos rejeitados para a titularidade do Executivo e há 23 rejeições de candidatos a vice-prefeito. No entanto, a lista ainda poderá aumentar, uma vez que não figuram nela decisões em primeira instância já conhecidas como é o caso de Bruno Patriota, que disputaria a Prefeitura de Ielmo Marinho pelo PSD e teve o registro negado e Giovannu César, conhecido como Gija, também com negativa para disputar o Executivo de Tangará.
Pelo sistema oficial da Justiça Eleitoral, em pelo menos seis municípios não há candidatos aptos a prefeito e vereador, mas também eles não figuram como "rejeitados": Jundiá, Lagoa de Pedras, Passagem, Santo Antônio, Serrinha e Várzea. O fato indica que o Judiciário está processando as informações dos postulantes a mandatos em 2012. Em Guamaré, os dois candidatos que pediram registro foram rejeitados. Em outros oito municípios o sistema mostra que apenas um candidato está apto: Caiçara do Rio dos Ventos, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Galinhos, Itajá, João Dias, José da Penha e Monte Alegre.
Na lista já divulgada pela estatística oficial da Justiça Eleitoral como candidaturas "inaptas" estão o ex-prefeito de Canguaretama Jurandir Marinho (PSD), pai da deputada estadual Gesane Marinho (PSD). O ex-gestor de Currais Novos, José Lins (PR), que disputaria o Executivo daquele município também está na lista da Justiça Eleitoral. O médico Fernando Cunha, que já foi prefeito de Macaíba e planejava entrar na disputa novamente pelo PMN, está na lista dos negados pela Justiça Eleitoral.
O advogado Diogo Pignataro, especialista em Direito Eleitoral, explicou que no caso de registros de candidaturas negados pela Justiça Eleitoral em primeira instância os recursos têm efeitos suspensivos. Ou seja, os políticos podem continuar na campanha eleitoral até que tenha o processo negado pela segunda instância. "As decisões em primeiro grau são suscetíveis de recurso. E eles têm efeito suspensivo, fazendo com que os candidatos permaneçam em campanha até o julgamento do recurso", explicou o advogado.
REGISTROS NEGADOS:
ANTONIO COSTA FILHO - PSB
ANTONIO LISBOA DE OLIVEIRA - PMN
CARLOS ROBERTO LUCENA BARBOSA - PR
FELIPE MULLER - PP
FERNANDO CUNHA LIMA BEZERRA - PP
FRANCISCO XAVIER FLORENCIO - PV
GRINALDO JOAQUIM DE SOUZA- PSD
HELIO WILLAMY MIRANDA DA FONSECA- PMDB
JAIME GOMES RIBEIRO- PSB
JOSÉ DE ARAÚJO DIAS- DEM
JOSÉ MARCIONILO DE BARROS LINS - PR
JURANDIR FREIRE MARINHO- PSD
MOZANIEL DE MELO RODRIGUE - PMN
OTEMIA MARIA DE LIMA E SILVA - PSD
RICARDO DE SANTANA ARAUJO- PP
SEVERINO RODRIGUES DA SILVA- PMDB
MARIO COSTA DE OLIVEIRA - DEM
Diário de Natal
O bicho está à solta
Em praticamente todos os bairros de Natal é possível ver uma banca de apostas no jogo do bicho. Disfarçadas ou com o letreiro "Paratodos" em suas fachadas, a maioria funciona livremente, sem que seus operadores sequer temam a ação da polícia. "O jogo nunca vai acabar", chega a dizer um dos operadores, de 40 anos, que trabalha em um ponto no bairro do Alecrim, Zona Leste da capital potiguar, e teve a identidade preservada. O delegado Sílvio Fernando, titular da Delegacia Especializada de Costumes (DEC), tem opinião contrária, mas admite que a estrutura da Polícia é pequena para dar conta de tudo e sequer sabe quantas existem na cidade ao todo. "Não é impossível, mas tem sido bastante difícil, porque o nosso efetivo é pouco". Enquanto isso, apostadores dividem opiniões e até se sentem viciados na jogatina.
Informação // Assembleia pode revelar os salários amanhã
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte divulgará a lista com os salários dos deputados e servidores amanhã. A resolução do legislativo que regulamenta a divulgação foi publicada na última quinta-feira (2). Ela prevê que a lista saia em, no máximo, oito dias após a regulamentação no Diário Oficial do Estado (DOE). O presidente da Casa, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), escolheu o último dia do prazo para publicar a folha do legislativo. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da Casa.
De acordo com a resolução publicada no DOE, "serão divulgados os dados referentes à estrutura administrativa da Assembleia, quadro de pessoal, com as respectivas tabelas de remuneração, as atribuição de diárias, ajudas de custo e indenizações ou ressarcimentos, o limite constitucional de remuneração e eventuais pagamentos além de tal limite, com explicitação das razões para tal, a aplicação de redutor para o limite constitucional".
A resolução também estabelece outras publicações. A Casa se comprometeu a divulgar informações detalhadas sobre suas competências e atribuições legislativas e administrativas; sua estrutura organizacional; endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público; registros de quaisquer repasses feitos pelo Tesouro Estadual ou transferências de recursos financeiros de quaisquer espécies; e registros das despesas.
Trabalhadores terceirizados da saúde iniciam greve na próxima segunda
Os trabalhadores terceirizados das empresas Safe que prestam serviço aos grandes hospitais estaduais da capital irão cruzar os braços a partir da próxima segunda-feira (13), devido ao atraso de salários. De acordo com a categoria, as assembleias estão sendo feitas nesta quarta (08) nos maiores hospitais (Walfredo Gurgel e Santa Catarina).
O Sindsaúde afirma que o atraso dos salários vem acontecendo há vários meses e a empresa alega que o problema é uma dívida que o governo deixou em 2010 que impede a empresa de honrar seus compromissos. Os trabalhadores também estão há dois anos sem receber as férias.
Os trabalhadores da Safe são responsáveis pela limpeza dos maiores hospitais de Natal, além de também atuarem nos setores de nutrição e como maqueiros.
Bronze com sabor de ouro
Após uma frustrante derrota na semifinal, a dupla brasileira Juliana e Larissa se recuperou a tempo de conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. Ontem, em partida equilibrada contra as chinesas Xue e Zhang Xi, elas tiveram força para virar um marcador quase perdido no segundo set para selar a conquista no tiebreak, por 2 sets a 1: 11/21, 21/19 e 15/12. Apesar da vantagem de 22 x 9 para as brasileiras no confronto direto, o retrospecto neste ano era bem parelho, com duas vitórias para cada lado. E isso foi evidente no princípio da partida, com as chinesas até um pouco melhor no primeiro momento. Elas conseguiram abrir três pontos quatro pontos após falha de recepção de Larissa (9/5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário