quarta-feira, 1 de agosto de 2012

JN na capital, um resumo dos fatos que foram destaque nos jornais de Natal


Tribuna do Norte


TCE fará inspeção em cinco municípios e cinco câmaras


O Tribunal de Contas do Estado anunciou que fará uma inspeção in loco em cinco municípios potiguares e suas respectivas Câmaras Municipais. Serão fiscaliados Parnamirim, Macau, Nísia Floresta, São José de Campestre, São Bento do Trairi.

As prefeituras sorteadas serão fiscalizados quanto à aplicação dos recursos de Royalties, Fundo de Participação dos Municípios, ICMS, FUNDEB, IPTU e ISS. Também serão objeto de análise, pelos técnicos do órgão de Contas, as despesas em geral, licitações, contratos, obras de engenharia. As verbas gastas com educação e saúde estarão no centro das atenções da fiscalização. A inspeção se limitará as despesas referentes ao exercício de 2011 e as datas do início dos trabalhos em cada município serão divulgadas posteriormente.

O diretor da DAM, Humberto de Aragão Mendes Neto, disse que o momento para o procedimento inspecional é agora, “já que os responsáveis pelas eventuais irregularidades encontram-se à frente da gestão dos órgãos, o que viabiliza com mais facilidade a apuração dos fatos”.


Homem é executado com três tiros na frente do filho de cinco anos




Mais um cadáver foi encontrado na Grande Natal. Depois dos dois corpos achados no Guajiru, em São Gonçalo do Amarante, outro cadáver, dessa vez em Extremoz, Região Metropolitana de Natal, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (1º), por volta das 6h35. O homem foi identificado como Jair da Silva Bezerra, comerciante e sucateiro de 47 anos, solteiro.

De acordo com informações iniciais confirmadas pela Polícia Militar, o corpo foi encontrado dentro de uma picape Peugeot branca de placa NXJ-7808, próximo ao local onde ocorre o Forró do Meio do Mato. O Itep trabalha com a linha de investigação de que o homem, executado com três tiros (um na nuca, um do lado esquerdo do pescoço e outro do lado esquerdo da barriga), foi atingido pelo primeiro tiro ainda com o carro em movimento. Estimula-se que após ser atingido e parar o carro, Jair da Silva Bezerra levou os outros dois tiros que entraram pela porta do motorista.


Corpos desovados no Guajiru eram de traficantes


Os dois corpos desovados na entrada da localidade de Guajiru, à margem esquerda da rodovia federal BR-406, na madrugada de hoje (1º), em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal (RMN), são de dois homens que já tinham sofrido condenações pelo crime de tráfico de drogas: Carlos Augusto da Costa, o "Dudu", 52 anos e, Gutemberg do Nascimento, o "Beto", 36 anos, que moravam nas Rocas.

Um parente de "Dudu", cuja identidade foi preservada por segurança, informou que a vítima já tinha cumprindo quatro cadeias, a última delas na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Já o "Beto" estava em liberdade condicional desde 2 de fevereiro deste ano, depois de ter cumprindo mais de 2/3 da pena de reclusão de quatro  anos e dois meses por tráfico de drogas, prevista para terminar em 28 de dezembro de 2013, conforme constava no despacho de concessão de livramento condicional expedido pelo então juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos.  


Ex-mulher e contador de Cachoeira pedem ao STF garantias para não depor


A ex-mulher e o contador do contraventor Carlos Cachoeira, Andrea Aprígio de Souza e Rubmaier Ferreira de Carvalho, impetraram habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a garantia do direito de ficar em silêncio durante depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, para não se autoincriminarem. Ambos foram convocados para depor no próximo dia 8.

Os advogados de Andrea Aprígio também pedem que ela não seja obrigada a assinar termo de compromisso de dizer a verdade e quer o direito de não se autoincriminar, de ser assistida por seus advogados e, principalmente, de não ser presa ou processada sob acusação de desobediência ou falso testemunho. A relatora da ação é a ministra Rosa Weber.

 

América vence e retorna ao G-4



O América não fez uma boa partida, mas jogou o suficiente para vencer o Barueri por 2 a 1 e recuperar uma posição dentro do G4, onde ocupa a terceira colocação. Mas a situação não é cômoda, porque o time que chegou aos 26 pontos, ganha do América/MG, São Caetano e do Goiás, apenas nos critérios de desempate. Os gols americanos foram marcados por Lúcio e Max, um em cada tempo, com Thiago Gentil descontando para o adversário. Os potiguares voltam a campo para defender a posição, na próxima sexta-feira, quando enfrenta o Boa Esporte, em Varginha/MG.


Diário de Natal

 

TRE cancela 170 pedidos de registro de candidaturas no RN



A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte rejeitou, até a noite de ontem, 170 pedidos de registros de candidaturas. Foram rejeitadas sete chapas para a disputa majoritária e 163 aspirantes às vagas no legislativo municipal das suas respectivas cidades. O indeferimento das candidaturas, no entanto, não é definitivo. Os candidatos podem entrar com recurso e concorrer sub judice, até que o registro seja julgado em última instância.

Os juízes eleitorais negaram os registros de candidatura de sete concorrentes ao Executivo. Foram indeferidos os de Nei Moacir Rossatto de Medeiros (PSB), de Alexandria; Felipe Muller (PP), de Caiçara do Rio do Vento; Carlinho da Apami (PR), de Campo Redondo; Tarcísio Araújo de Medeiros (PR), de Japi; Augusto José de Aquino (DEM), de Pilões; Mário Costa de Oliveira (DEM), de Rafael Fernandes; e Giovannu César Pinheiro e Alves (PMN), de Tangará.



Sem impedimento // TJ rejeita novo pedido de cassão de ex-prefeito



O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) teve ontem nova vitória na Justiça. A juíza convocada Welma Maria Ferreira de Menezes, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), rejeitou o pedido da prefeitura de Natal para suspender a liminar impetrada pelo pedetista que suspendeu a rejeição da sua prestação de contas relativa ao exercício financeiro de 2008 pela Câmara Municipal de Natal (CMN).

Na prática, isso significa que a candidatura de Carlos Eduardo prossegue sem nenhum tipo de impedimento. É uma situação que estava estabelecida desde que o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Geraldo Mota, concedeu liminar suspendendo os efeitos do decreto legislativo que legitimava a decisão dos vereadores, os quais rejeitaram o balanço financeiro do ex-prefeito por 15 votos a 6.

Caso a liminar fosse derrubada, o ex-prefeito seria enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que deixa os gestores que tiveram contas rejeitadas com indicação de improbidade administrativa ou dano insanável ao patrimônio público. Nadecisão sobre o recurso do Município, a juíza Welma Maria Ferreira de Menezes teve o mesmo entendimento que aplicou à ação apresentada pelo Legislativo natalense.



Ambev seleciona jovens para programa de trainee


A Ambev está com inscrições abertas para o seu Programa de Trainee 2013. Os interessados poderão se cadastrar no site www.traineeambev.com.br até o dia 10 de setembro. A Ambev não estabelece limite de vagas.

Os aprovados no processo seletivo iniciarão em janeiro de 2013 já como funcionários da companhia e participarão de um treinamento de 10 meses para estar preparados para exercer cargos de coordenação e gerência após o primeiro ano.


Casal é preso por tentar fazer sexo em supermercado dos EUA


Segundo informações do portal G1, um casal americano foi detido por "conduta lasciva" ao tentar fazer sexo dentro de um supermercado do Kansas.

A imprensa local informou que Julian R. Call e Tina F. Gianako enraram no Walmart, pegaram um tubo de gel lurificante e começaram a se agarrar em público.

Funcionários do supermercado chamaram a polícia, que deteve os dois. Os suspeitos alegaram não estar sobre efeito de álcool ou drogas. Eles foram soltos depois de pagar fiança.

 

O Jornal de Hoje


Grevistas federais impedem acesso ao IFRN e fecham Bernardo Vieira




Portões fechados, movimentação nas ruas, princípio de tumulto, trânsito congestionado e servidores, técnicos e estudantes federais reunidos para lutar por melhorias para a educação pública e reajustes salariais. Este foi o cenário da mobilização realizada nesta manhã, quando mais de 300 grevistas impediram, o acesso ao campus central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e, em seguida, fecharam um dos cruzamentos mais movimentados da capital, localizado entre as avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. A Polícia Federal foi solicitada por alunos para negociar a reabertura dos portões que aconteceu por volta das 13h30.


Milho da Conab não chega e preços de insumos disparam




João Maria Lúcio, superintendente da Conab no RN: culpa é do transportador. Foto: Wellington Rocha

Das 13 mil toneladas de milho da Companhia Nacional de Abastecimento que já deveriam estar disponíveis aos produtores, nos armazéns da Conab, em julho, só 207 toneladas chegaram ao Rio Grande do Norte. E das 17 mil toneladas previstas para chegar em junho, faltam ainda 4,3 mil toneladas.

A culpa é da falta de caminhões para entregar as cargas provenientes de Pedra Preta e Primavera do Oeste, no Mato Grosso, alegou esta manhã o superintendente regional da Conab, João Maria Lúcio. Ambas as remessas fazem parte do milho subsidiado a R$ 18,00 a saca para o agricultor familiar e a R$ 21,00 para os demais produtores como uma ajuda do Governo Federal para minimizar os efeitos da seca.


Condenações no Tribunal de Contas do Estado tiram da disputa seis ex-prefeitos e um prefeito no RN


O período para o pedido de impugnação de candidatura já passou, assim como muitos dos prazos para apresentação de defesa. Por isso, superados esses dois momentos, começou na Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte as decisões sobre impugnação de candidaturas. E até a manhã desta quarta-feira, segundo o portal “DivulgaCand”, do Tribunal Superior Eleitoral, já são mais de sete candidatos a prefeito considerados “inaptos” para a disputa eleitoral.

Nessa lista de indeferidos, o ex-prefeito de Tangará, Giovannu Cesar Pinheiro e Alves, também conhecido como Gija, do PMN, é talvez o mais conhecido. Essa fama, inclusive, não se deve apenas ao tempo em que foi prefeito: Gija também ganhou destaque por ter sido condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a devolver mais de R$ 1,6 milhão aos cofres públicos referentes a irregularidades no balancete do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), de 2004.

Com a saída do candidato da coligação “Tangará Unido”, apoiado pelo PP, PSC, DEM e PSD, a candidata Iriam Paiva de Melo Lima, conhecida como Miriam Paiva, do PSB, fica sozinha na disputa. Ela é apoiada pelo atual prefeito, Eduardo Jorge, e pelos partidos PDT, PT, PMDB, PR, PPS, PHS, PSB, PSDB.

 

ALEXANDRIA


Além de Tangará, o candidato a prefeito de Alexandria, Nei Moacir Rossatto de Medeiros, ou simplesmente Dr. Nei, do PSB, também foi considerado “inapto” pela Justiça Eleitoral. Apoiado por PTB, PMDB, PSC, PHS, PMN, PSB, PSDB e PSD, Dr. Nei também é ex-prefeito e foi condenado pelo TCE a devolver R$ 42 mil aos cofres da cidade, por despesas alheias sem comprovação de utilização regular do dinheiro.

Vale ressaltar que o processo mostra que o pedido de impugnação foi apresentado pela coligação “Pra Frente Alexandria”, da candidata Dra. Jania, e aceito pela Justiça. Além dela, que pertence ao PR, Neta Brejeiro, do PRB, e Corrinha, do PT, seguem na disputa pela Prefeitura da cidade.


CAIÇARA DO RIO DO VENTO


O ex-prefeito Felipe Muller, de Caiçara do Rio do Vento, também está fora da disputa eleitoral após ter sido condenado pelo Tribunal de Contas do Estado a devolução de R$ 1,5 mil aos cofres públicos. Sem o candidato do PP, apoiado pelo DEM, PSDB e PSD, ficou sozinho na disputa o nome do PMDB, Francisco Edson Barbosa, o Etinho.


CAMPO REDONDO


Quem também está fora do pleito eleitoral de outubro é o prefeito de Campo Redondo, Carlos “Roberto” Lucena Barbosa, do PR. Apoiado pelo PRB, PT, PR, PPS, DEM, PSB e PV, na aliança “Campo Redondo no Rumo Certo”, o gestor público tem uma condenação no TCE que muitos não perceberam que era para ele porque o nome do condenado estava como “Carlos Alberto”, mas ao abrir o processo, é possível perceber que se trata da mesma pessoa.
Vale ressaltar que dos três candidatos que se registraram para a disputa, Cortez Júnior, do PSDC, pode terminar sozinho na disputa. Isso porque o também ex-prefeito Marcos Welby Martins Ferreira, o Uelb, do PSD, também tem condenação no TCE e aguarda recurso para saber se seguirá em campanha.


JAPI


Na disputa pela Prefeitura de Japi, Jodoval, do PMDB, e Robinho, do PSB, devem ser os únicos a disputar o pleito. Isso porque o candidato e ex-prefeito da cidade, Tarcísio Araújo de Medeiros, do PR, teve o registro indeferido devido à condenação no TCE de devolver R$ 12,9 mil por serviços pagos e não executados.

 

PILÕES


Augusto Aquino, do DEM e ex-prefeito de Pilões, está também fora da disputa eleitoral da cidade por condenação no Tribunal de Contas do Estado. Natural de Alexandria, apoiado pelo PSD, ele foi condenado por irregularidades na prestação de contas referente ao 1º bimestre de 2006, ao ressarcimento de R$ 106 mil. Dessa forma, o caminho ficou livre para Francisco das Chagas de Oliveira Silva, o Dr. Chagas, do PMDB. Ele foi o único que teve o registro deferido para disputar a Prefeitura da cidade.

 

RAFAEL FERNANDES


Em Rafael Fernandes, Mario Costa de Oliveira foi mais um nome do DEM a ter o registro indeferido. Apoiado pelo PP, PTB, PSDC e PSD, o ex-prefeito teve o nome incluído na lista do TCE. Com ele fora, a disputa fica entre Sérgio Sena, do PR, e o atual prefeito, José de Nicodemo, conhecido como Nicó Júnior, do PMDB.


Centro de Educação Infantil está sem merenda




Sem merenda escolar desde a última sexta-feira, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Célia Martins, localizado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal, estão sendo liberados mais cedo, por volta das 9h. O problema está trazendo prejuízos para muitos pais que alegam estar deixando de trabalhar para pegar os filhos na escola.

O auxiliar de serviços gerais Wagner da Silva Lopes conta que no período em que a filha estuda, ele trabalha como autônomo. Mas como ela está tendo que sair mais cedo da escola, o trabalho dele está sendo prejudicado. “Ela entra na escola às 7h e saía às 11h, 11h30. Como agora tenho que vir pegá-la às 9h, perco praticamente duas horas de trabalho”, conta o pai de Pâmela, de seis anos.

Para a dona de casa Luzia Maria Lima da Silva, o prejuízo não é relacionado ao trabalho, mas sim à alimentação da família. “Quando minha filha saía às 11h, já tinha almoçado. Então, agora que ela está saindo mais cedo e vai almoçar em casa, tenho que contar com um prato a mais na mesa. Para quem está com dificuldade financeira é complicado. Muitos pais reclamam porque estão tendo que deixar de trabalhar. Este não é o meu caso, mas a questão da alimentação da minha família está difícil”, diz a mãe de Juliana, que afirmou ter lanchado no CMEI apenas um iogurte.


Assembleia Legislativa do RN regulamenta Lei e vai divulgar salários dos servidores até a próxima semana



A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte assinou nesta quarta-feira o ato 249, referente ao Acesso a Informação. E mais do que simplesmente divulgar o salário dos servidores, o órgão pretende iniciar uma verdadeira “Era da Transparência”, divulgando na internet atribuições, competências, processos licitatórios e tudo mais para que o eleitor possa ter saber melhor o que os deputados estaduais estão fazendo na “Casa Legislativa Estadual”.

Sobre os salários, “deverão ser divulgados no prazo de oito dias a partir da vigência deste ato, os dados referentes à estrutura administrativa da Assembleia, quadro de pessoal, com as respectivas tabelas de remuneração, as atribuição de diárias, ajudas de custo e indenizações ou ressarcimentos, o limite constitucional de remuneração e eventuais pagamentos além de tal limite, com explicitação das razões para tal, a aplicação de redutor para o limite constitucional”, conforme está descrito no ato 249.


Empate fora de casa mantém boa sequência


Serra Dourada lotado, com mais de 16 mil pessoas, para acompanhar Goiás e ABC, pela décima quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Embalado por três vitórias consecutivas o Goiás queria voltar ao G4. Mas o ABC também vive bom momento e queria provar isso em campo. O empate em 1 a 1 fora de casa foi considerado positivo pelo técnico Ademir Fonseca, afinal o ABC chega ao quarto jogo consecutivo pontuando, sendo duas vitórias e dois empates.

“Estamos resgatando a confiança do grupo, o time está em crescimento e ainda vamos evoluir mais. Agora temos que manter os pés no chão, a humildade, seguir trabalhando, que só assim conseguiremos alcançar os nossos objetivos. Vamos primeiro pensar em fugir dessa zona perigosa e depois, quem sabe, almejarmos algo mais. Uma coisa de cada vez. Os jogadores estão se doando ao máximo em campo, se ajudando e os resultados estão acontecendo. Conquistamos um grande resultado aqui diante do Goiás, um ponto importante, contra um adversário que briga pelo G-4″, disse o técnico Ademir Fonseca.

Um comentário:

  1. OLA AMIGO BLOGUEIRO, SOU NALDO FERNANDES LOCUTOR DA FM CIDADE DO MEL D JANDAIRA. PASSEI AQUI, PARA PARABENIZAR PELA COERENCIA Q SEU BLOG TEM,SOU LEITOR ACIDUO,TRABALHO AQUI COM QUATRO PROGRAMAS, MANHA DA GENTE, FORROZAO 87,TARDE SERTANEJA E BUTECO DO CHICO,PARABENS , E BOA SORTE.

    ResponderExcluir