terça-feira, 4 de setembro de 2012

Morador de Jandaíra suspeita de ter sido atendido por acadêmico em hospital local.




João Maria Nunes. Foto: facebook



O comerciante João Maria Nunes, morador do município de Jandaíra, utilizou a sua conta no Facebook para denunciar uma possível prática ilegal na Unidade Mista de Saúde da cidade. De acordo com o comerciante, o médico que atendeu o seu filho, teria se negado a fornecer um atestado, fato que levantou suspeita de que o profissional, na realidade, seria um estudante de medicina.

A prática é considerada ilegal, porem, ainda muito comum em municípios do Rio Grande do Norte. Como ainda são estudantes, os acadêmicos não possuem registro no Conselho Regional de Medicina e, sendo assim, não têm como assinar e realizar alguns procedimentos. Os acadêmicos são preferidos pelas gestões municipais por cobrarem salários mais baixos, mas a prática não é permitida pelo conselho e já foi motivo de denúncias em várias cidades do Estado.

João Maria afirmou se sentir indignado. Ele contou que levou o seu filho, Johnny Silva, que estava com febre, dor de cabeça e tosse, na tarde do último domingo para uma consulta no hospital. A médica que fez o atendimento passou uma medicação, mas não identificou o motivo da febre afirmando que o garoto apresentava garganta e pulmões normais. Contudo, a medicação não fez efeito e a febre persistiu.

O comerciante retornou com o filho ao hospital, na segunda feira (08), e foi aí que o fato inesperado aconteceu. Segundo João Maria, o seu filho foi mal atendido, não foi atendido no consultório, o médico não o examinou e passou apenas um paracetamol, mas o que deixou o comerciante ainda mais revoltado foi a recusa do profissional em fornecer um atestado médico.

João Maria afirmou que o filho precisava do atestado para justificar a falta na escola, mas o profissional se recusou a fornecer o documento alegando que a médica que o atendeu, no dia anterior, seria a responsável pelo procedimento.

No texto publicado no facebook, o comerciante questionou os motivos que levaram o profissional de saúde a não fornecer o atestado. “Agora, eu gostaria de saber o motivo que esse médico não deu o atestado ao meu filho”?

“Ele (Johnny Silva) é um estudante da Esc. Est. Prof.ª Maria da Conceição Messias, não gosta de faltar aulas e pediu o atestado para justificar sua ausência. É dever de um médico assinar um atestado, ou será que ele ainda não é médico? Ou será apenas um acadêmico”?

Além dos questionamentos, o comerciante afirmou que se o filho não melhorar vai voltar ao hospital e se for preciso vai buscar os seus direitos onde eles existirem.

Confira o texto na integra:


Boa noite, meus amigos!
 
Estou muito indignado com a situação que vivencie no Hospital de Jandaíra, meu filho Johnny Silva está doente com febre, dor de cabeça e tosse desde sábado a noite, no domingo a tarde fui com ele ao Hospital, a médica de plantão atendeu, examinou e medicou meu filho, porém, não soube dizer o motivo da febre, pois segundo ela sua garganta e pulmões estão normais.

Voltamos pra casa ele tomou o medicamento, mas a febre continuou constantemente, então, hoje a tarde retornei ao Hospital, onde meu filho foi mau atendido.
O médico não o atendeu no consultório, não o examinou e passou apenas o paracetamol de 6 em 6 horas, além disso, o que me deixou mais revoltado foi o fato de meu filho ter pedido um atestado por ter faltado as aulas hoje, e médico disse que não podia dar o atestado, que ele deviria ter pedido a médica que o atendeu no domingo a tarde.
Agora eu gostaria de saber o motivo que esse médico não deu o atestado ao meu filho?
Ele é um estudante da Esc. Est. Prof.ª Maria da Conceição Messias e que não gosta de faltar aulas e pediu o atestado para justificar sua ausência, e é dever de um médico assinar um atestado. Ou será que ele ainda não é médico? Ou será apenas um acadêmico?

Espero que os gestores municipais cuidem em falar com esse médico para que atenda melhor as pessoas, pois se ele atendeu o meu filho dessa maneira, que estava em minha companhia que sou um pai esclarecido e que conheço os meus direitos e deveres, imaginem como estão atendendo o povo menos esclarecido?
Espero que essa situação seja resolvida, pois se o meu filho não melhorar vou voltar ao Hospital e se ele for atendido da forma que foi na tarde de hoje (Segunda-feira), vou buscar os meus direitos onde eles existirem.
 
A minha decepção com o atendimento foi tão grande que não disse pra o médico que eu também estou doente, precisando de uma consulta, mas desisti de compartilhar a situação porque percebi que não ia adiantar, porque ir num hospital olhar pra cara de médico que faz nada, nem atender o paciente em particular, é melhor usar remédio caseiro.

Esse é o exemplo de saúde eficiente do município? Prefeito seja mais transparente e responsável com o povo pobre do município, que não podem pagar um plano de saúde, que é coisa de ricos. Mas, o senhor prefeito tem a obrigação de oferecer uma saúde de qualidade aos pobres, porque os recursos vêm, e eu pago meus impostos.

E isso é uma denuncia de um pai indignado que já passou por maus momentos.

João Maria Nunes












Um comentário:

  1. Então é assim que a Saúde de jandaíra funciona?? pelo o que dizem este governo a saúde e todos os outros serviços funcionam plenamente!! devem investigar mesmo se estão sendo atendidos por medicos que nem são registrados!

    ResponderExcluir