sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Diretório do PT de Jandaíra explica candidatura de Lêvo por meio de Carta Aberta.

CARTA ABERTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES A SOCIEDADE JANDAIRENSE


Ao longo da história o Partido dos trabalhadores vem crescendo e avançando, principalmente nesse pleito de 2012, fruto de um trabalho articulado de construção de estratégias que passa desde as decisões e orientações do Diretório Nacional, Estaduais e municipais. É marca do PT o dialogo coletivo, mesmo que ele não consiga atender a vontade absoluta ou unânime, mas é responsabilidade de suas instancias orientar o rumo que será dado nos seus governos executivos ou legislativos.

No município de Jandaíra a luta de construção, reorganização e avanços do Partido, vem se dando ao longo do tempo, seja através da filiação de pessoas ligadas a Associações, Sindicato, Igrejas ou outros setores de nossa sociedade jandairense, como educação por exemplo. Todas essas pessoas são capazes de pensar, construir e executar. Um de nossos principais desafios vem sendo enfrentar um sistema político viciado, arcaico e acima de tudo excludente.

Mas consideramos que diante de todos esses desafios postos, foi possível, sentarmos, avaliarmos e enfrentarmos, mesmo muitas vezes não aceitando as imposições do sistema político posto, mesmo assim, termos que agirmos e decidirmos. Enfrentamos as consequências mais sabendo que os bônus poderiam aparecer depois e chegarmos ao objetivo principal da politica partidária, através do sistema representativo que foi criado em nosso país, o parlamento ou o executivo.

É chegada a hora, que em Jandaíra neste ultimo pleito de 2012 o partido elege uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores, passamos esse período de outubro até a diplomação dos eleitos num processo interno de expectativa silenciosa em respeito ao processo que corre no Tribunal Superior Eleitoral que desde a primeira instancia judicial impediu a concorrência legal do senhor Raimundo Batista da Silva por alegação do Ministério Publico de analfabetismo contra o mesmo. Chegado a hora da diplomação tivemos a certeza que de fato e de direito teríamos um mandato diplomado e empossado no próximo dia primeiro de janeiro.

Nesse momento fizemos o papel enquanto presidente do partido de receber e observar as orientações das demais instancias partidárias e ao mesmo tempo respeitar o espaço de construção que são as pessoas que integram o diretório municipal do partido, que tem o dever juntamente com o responsável pelo mandato, o companheiro Francisco Livanildo (LÊVO) de traçar qual será o melhor caminho a seguir através desse instrumento.

E de acordo com várias conversas internamente e depois com outras pessoas e lideranças que ajudaram a elegê-lo através de uma articulação coordenada pelo partido durante o processo eleitoral e diante resoluções do diretório Estadual do Partido a qual orienta que deveremos construir prioritariamente aliança com o PSB, TDT e PC do B e construir elementos para o projeto alternativo de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte tendo o PT como principal partido de construção e articulação desse projeto. Compreendido que Jandaíra não pode ficar de fora dessa estratégia a maioria do Diretório do Partido decide lançar Lêvo a presidente da Câmara no dia primeiro de janeiro de 2013 e fechar aliança com o grupo liderado pelo Prefeito Eleito Beto Roque(PR) onde integra a base partidos importantes para a sustentação do projeto do PT como o PSB e o PRB, mesmo considerando o PR e o PSDB, o PT fecha mantendo a mesma independência política que manteve até agora no grupo do atual prefeito Fabio Marinho(PMDB) da construção autônoma, da escolha autônoma de nossas candidaturas, sejam elas no majoritário ou no proporcional decididas pelo PT.

Diante dos fatos já mencionados anteriormente a maioria do PT e lideranças aliadas decidem mais uma vez repito, lançar nosso mandato através de Lêvo a Presidente do Parlamento Municipal de Jandaíra para o primeiro biênio 2013/2014 e a realização da parceria administrativa com a futura gestão do prefeito eleito Beto Roque pensando na ótica do desenvolvimento do município, da desigualdade social, garantindo a implementação de programas e projetos capazes de mudar a realidade que ainda é muito desigual em relação a muitos municípios de nosso estado a exemplo, uns dos menores índices de desenvolvimento humano do RN dentre outros dados que precisamos contribuir para suas mudanças.


Jandaíra/RN, 28 de dezembro de 2012.



Jocelino Dantas Batista
Presidente do Diretório Municipal

Eleição para a câmara movimenta política jandairense.







No dia do aniversário de emancipação, o cenário político em Jandaíra está explodindo novamente. A motivação da vez é a eleição para a mesa diretora da câmara municipal. Após a notícia de um acordo entre o vereador Lêvo de Oliveira (PT), o prefeito Beto Roque (PR), ambos diplomados recentemente, e representantes do PSB local, as manifestações populares ganharam as ruas e as redes sociais.


Representante de um seguimento popular composto por trabalhadores na agricultura e membro do partido que mais cresce no país, Lêvo de Oliveira foi eleito pela Unidade Popular em uma composição liderada pelo PMDB e PPS. 

Muito embora fizesse parte da coligação, mas como não fazia parte do PMDB nem PPS, a eleição do vereador foi difícil e se confirmou, apenas, após o indeferimento do registro de candidatura de um dos candidatos do PMDB, vereador Raimundo Batista.

Até a sua diplomação, Lêvo de Oliveira temia uma reviravolta nos tribunais. Caso o vereador Raimundo Batista conseguisse reverter, no Tribunal Superior Eleitoral, à decisão sobre a sua candidatura, Lêvo estaria fora da casa legislativa.

Como nos últimos dias, o prefeito Fábio Marinho (PMDB) permaneceu em Brasília, supostamente na companhia de advogados buscando apoio e articulando uma forma de manter a candidatura de Raimundo Batista junto ao Tribunal, o PT Jandairense se sentiu desprestigiado, uma vez que, perderia a vaga na câmara e agora confirma aliança com o PR e o PSB. 

Respondendo comentários no Facebook e justificando sua decisão política Lêvo usou a rede social para expressar sua decepção com o comportamento do Prefeito Fábio Marinho, líder do PMDB. 

Segundo Lêvo, o prefeito teria investido em seus redutos eleitorais tirando seus votos em favor de Reginaldo Dantas, candidato da preferência do prefeito, e articulado de todas as formas para manter Raimundo Batista.

No Facebook, Lêvo postou o seguinte comentário:

Lêvo de Oliveira Sinto muito pela sua decepção Vanice, Mas enquanto eu botava minha cara a bofete cantando meus versos em prol da minha coligação o seu admirado prefeito tirava meus votos para seu irmão. E ainda achando pouco até pouco dias lutava na justiça pra me tirar do cargo de vereador e colocar Raimundo Batista, só porque eu não era PMDB e sim PT, mas eu lutei da mesma forma que qualquer outro.
"VOCÊ NÃO SABE DA MISSA A METADE".


Desespero ou ato vingativo?

 

Após a confirmação das articulações para uma composição entre o PT, PR e PSB para a eleição da câmara, o desespero parece ter tomado conta dos pemedebistas de Jandaíra. 

Informações extraoficiais dão conta de que o prefeito, Fábio Marinho, teria feito uma reunião com os quatro vereadores que seguem sua orientação onde decidiram convidar um vereador eleito pela coligação adversária para uma composição.

No acordo proposto, os vereadores do PMDB e PPS votariam em Thiago Aguiar para presidente da câmara nos quatro anos de legislatura. O prefeito chegou a conversar com Thiago, por telefone, mas Thiago recusou a proposta oferecida.

Também em contato telefônico, a filha do vereador Laercio França (PMDB) conversou com Thiago fazendo a mesma proposta. As tentativas de articulação por parte dos membros do PMDB deixaram em evidencia o amadorismo e o desespero na condução de um processo. 

A tentativa de dar um troco na decisão tomada pelo Partido dos Trabalhadores não surtiu efeito e deixou evidente o modo autoritário de fazer política dos bacurais jandairenses.



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Os eleitos não receberam apenas um canudo, mas uma grande responsabilidade.



Nesta terça feira (18), o dia foi dedicado à entrega dos diplomas aos prefeitos vice-prefeitos e vereadores eleitos dos municípios de Jandaíra, João Câmara, Jardim de Angicos, Parazinho e Bento Fernandes. A Solenidade, realizada no fórum da comarca de João Câmara, foi marcada pelo glamour, emoção e muita concorrência por parte dos interessados em acompanhar o evento.

O Blog Jandaíra News, não por acaso, levou falta. Reconhecidamente, a solenidade, além de importante para os diplomados é uma formalidade exigida pela constituição. Aos diplomados, os cordiais parabéns! No entanto, o serviço público vai tão além, que o evento se torna uma mera formalidade.

Nenhum dos potentes flashes, holofotes ou lentes de longo alcance que, em alguns, despertam notoriedade conseguem enxergar o infinito. Os diplomados receberam, não apenas um diploma, mas responsabilidades que poucos conseguem entender e, daqueles que entendem, poucos conseguem suportar.

O serviço público é visto pela sociedade como algo burocrático, muito caro e que não atinge os seus objetivos. Isso acontece em função do mau uso da máquina pública pelas diversas razões que a sociedade já conhece (Interesse particular, desonestidade, falta de vontade política e de competência...).

As gestões que receberam, do povo, a missão de continuidade, como é o caso de João Câmara por exemplo, o sentido do trabalho é ampliar a evolução. Já para quem está começando, o trabalho será mais difícil. No início, a gestão sofre para entender como a máquina funciona. Algo que acontece com todo mundo.

Imagino que alguns diplomados receberam o primeiro canudo na vida. O que nos lembra de certo torneiro mecânico que foi às lágrimas ao pronunciar que o primeiro diploma que recebia na sua vida era o diploma de presidente do seu país.

Para ser gestor não precisa ser especialista, mestre nem doutor. Se for é bom, mas honestidade, dedicação, vontade de aprender e de fazer, responsabilidade e interesse público são atributos melhores.

Mais uma vez, parabéns aos diplomados e que essa data se repita para todos, caso consigam entender e suportar as responsabilidades que receberam.


Fotos: Facebook de Stenio Souza.








sábado, 15 de dezembro de 2012

Laboratório registra mais um tremor em Pedra Preta.

Novo tremor na região de Pedra Preta-RN em 15/12/2012

    Hoje, 15/12, fomos informados por Rodrigo Makssuel, morador de Pedra Preta, de que um tremor havia sido sentido na cidade esta madrugada.
     Analisando os dados da estação de Riachuelo (RCBR) vimos que a mesma registrou um evento na região de Pedra Preta-RN, de magnitude 2.4, às 03:01 UTC (00:01 hora local). O registro desse evento em RCBR é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Registro do evento de hoje na estação RCBR. Fonte: USGS.

    Esse evento ocorreu após mais de dois anos de atividade sísmica nessa região, ou seja, após dois anos a atividade sísmica ainda continua e não é possível prever quando terminará nem se podem ocorrer ou não sismos de maior magnitude que a até agora observada (3.0).


Fonte: LabSis/UFRN; USGS; RSISNE; INCT-ET
Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Comunicajan: entra na rede mais uma boa opção de informação sobre a Terra do Mel.

 




Acessando o endereço www.comunicajan.blogspot.com o internauta tem mais uma boa opção de informação sobre o município de Jandaíra. O blogueiro Luiz Carlos Nunes colocou na rede mais uma ferramenta de comunicação, o Portal COMUNICAJAN.

Na página é possível acompanhar o resumo dos principais fatos que foram destaques nos blogs da cidade, durante a semana, além de ficar por dentro das promoções e agenda de festas e eventos. O layout é bem diferente, moderno e atrativo. Confira a novidade!