quarta-feira, 26 de junho de 2013

Jandaíra: Secretaria de Saúde inicia Busca Ativa Contra a Paralisia infantil.







A Campanha de vacinação contra a paralisia infantil entrou na fase da chamada Busca Ativa. Faltando apenas 5% para atingir a meta, o trabalho agora é “casa a casa” com os Agentes Comunitários de Saúde.

A coordenadora do PSF local, Mariane Alves, explicou que apesar do encerramento da campanha ter sido no último dia 21, o trabalho vai prosseguir até o dia 5 de Julho, data em que o Sistema de Informações do Ministério da Saúde continua aberto para receber os dados.

A campanha é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. De acordo com Mariane, faltam apenas 21 crianças para atingir a meta estabelecida.  O percentual de vacinados chegou a 90% e a meta é atingir, pelo menos, os 95%.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Prefeitura de Jandaíra apoia pecuaristas na vacinação contra Febre Aftosa





"Não é obrigação das prefeituras, mas, em Jandaíra, a prefeitura local está dando total apoio aos pequenos pecuaristas na campanha de vacinação do rebanho bovino contra a Febre Aftosa". 

A afirmação de Flávio Bezerra, do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, deixa clara a preocupação da gestão municipal quanto à necessidade de apoio aos agropecuaristas em um momento em que a população rural ainda sofre com os efeitos da estiagem.

Por meio da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, a gestão municipal montou uma logística para atingir, no mínimo, 85% do rebanho bovino do município.

De acordo com o Secretário Jocelino Dantas, a secretaria forneceu dozes da vacina e orientação para que os próprios pecuaristas aplicassem a vacina e nas localidades rurais com rebanho maior, a secretaria está promovendo a vacinação assistida com o apoio de funcionários da secretaria e técnicos do IDIARN. 

Na manhã desta sexta feira (21), o trabalho assistido foi feito no Assentamento Guarápes. Arlindo Fernandes, um dos pequenos pecuaristas beneficiados com o trabalho, vacinou 37 animais e se mostrou satisfeito com o apoio recebido.

“Só hoje, eu tô vacinando 16 animais. Ao todo, já vou vacinando 37 bichos e aqui se não fosse esse trabalho de doação da vacina e esse apoio, a quantidade de bicho vacinado era muito pequena. Aqui tem criador que não teria como vacina seus bichos não”.

A campanha de vacinação segue até o próximo dia 30. Até lá, todos os pecuaristas tem obrigação de vacina o seu rebanho e comprovar a aplicação da vacina com notas ficais e declaração na Secretaria de Agricultura local.

O pecuarista que não vacinar o seu rebanho e não apresentar a documentação fica impedido de tirar a guia de transito animal e de comercializar os animais no comércio legal, além de ficar sujeito à multa.











        

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tremor de terra em Pedra Preta atingiu magnitude de 3.4

Novos tremores em Pedra Preta-RN em 19/06/2013


    Hoje, 19/06, ocorreram dois tremores sentidos pela população de Pedra Preta. Os eventos ocorreram num intervalo de menos de dois minutos. O primeiro evento, de magnitude 2.8 ocorreu às 17:00 UTC (14:00 hora local). O segundo evento, de magnitude 3.4, ocorreu às 17:01 UTC (14:01 hora local).
    O mapa de localização epicentral é mostrado na Figura 1.
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a estação de Riachuelo (RCBR). O triângulo azul indica a estação ACCP (Cabeço Preto). Em destaque, o limite do município de Pedra Preta.
    Esses eventos foram registrados por várias das estações operadas pela UFRN das redes INCT-ET e RSISNE. O registro dos eventos na estação RCBR é mostrado na Figura 2.
Figura 2. Registro dos eventos em RCBR.
    A atividade sísmica em Pedra Preta vem ocorrendo desde dezembro de 2010 tendo sido identificadas duas áreas sísmicas, a primeira, ao norte, onde ocorreram os sismos de hoje, associada à falha sismogênica de Cabeço Preto, e a segunda, mais ao sul, próxima a Pedra Preta. Resumindo, a atividade sísmica na região de Pedra Preta vem ocorrendo desde 2010, em duas áreas sísmicas distintas, sendo impossível prever como será sua evolução futura.

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET, USGS
Joaquim Ferreira, Regina Spinelli, Eduardo Menezes, Suélio Carolino

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Caso Petronyo: ARQUITETO ASSASSINADO NO RN FOI MORTO DENTRO DE MOTEL, DIZ POLÍCIA


O arquiteto Petronyo Costa foi assassinado dentro de um motel enquanto dormia e um dos suspeitos presos admitiu que usou uma toalha para sufocar a vítima até a morte. As informações foram repassadas pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (19), na sede da Degepol, em Natal.
O arquiteto foi visto pela última vez com vida no dia 4 deste mês, após deixar um bar na cidade de João Câmara, a quase 80 quilômetros da capital. O corpo dele foi achado três dias depois, dentro de uma lagoa na cidade de Poço Branco, que fica a pouco mais de 60 quilômetros de Natal.
De acordo com a polícia, três homens foram presos sob força de mandados de prisão temporária acusadas de participação no crime. Um deles confessou que praticou sozinho o assassinato, alegando que estava sob efeito de cocaína e "fora de si”. Em depoimento à Polícia Civil, o suspeito afirmou que não conhecia a vítima, mas que eles teriam se encontrado em um bar, na cidade de João Câmara.
Na versão do suspeito, ele estava no bar bebendo juntamente com outro homem que foi preso, quando Petronyo teria pedido para se juntar a eles. Em seguida os três teriam seguido para um posto de gasolina e de lá foram juntos para um motel a convite de Petronyo. Nesse local, decidiram voltar para o referido posto, onde resolveram deixar o outro homem. A partir daí, o suspeito e Petronyo, teriam, segundo depoimento, seguido para outro motel, onde teria ocorrido o crime. "Ele disse que eles teria tido relação sexual e depois enforcou a vítima com a toalha, enquanto esta dormia", informou a polícia.
Depois do crime, o suspeito disse ter colocado a vítima no banco traseiro do carro, abastecido o veículo no posto e no caminho jogado o corpo no lago por meio de uma ponte, situada em Poço Branco. O carro, segundo ele, foi deixado no bairro de Mãe Luiza, em Natal, e as chaves com os documentos teriam sido jogadas na rua. As imagens das câmeras do posto de gasolina mostram que os suspeitos estavam juntos no dia do crime, conforme o relato.
Em seu relato, o suspeito descartou a presença de outras pessoas no cenário do crime, mas essa versão está sendo contestada pela Polícia Civil, tendo em vista várias contradições no depoimento dos suspeitos. O delegado titular da Delegacia Especializada de Polinter e Capturas (Decap), Ben-Hur Medeiros, responsável pelo caso, espera a conclusão dos laudos das perícias técnicas feitas pelo Itep e no decorrer das investigações descobrir a real participação dos acusados.  “Agora o nosso objetivo é esclarecer toda a verdade. Vamos ver se essa versão contada pelo suspeito é verdadeira e qual o real envolvimento dos acusados nesse crime”, explicou.
Fonte: Políticas e Políticos

Jandaíra News reedita matéria esclarecedora com técnico da UFRN sobre tremores em Pedra Preta






Eduardo Meneses: "O que a população pode fazer é observar se o telhado está com as telhas afastadas para observar danos".

  
No dia 07 de Janeiro o Blog Jandaíra News produziu uma matéria sobre uma entrevista concedida por Eduardo Meneses, técnico em sismologia da UFRN, veiculada na primeira edição do RN TV daquele dia. 

O técnico falou sobre o trabalho do laboratório, sobre os tremores de terra em Pedra Preta e deu orientações a população quanto ao comportamento que se deve adotar diante da ocorrência dos tremores.  

Eduardo Meneses afirmou que o monitoramento já é feito há dois anos. No início, os técnicos da instituição promoveram palestras e uma série de eventos para esclarecer a população da região a respeito dos tremores.

De acordo com ele, os tremores estão acontecendo com certa frequência, mas que apenas os maiores são sentidos pela população. Nesses dois anos, o tremor com maior magnitude registrado pelo laboratório foi de 3.6.

Perguntado pela apresentadora do telejornal, Lídia Pace, sobre a possibilidade de prevenção, o técnico informou que não há como o laboratório prever a ocorrência de tremores com antecedência. Segundo ele, não existe tecnologia no mundo capaz de fazer esse trabalho.


Contudo, Eduardo Meneses alertou a população da região para um cuidado importante: “Os moradores da Região devem observar o telhado das casas. Se houver um afastamento das telhas maior do que o normal é preciso tomar cuidado com os danos”.   

Balança, mas não cai. A terra voltou a tremer entre os municípios de Pedra Preta e Jandaíra.



Moradores do município de Jandaíra se assustaram com tremores de terra na tarde desta quarta feira (19). Dois tremores foram, fortemente, sentidos por todos os moradores ouvidos pelo blog jandaíra news. Alguns chegaram a afirmar que sentiram a terra tremer três vezes em um espaço de tempo de menos de dez minutos.

Acredita-se que o epicentro do tremor tenha sido na cidade de Pedra Preta, vizinha a Jandaíra, onde o Laboratório de Sismologia da UFRN mantem uma estação de monitoramento. A produção do Blog Jandaíra News está tentando fazer contato com o laboratório para maiores informações, mas o telefone do laboratório não está sendo atendido.  

Municípios do RN podem perder recursos do Ministério do Turismo




Os Municípios que receberam recursos do Ministério do Turismo em 2011 e estão com o contrato suspenso terão até 28 de junho para regularizar o processo. Após o fim do prazo, os empenhos serão cancelados.
De acordo com análise do Ministério, são 454 projetos com problemas em mais de 400 Municípios. As obras estão paralisadas ou não foram iniciadas devido a pendências com a Caixa Econômica Federal, como falta de licenciamento ambiental e comprovação de titularidade da terra.
A orientação é que os responsáveis pelos projetos nos Municípios procurem imediatamente a Caixa para regularizar a situação. O Ministério do Turismo tem notificado desde janeiro todos os Estados e prefeituras com obras com cláusulas suspensivas. Em janeiro, mais de mil contratos apresentavam problemas.
Os Municípios que foram notificados estão empenhados em resolver as pendências, pois apostam no potencial turístico de suas regiões. 
Os municípios com pendências contratuais são: SAO BENTO DO NORTE, BOM JESUS, ASSU, GOIANINHA, LAJES, RUY BARBOSA, MAJOR SALES, TIBAU DO SUL, ALEXANDRIA, CAICARA DO RIO DO VENTO, JUCURUTU, RAFAEL FERNANDES, DOUTOR SEVERIANO, SENADOR GEORGINO AVELINO, TIMBAUBA DOS BATISTAS, SENADOR ELOI DE SOUZA, PAU DOS FERROS, ALEXANDRIA, NISIA FLORESTA, NATAL, JANDUIS, PORTO DO MANGUE, AREIA BRANCA, LAGOA DE PEDRAS, SAO TOME, ITAJA, ALEXANDRIA, MAJOR SALES, MAXARANGUAPE, VARZEA, PORTO DO MANGUE, FRUTUOSO GOMES, TENENTE ANANIAS, BAIA FORMOSA, SAO RAFAEL, BODO, JOAO DIAS, AGUA NOVA e PURESA.
Fonte:

terça-feira, 18 de junho de 2013

Prefeitura de Jandaíra garante qualidade da merenda e preço justo aos produtores rurais







Garantir a venda, preço justo aos produtores rurais e qualidade na alimentação. Esse é o sentido do Programa de Aquisição de Alimentos implantado pela primeira vez em Jandaíra com compra direta e produtos de base ecológica.

A ação da prefeitura local, além de garantir a compra dos produtos com preço de mercado, está levando alimentação saudável para as escolas, programas do Governo Federal (PETI, Centro de Idosos, Creches) e hospital. 

De acordo com o depoimento de Francisco Carlos, produtor agrícola do Distrito do Cabeço, o preço pago pela prefeitura é justo e está de acordo com o preço do mercado. “Se os produtores fossem vender a um atravessador, os produtores teriam prejuízos que tornariam o negócio insustentável”.

“A prefeitura tá pagando o preço justo pra gente. Se fosse vender a um atravessador, seria pela metade desse preço. Assim, dá pra aumentar a produção e se a prefeitura quiser, eu e muitos outros podemos produzir o ano inteiro”. Comentou Francisco Carlos.

Na última entrega, feita na manhã desta segunda feira, no setor de alimentação escolar do município, os produtores entregaram aproximadamente 200 kg de alimentos. Os produtos fornecidos foram tomate cereja, quiabo, coentro e beterraba, produzidos sem agrotóxico, totalmente livres de produtos tóxicos.

Para Francisco Melo, o município tem potencial de produção bastava esse incentivo. A parte burocrática para fornecimento de notas fiscais e recibos é feita pela EMATER. O produtor precisa apenas produzir.

Atualmente, a prefeitura está com sete produtores cadastrados, mas de acordo com Jocelino Dantas, secretário de agricultura, o município já tem autorização para ampliar esse número.














Ação que chega ao povo: Famílias Rurais de Jandaíra são beneficiadas com trabalho da retroescavadeira da prefeitura local.





Dona Francisca dos Santos, beneficiaria do Programa de Construção de Cisternas.


A dona de casa, Francisca dos Santos Silva, moradora do Distrito do Cabeço, não escondeu a alegria de ver a sua cisterna sendo, finalmente, construída. O local está sendo escavado pela retroescavadeira da prefeitura local. A máquina foi uma conquista da atual gestão por meio do Programa PAC 2 do Governo Federal.

O Programa para a construção das cisternas é uma iniciativa do Centro de Estudos e Assessoria Aplicada ao Desenvolvimento (CEAD). Em Jandaíra, o CEAD firmou parceria com a prefeitura e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para a construção de trinta unidades apenas na primeira etapa do programa.

Uma das 30 famílias beneficiadas é a família de Dona Francisca. Esposa de agricultor, dona Francisca falou dos benefícios que a obra vai trazer para sua família. 

“Muitas vezes agente tem que comprar água, esse dinheiro agora vai servir pra outras coisas. Os animais agora terão mais água pra beber, agente não vai mais ficar dependendo de água do poço. Agora, agente pode aumentar nossa criação”. Afirmou d. Francisca.

De acordo com as regras do programa, a contra partida das famílias para a construção das cisternas era a escavação do local. Com a máquina da prefeitura fazendo esse serviço, as famílias beneficiadas agradeceram mais esse benefício. “Agente não tinha como pagar R$ 100 para cavar o buraco. O meu marido trabalha, mas não tem dia certo, não tem salário certo. Se não fosse essa máquina, não sei como seria não”. Concluiu a dona de casa.